Pular para o conteúdo principal

Principais ações

criado em - atualizado em

O Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional. Seu principal foco é a articulação de diversas aprendizagens no campo da cultura e como elas se relacionam com outros direitos sociais, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do cidadão e da própria cidade de Belo Horizonte.

 

Clique nos menus logo abaixo e conheça as ações desenvolvidas pelo programa: 

MALOTE LITERÁRIO

O "Malote Literário: Incentivo à Leitura e à Cidadania Cultural” tem como objetivo fomentar e incentivar a leitura e o desenvolvimento cultural de adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa. Uma ação que busca ir além do aprendizado técnico linguístico, incentivando a produção de sentidos contextualizados com a ajuda das diversas vivências. 

 

O Malote Literário é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens e em agosto de 2022 disponibilizou 20 kits (no total mais de 300 itens) compostos por obras produzidas por empreendedores culturais locais. Esses empreendedores tiveram seus projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e disponibilizaram os materiais para a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo - SUASE/SEJUSP, órgão responsável pela gestão das unidades de atendimento socioeducativo em meio fechado. Além de livros, CDs, DVDs, catálogos e revistas, os kits contêm encartes educativos sobre o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, produzidos pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte. A proposta é que as obras encaminhadas possam enriquecer as bibliotecas das Unidades de Atendimento Socioeducativos, a fim de ampliar as possibilidades de leitura e vivências dos adolescentes em privação de liberdade. A cada doação serão enviados kits contendo de 15 a 20 para cada unidade de atendimento.

 

Na 1ª Edição de 2023, o Malote Literário foi encaminhado para unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (CREAS, NAMSEP E CENTRO POP MIGUILIM).  Pontos estratégicos para a atenção integral e prioritária do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, a partir da articulação de ações de prevenção de fatores de risco e promoção de fatores de proteção.

 

O Malote Literário, além de materializar a atuação do Programa CULTAA, constitui uma oportunidade para a convergência cidadã, na medida em que os beneficiários dos editais da Lei de Incentivo à Cultura Municipal realizam a entrega de produtos culturais como resposta ao apoio financeiro recebido.

 

A seleção e organização das obras é feita de acordo com a disponibilidade do acervo de contrapartidas, podendo as unidades de atendimento receberem mais de 01 exemplar da mesma obra. 

 

RODAS DE LEITURA

O Projeto Rodas de Leitura consiste na realização de oficinas de promoção da leitura e da escrita com adolescentes das unidades de atendimento socioeducativo de Belo Horizonte. A Rodas são realizadas pela Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJ- BH, equipamento cultural vinculado a Fundação Municipal de Cultura, por meio da articulação da  Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, que possui assento junto à Comissão de Esporte Lazer e Cultura - CELC, vinculada ao Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte, criado em 02/2014, por iniciativa da 23ª Promotoria de Defesa dos Direitos da Criança.

 

O Projeto tem como foco promover a democratização do acesso de adolescentes em medida socioeducativa ao livro, à leitura e à literatura, com vistas à formação de novos leitores, a partir da compreensão de que o acesso às bibliotecas públicas, bem como o acesso aos serviços oferecidos é direito de todos os cidadãos.

 

As Rodas de Leitura são organizadas a partir de duas oficinas: a primeira é o “Dá a letra”;  encontro para trocas de experiências musicais e poéticas, com momentos de reflexão e criação, particulares e coletivas, segundo o interesse dos participantes. A segunda é a “As cartas que não entrego”, oficina para apresentar a carta como uma possibilidade de escrita confessional. São lidas cartas, contos e apresentadas propostas de escrita que podem ou não ser compartilhadas pelos participantes. O objetivo é que se pense a literatura como uma possibilidade de expressão, tanto poética, quanto de seus próprios sentimentos e vivências.

 

As oficinas têm por objetivos promover o acesso às diferentes linguagens artísticas, particularmente à literatura e suas várias formas de expressão; incentivar a leitura e escrita, tendo as bibliotecas das unidades como espaço de interação, de discussão e, especialmente, de convivência democrática, estimular os/as adolescentes a revisitar e refletirem suas memórias e dialogar sobre elas e refletir sobre os desafios, possibilidades para as vivências e projetos de vida dos/as adolescentes.

