Foto: Ricardo Laf/PBH
Programação
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
Março – 2025
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) é um lugar de encontro para pessoas de todas as idades e, sobretudo, de promoção da leitura, da escrita e de valorização da literatura em suas diversas formas de expressão, especialmente, para as infâncias e juventudes. Oferece à população empréstimo de livros e gibis, espaço para leitura local, oficinas literárias, rodas de leitura, narração de histórias, saraus, encontros com autores e autoras, debates sobre temas diversos que tenham no horizonte a ampliação de liberdades.
PARA CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS
- MANHÃ ENCANTADA
Um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias, leituras compartilhadas e oficinas literárias.
Uma História Pode ser uma Brincadeira
Nesta atividade vamos explorar a ludicidade infantil a partir de brincadeiras da tradição oral, com parlendas e trava-línguas.
Mediação: Flávia Paixão
Dia 15, sábado, às 10h
Lançamento de Livro
Lançamento do livro “A Contadora de Estrelas”, de Terezinha Passos, publicado pela editora Franco.
Mediação: Terezinha Passos
Dia 22, sábado, às 10h
Quantos Animais Cabem na História
Apresentação de diferentes livros, seguida de uma narração de história pelas crianças, a partir da escolha aleatória de cartões com ilustrações de animais.
Mediação: Kátia Mourão
Dia 29, sábado, às 10h
PARA JOVENS E ADULTOS
- PROSA POÉTICA – Oficina de Escrita Criativa
A oficina é uma oportunidade para o escritor aprendiz exercitar sua criatividade, além de abrir espaço para a troca de ideias e experiências.
Mediação: Equipe BPIJ-BH
Dias 11, 18 e 25, terças, às 10h
- RODA DE LEITURA
Encontro para a prática da leitura em voz alta e reflexão sobre a literatura em suas diversas formas de expressão.
Mediação: Equipe BPIJ-BH
Dias 12, 19 e 26, quartas, às 10h
- QUINTA LEITURA
Encontro para leitura pública do livro A vegetariana, de Han Kang, ed. Todavia.
Mediação: Equipe BPIJ-BH
Dias 13, 20 e 27, quintas, às 16h
- ENCONTRO SEMANAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
Reunião para exercícios de narração de histórias, trocas de vivências, seleção de repertório e pesquisa de textos literários.
Mediação: Equipe BPIJ-BH
Dias 14, 21 e 28, sextas, às 9h30
- CLUBE DA LEITURA
Neste mês, a discussão será sobre o livro “A garota das Laranjas”, de Jostein Gaarder, ed. Companhia das Letras.
Mediação: Kátia Mourão
Dia 26, quarta, às 14h
- VOZES DA NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
Encontro mensal para conversas sobre práticas artísticas, seleção de repertório, postura política do narrador contemporâneo e outros temas pertinentes ao ato de contar histórias.
Mediação: Jéssica Tamietti
Dia 21, sexta, às 14h30
Acompanhe também no Portal Belo Horizonte.
Funcionamento: atenção para o fechamento para inventário e carnaval
De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 13h.
Fechamento para inventário e Carnaval: de 24 de fevereiro a 10 de março.
Serviços:
- Consulta ao acervo
- Empréstimo de livros
Acesse a lista de bibliotecas.
Para fazer uma pesquisa on-line no acervo, acesse o Portal das Bibliotecas.
Acesse o catálogo virtual.
Contato: bpij.fmc@pbh.gov.br
Endereço: Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30160-000
Como chegar
Facebook | Instagram
- Serviços e publicações
LANÇAMENTOS
Disponibilização de espaço para escritores que queiram lançar seus livros.
CONHEÇA NOSSA REDE DE BIBLIOTECAS
Você pode fazer empréstimos de livros em qualquer uma das 22 bibliotecas da Rede da
Fundação Municipal de Cultura. Para pesquisar em nosso catálogo online, acesse:
http://bibliotecasfmc.pbh.gov.brVISITAS MEDIADAS
Às terças-feiras (manhã) e às quintas-feiras (manhã/tarde) a BPIJ-BH oferece visitas mediadas para turmas escolares, mediante agendamento prévio.
TORNE-SE LEITOR
Para fazer o cadastro, basta um documento de identidade com foto e comprovante de residência. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis legais.
EMPRÉSTIMOS DOMICILIARES
Empréstimos de livros e gibis do acervo da biblioteca e também de toda a rede de bibliotecas públicas da FMC BH.
Rede de Bibliotecas
As bibliotecas públicas da Fundação Municipal de Cultura - FMC, que em sua maioria integram os Centros Culturais, oferecem à população empréstimo de livros e gibis, jornais para leitura local, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura, narrações de histórias, saraus, encontros com escritores e debates sobre temas diversos que podem auxiliar no desenvolvimento humano.
As bibliotecas são para todos. Para fazer a carteirinha de leitor, basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de endereço em uma das bibliotecas. Os menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis ou com uma autorização escrita dos mesmos. Quem não tiver comprovante de endereço, pode fazer a carteirinha de uma maneira especial. O importante é que todos possam se beneficiar dos serviços e atividades das bibliotecas. No momento, estes equipamentos encontram-se fechados ao público, como parte das medidas de prevenção ao contágio pela covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.Acesse as publicações da BPIJ-BH - Biblioteca, livro, leitura e literatura
As crianças e os livros
As crianças e os livros - cartilha
As crianças e os livros - Livro
Revista Releitura
Revista Ler-o-Lero
Revista Ler-o-Lero Nº 9 - anexo
Revista Ler-o-Lero - Folder Frente
Revista Ler-o-Lero - Folder Verso
COLUNINHA LITERÁRIA
Sugestões de leitura de livros e quadrinhos do acervo da rede de bibliotecas da FMC comentadas pela equipe BPIJ-BH. Acesse todas as edições em: https://portalbelohorizonte.com.br/blog
FUNCIONAMENTO
De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 13h.
Edifício do Centro de Referência das Juventudes – Praça da EstaçãoRua Guaicurus, 50 – Centro BH/MG
Telefones: 3277-8769 (Educativo) / 3277-1959 (Administrativo)
bpij.fmc@pbh.gov.br
Siga a BPIJ-BH no Instagram: @bpijbh