Pular para o conteúdo principal

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL BH

atualizado em 01/04/2021 | 16:33

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte criaram em 2019 o BH NAS TELAS, programa de desenvolvimento do audiovisual, ampliando e inaugurando um conjunto de políticas voltadas para o audiovisual. O programa se divide em cinco eixos: política de preservação, política de difusão, política de formação e capacitação, política de fomento e investimento e a BH Film Comission. Dentre as principais ações de formação e capacitação do BH nas Telas, está o Núcleo de Produção Digital de Belo Horizonte (NPD-BH). 
 
Integrado ao MIS Cine Santa Tereza e à área de Audiovisual da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura, o NPD-BH é um equipamento público da Prefeitura de Belo Horizonte que visa à democratização dos meios e espaços de produção audiovisual, facilitando o acesso a equipamentos, espaços e cursos relacionados à produção digital.
 
Por meio da realização de atividades presenciais e virtuais, o NPD-BH busca consolidar-se como um espaço democrático de compartilhamento, formação e qualificação para a produção de conteúdo audiovisual. Busca ainda valorizar a autonomia e a experimentação, a diversidade, a pluralidade de ideias e olhares, a inclusão e a transversalidade com outras linguagens artísticas. 

 

Inscrições Gratuitas - 1º Semestre 2021

 

Conheça a grade de cursos ofertados pelo Núcleo de Produção Digital e pela Escola Livre de Artes:

 

ATIVIDADES DO NÚCLEO DE PRODUÇAO DIGITAL - ESCOLA LIVRE DE ARTES ARENA DA CULTURA  
1° SEMESTRE/2021
AÇÕES ON-LINE PELA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA PBH
ÁREA ARTÍSTICA E
CULTURAL
PERCURSOS FORMATIVOSTÍTULOS DAS ATIVIDADESVAGASFAIXA ETÁRIADIA E HORÁRIOPERÍODO DE REALIZAÇÃO
AUDIOVISUAL

NPD-BH - RODA DE CONVERSA

 

Percursos e processos de criação em Audiovisual30A partir de 14 anosTerça, de 19h às 22h6 de abril
AUDIOVISUAL

NPD-BH - WORKSHOP

 

Mulheres no cinema30A partir de 14 nosQuartas, de 19h às 21hDe 2 de junho a 30 de julho


 
Confira a sinopse dos cursos e mais informações: 

 

AUDIOVISUAL 

NPD-BH - Roda de Conversa: 
Percursos e processos de criação em Audiovisual

Quais desejos mobilizam o fazer artístico em Audiovisual? Por onde passam os percursos e processos de criação nessa arte? Por quais questões eles são permeados, e como elas vêem a tona nas imagens? A roda de conversa é um convite para a troca de experiências em torno da criação em Audiovisual. A cada encontro um(a) um(a) realizador(a) partilha os seus trabalhos e sonhos. 
Terça, de 19h às 22h, 06 de abril.


NPD-BH - Workshop:
Mulheres no Cinema 

O percurso propõe uma imersão criativa no cinema feito por mulheres, uma deriva pelos filmes criados por aquelas, que a despeito do protagonismo masculino neste campo artístico, têm feito de seu trabalho com as imagens um lugar de disputa, invenção e enfrentamento. O convite também é para que os(as) participantes façam experimentações de escrita a partir dos filmes. 
Quartas, de 19h às 21h, de 02 a 30 de junho.

 

QUERO ME INSCREVER