Pular para o conteúdo principal

Museu Casa Kubitschek

atualizado em 31/07/2018 | 11:02
2016_07_26_Casa_K__@RicardoLaf_01 copy-foto Ricardo Laf-foto Ricardo Laf (FMC-PBH).jpgFoto: Ricardo Laf/PBH

 

A casa que abriga o Museu foi construída em 1943, ao mesmo tempo em que eram construídos os demais equipamentos do Conjunto Moderno, proposto por Juscelino Kubitschek e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e outros grandes artistas brasileiros que contribuíram com o projeto.


Aberto ao público em 10 de setembro de 2013, o Museu constituindo-se um espaço para a comunicação do modernismo, modos de morar, arte integrada e paisagismo; e da história da Pampulha, destacando-a como território da multiplicidade, marcado pelo encontro entre a tradição e a modernidade.


Histórico

A casa que abriga o Museu foi construída em 1943, e foi uma encomenda de Juscelino Kubitschek que, ao construir para sua família uma residência de fim de semana na região vizinha ao Conjunto, desejava servir de exemplo para outras famílias da cidade de Belo Horizonte, incentivando que elas também construíssem suas casas de campo na Pampulha.


Seu projeto arquitetônico tem como referência mais marcante o característico “telhado borboleta”, contando também com jardins de Burle Marx e, internamente, a casa conta com obras de Alfredo Volpi e Paulo Werneck. A casa está implantada em um terreno de mais de 3.000 metros quadrados, com grande afastamento frontal e quintal com pomar e “pavilhão de piscina”.


Durante a maior parte de sua história, o edifício desempenhou funções de residência particular, finalidade para o qual foi projetado, estando sob os cuidados da família Kubitschek de 1943 a 1951. Quando o Sr. Juscelino Kubitschek se transferiu com sua família para a cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, a família entendeu por bem, vender o imóvel ao seu assessor e amigo pessoal, Sr. Joubert Guerra.


A família Guerra, proprietária da Casa entre 1951 e 2005, foi a responsável por decorar o espaço, constituindo a belíssima coleção de móveis modernistas que compõem seu acervo, e cuidar de sua preservação para a comunidade belorizontina. A Sra. Juracy Guerra, esposa do Sr. Joubert Guerra, era uma admiradora das artes e, além de cuidar da decoração do espaço, também fez belas contribuições ao acervo do Museu, produzindo tampos mesa e bordados para os móveis que ajudam a ornamentar o espaço e dialogam com obras e artistas importantes da história mundial.


A edificação é tombada pelas instâncias do patrimônio municipal, estadual e federal, e passou por amplo processo de restauração e reconceituação, retornando ao público em setembro de 2013.


Ações, Projetos e Serviços


Ações Educativas

As ações educativas do Museu Casa Kubitschek se destacam pelo atendimento dos diferentes públicos, na elaboração de atividades e oficinas que estimulem a apropriação dos espaços do Museu e a conscientização da importância dos bens patrimoniais, promovendo o encontro e a troca de experiências, respaldados nos conceitos da Museologia Social;


Entendemos o Museu como um local propício para a formação de sujeitos conscientes e responsáveis pelo meio em que vivem.


O agendamento de visitas guiadas é feito de terça a sábado, de acordo com a disponibilidade de agenda do Museu.


Contatos - Setor Educativo

(31) 3277-1586

educativos.ck@pbh.gov.br


Piquenique

O Museu cede, gratuitamente, seus jardins externos posteriores para realização de piquenique. O limite máximo de participantes permitido para esta atividade é de 15 a 20 pessoas.


A ideia do piquenique em nossos jardins é que seja realizado sobre o solo, com o auxílio de lençóis, toalhas ou esteiras de palha. Caso você não tenha, não se preocupe! Possuímos algumas e podemos emprestá-las.


A cessão do espaço para esta atividade está vinculada a concordância com as regras de utilização do espaço e deve-se agendar o piquenique antecipadamente pelos e-mails ck.fmc@pbh.gov.br e educativos.ck@pbh.gov.br .


Confira a programação do Museu Casa Kubitschek no Portal BH FAZ CULTURA (LINK para BH Faz Cultura)


Curta e Compartilhe a Fan Page da Casa Kubitschek (LINK para Facebook)


Funcionamento
De terça a domingo: de 9h às 18h.


Localização: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes - Pampulha


Ônibus: Linha 5106 - Bandeirantes, descer no Clube Belo Horizonte.


Contatos:

Tel.: (31) 3277-1586 / 3277-7993 / 3246-0309

E-mail: ck.fmc@pbh.gov.br