Foto: Ricardo Laf/PBH
O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH - tem a missão primordial de salvaguardar e democratizar o acesso aos acervos audiovisuais produzidos em Belo Horizonte.
A instituição conjuga suas atividades de conservação com projetos destinados ao acesso e difusão do acervo, como ações de educação patrimonial, mostras de filmes e cineclubes, exposições, oficinas e pesquisas. As pesquisas ao acervo do MIS BH viabilizam trabalhos escolares, acadêmicos e servem como matéria prima para novas produções cinematográficas.
O MIS BH mantém sob sua guarda mais de 90 mil itens em reservas climatizadas com monitoramento 24 horas. Possui equipe multidisciplinar formada por especialistas em conservação, artes visuais, sociologia e cinema, que faz o tratamento de registros nas mais diferentes tipologias e formatos, como cartazes, documentos textuais, fotografias, fitas magnéticas, películas cinematográficas (35, 16, 8 e Super 8 milímetros) gravações sonoras e objetos tridimensionais.
A atuação do Museu da Imagem e do Som compõe o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual da Prefeitura de Belo Horizonte, BH nas Telas, com o eixo estratégico “Memória e Preservação”. O Museu também integra, como uma das instituições fundadoras, o Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, uma rede de cooperação e troca de experiência entre todos os MIS existentes no país.
Horário de funcionamento:
ATENÇÃO! Em função de reformas em seu edifício, o Museu da Imagem e do Som estará fechado para visitação de 13 de julho a 10 de setembro de 2024.
O atendimento de pesquisas segue com agendamento pelo e-mail: pesquisa.mis@pbh.gov.br
Endereço:
Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP: 30170-002
Contatos:
Telefones: (31) 3277-4131/ 3277-6330
E-mail: mis.fmc@pbh.gov.br
Para solicitação de pesquisa ao acervo, entre em contato pelo e-mail: pesquisa.mis@pbh.gov.br
Acompanhe a programação no Portal Belo Horizonte.