Pular para o conteúdo principal

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - MIS

atualizado em 30/04/2021 | 15:39

 

Este espaço encontra-se atualmente fechado, em cumprimento ao Decreto Municipal com medidas de prevenção à Covid-19.

 


 

Fachada do MIS

Foto: Ricardo Laf/PBH

 

Como unidade museal, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH - tem a missão primordial de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, englobando a catalogação, tratamento, guarda, pesquisa e divulgação. A instituição conjuga suas atividades de conservação com projetos destinados ao acesso e difusão do acervo, como ações de educação patrimonial, pesquisas agendadas, mostras de filmes, exposições e oficinas de preservação fílmica. Além disso, o MIS BH concilia o trabalho direcionado para a memória audiovisual da cidade com um olhar voltado para o presente, desenvolvendo iniciativas de apoio às novas produções e de formação na área.


O MIS BH mantém mais de 90 mil itens em reservas climatizadas com monitoramento 24 horas. Possui equipe multidisciplinar formada por técnicos em conservação, museologia, sociologia e cinema, que faz o tratamento de registros nas mais diferentes tipologias: cartazes, documentos, fotografias, filmes, gravações sonoras e objetos tridimensionais.


A atuação do Museu da Imagem e do Som estende-se a outras etapas da cadeia do audiovisual, tais como o apoio a novas produções, exibição e formação. O MIS BH contribui para o aperfeiçoamento de profissionais ligados ao tratamento de acervos audiovisuais, oferecendo oficinas de preservação de filmes. Visando a formação de público, oferece sessões comentadas de cinema, exibições ao ar livre, palestras e seminários. Essas iniciativas atendem às mais diferentes faixas etárias, do público infantil à terceira idade.



Horário de funcionamento:

Horário de visitação: este espaço ainda não está aberto para visitação. 

 

Endereço: 

Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP: 30170-002

Como chegar

 

Contatos:

Telefones: (31) 3277-4131/ 3277-6330

E-mail: mis.fmc@pbh.gov.br

Facebook 

Canal MIS 

 

Programação:  

 

A programação do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte consiste na apresentação regular de exposições no espaço do casarão que abriga o Museu. O MIS BH também realiza visitas mediadas à exposição e visitas técnicas às áreas de guarda e tratamento de acervo.


A instituição abriga em sua programação oficinas educativas e atividades lúdicas envolvendo temas relacionados à exposição em cartaz e à linguagem audiovisual. Além disso, realiza oficinas de introdução à preservação de acervos fílmicos, buscando atender a uma demanda constante de instituições e técnicos que trabalham com a conservação de acervos audiovisuais.


Exposição: 

 

Exposição “TV Itacolomi: A Pioneira em Minas” 

Em resgate à história da televisão em Minas Gerais, o Museu da Imagem e do Som apresenta a exposição TV Itacolomi – A pioneira de Minas, que reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora da capital mineira. A exposição busca contemplar a diversidade de interesses do público que frequenta o Museu da Imagem e do Som, de modo que todos os visitantes, de qualquer faixa etária, possam (re)conhecer os programas da TV Itacolomi, se divertir e se emocionar durante a visita. 

 

 

 

MIS Cine Santa Tereza

 

O Museu da Imagem e do Som Cine Santa Tereza - MISCST -  é um espaço público de cultura vinculado ao Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MISBH, equipamento cultural que também é administrado pela Fundação Municipal de Cultura, dedicado à democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual na cidade.


O espaço conta com uma sala de exibição de cinema, uma sala dedicada ao Núcleo de Produção Digital - NPD, e uma biblioteca pública que oferece acesso a diversos materiais de leitura e um acervo especial sobre cinema e audiovisual.

Núcleo de Produção Digital 

 

Coordenado pelo Museu da Imagem e do Som, o Núcleo de Produção Digital (NPD-BH) é um equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte, vinculado a Fundação Municipal de Cultura e à Secretaria Municipal de Cultura, que visa à democratização dos meios de produção e o acesso a equipamentos e cursos relacionados à linguagem audiovisual. 

Em parceria com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, o NPD desenvolve uma série de ações formativas, contemplando propostas de capacitação, formação e sensibilização audiovisual. O Núcleo visa, sobretudo, a oferta de espaços de compartilhamento audiovisual democráticos e acessíveis, respeitando a diversidade, com estrutura humana, física, técnica e metodológica. 

O NPD está sediado no MIS Cine Santa Tereza. Contudo, suas ações transcendem este espaço, e alcançam diversas regiões da cidade.