Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas

atualizado em 15/02/2018 | 16:50
bibliotecas foto ricardo laf pbh.jpgFoto: Ricardo Laf/PBH

 

As bibliotecas públicas da Fundação Municipal de Cultural, que em sua maioria integram os centros culturais, oferecem à população empréstimo de livros e gibis, jornais para leitura local, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura, narrações de histórias, saraus, encontros com escritores, debates sobre temas diversos e tudo o que tiver no horizonte a ampliação de liberdades e o desenvolvimento humano. 


As bibliotecas são para todos e, como os livros, não têm idade. Bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos encontram à sua disposição milhares de livros para conhecer, imaginar, questionar, rir, chorar e tentar entender o mundo, que é tão grande. 


Para fazer a carteirinha de leitor, basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de endereço em uma das bibliotecas. Os menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis ou com uma autorização escrita dos mesmos. Quem não tiver comprovante de endereço, pode fazer a carteirinha de uma maneira especial. O importante é que todos possam se beneficiar dos serviços e atividades das bibliotecas. 


Para fazer uma pesquisa online no acervo, acesse o Portal das Bibliotecas.


Visite um dos equipamentos abaixo e torne-se leitor da rede de bibliotecas públicas da Fundação Municipal de Cultura: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, Centro Cultural Alto Vera Cruz, Centro Cultural Bairro das Indústrias, Centro Cultural Jardim Guanabara, Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Centro Cultural Lindeia Regina, Centro Cultural Nordeste / Usina de Cultura, Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Pampulha, Centro Cultural Salgado Filho, Centro Cultural São Bernardo, Centro Cultural São Geraldo, Centro Cultural Urucuia, Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Vila Fátima, Centro Cultural Vila Marçola, Centro Cultural Vila Santa Rita, Centro Cultural Zilah Spósito, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Museu da Moda e Mis Cine Santa Tereza.


Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, que desde agosto de 2016 faz parte do Centro de Referência da Juventude, oferece à população empréstimo de livros e gibis, jornais para leitura local, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura, narrações de histórias, saraus, encontros com escritores, debates sobre temas diversos e tudo o que tiver no horizonte a ampliação de liberdades e a promoção da infância e da juventude. A Biblioteca é para todos e, como os livros, não tem idade. Bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos encontram à sua disposição milhares de livros para conhecer, imaginar, questionar, rir, chorar e tentar entender o mundo, que é tão grande.


Serviços

Para pegar livros e gibis emprestados, basta se cadastrar na biblioteca, apresentando documento de identidade, cpf e comprovante de residência. Para menores de 12 anos, é necessária a presença de um responsável. Quem não tiver comprovante de endereço, pode fazer a carteirinha de uma maneira especial. O importante é que todos possam se beneficiar dos serviços e atividades das bibliotecas.  De terça a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 14h.


Acervo

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte oferece ao público um acervo atualizado de livros de literatura infantil, juvenil e adulta, brasileira e estrangeira, livros informativos, de referência, gibis, jornais e revistas.


Atividades

Todos os meses, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil oferece oficinas literárias e de produção de textos, clubes e rodas de leitura. Periodicamente, há saraus, palestras, lançamentos de livros, encontros de formação de mediadores de leitura e encontros com autores e narração e histórias. São atividades para todas as idades: bebês, crianças e suas famílias, jovens e adultos.


Formação permanente


Roda de Leitura

Encontro para a prática da leitura em voz alta e reflexão sobre a literatura em suas diversas formas de expressão.


Encontro semanal de contadoras de histórias

Reunião para seleção e pesquisa de textos literários, exercícios de narração de histórias e trocas de vivências.


Conheça a Biblioteca – Visitas guiadas

Apresentação da biblioteca, com seus serviços e atividades, seguida de leituras e narração de histórias, para turmas de crianças, jovens e adultos previamente agendadas.


Agendamento pelo telefone 3277-8658.

Mais informações: bpij.fmc@pbh.gov.br

BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE

CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE

Praça da Estação, sem número.

Telefone: 3277-8658 / 3277-8769

bpij.fmc@pbh.gov.br