 

As políticas culturais possuem uma forte articulação com diversas organizações públicas, privadas e terceiro setor, no entendimento de que a cultura de um indivíduo/povo não é construída através de um ato solitário de autorreflexão, mas é resultante de um processo de formação que se dá em uma complexa rede de interações. Já foram atendidos nas Rodas de Leitura 82 adolescentes de 11 unidades de atendimento socioeducativo do meio fechado de Belo Horizonte.

 

Conheça a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJ-BH

 

PROGRAMA DE FILMES CINE SANTA TEREZA

O Programa de Filmes do Cine Santa Tereza é um conjunto de filmes reunidos em Sessões de Cinema, com exibições direcionadas a adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa em Belo Horizonte. Seu objetivo é promover o acesso dos adolescentes às produções cinematográficas, possibilitando o contato com os filmes na sala de cinema, contribuindo com a formação da consciência crítica, o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de propiciar a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva como cidadãos.

 

As sessões são organizadas pela equipe do Cine Santa Tereza e abordam conteúdos diversos relacionados aos perfis dos adolescentes. Entre os formatos estão curtas, médias e longas-metragens que vão de documentários a obras de ficção, apresentando discussões sobre racismo, desigualdade social, relações familiares, amor, sonhos e novos olhares sobre o mundo. Filmes de humor, super-heróis e musicais também estão entre os selecionados.

 

O Programa teve início em 2022 e já foram realizadas 6 sessões no Cine Santa Tereza, com 11 filmes exibidos. Para 2023, o Programa de Filmes Cine Santa Tereza espera exibir mais 07, de acordo com a adesão ao programa.

 

Conheça o Cine Santa Tereza. 

 

VAMOS!

VAMOS! é uma ação de promoção de estímulo à participação de crianças da Rede Municipal de Educação e adolescentes do sistema socioeducativo e usuários dos CRAS e CREAS às atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC).

 

Seu objetivo é oportunizar atividades culturais de forma descentralizada por meio das contrapartidas da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) e dos festivais realizados pela FMC.

 

Essa iniciativa acontece de forma articulada com a Fundação Municipal de Cultura por meio das Diretorias responsáveis pelas programações culturais e formativas e do contato com outras secretarias, órgãos ou autarquias municipais, organizações da sociedade civil, agentes culturais, universidades e outros órgãos estaduais e ou federais.

DIÁLOGOS

Os Diálogos são séries de encontros que têm por objetivo fomentar conversas, debates e práticas formativas orientadas na perspectiva da integralidade dos sujeitos e da formação cultural, considerando, para isso, o conjunto de projetos e ações presentes no Sistema Municipal de Cultura.

 

Em 2022, os diálogos foram realizados com as equipes de atendimento socioeducativo, com consequência da atuação da Secretaria Municipal de Cultura na Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, do Fórum Permanente de Atendimento Socioeducativo em Belo Horizonte. Foram realizados cinco encontros temáticos, com a participação de 158 agentes educativos.

 

Os  encontros mensais, com duas horas (2 horas) de atividades estruturadas a partir das seguintes diretrizes: cultura como direito, cidadania e política pública que se relaciona com os demais direitos sociais;  fortalecimento da política pública cultural, atuando de forma transversal e intersetorial com instituições públicas, privadas e sociedade civil; fortalecimento da gestão das políticas culturais, por meio de ações coordenadas; ampliação da rede de interações para democratização e descentralização do acesso à cultura e aos bens culturais; reconhecimento dos adolescentes como sujeitos culturais, conscientizando-os de que Belo Horizonte se define a cada dia, a partir das construções coletivas de seu povo e ampliação das oportunidades educativas, culturais e sociais. 

 

Durante os encontros os participantes têm a oportunidade de conhecer essas políticas e ações culturais, seus objetivos, possibilidades, desafios e como acessá-las, para uma articulação orgânica, proativa e para o desenvolvimento integral dos adolescentes e equipes de atendimento.


Os diálogos são pano de fundo e oportunidade para fortalecer a atuação transversal e intersetorial da Cultura, num entendimento de que a articulação de processos, implica em ampliar oportunidades educativas, culturais e sociais.

 

Mais informações e contato:

  • Secretaria Municipal de Cultura - SMC
  • Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional - DDAI
  • Tel.: 3277 46- 30
  • E-mail: dai.smc@pbh.gov.br