FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE - FLI-BH
Foto: Ricardo Laf/PBH
O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH - nasceu em 2015, da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura que a Prefeitura desenvolve através da Fundação Municipal de Cultura. Realizado a cada dois anos, além de ser a culminância das ações destinadas ao acesso ao livro e a promoção da leitura na capital mineira, o festival é inteiramente dedicado à literatura oferecendo oficinas de leitura, escrita literária e ilustração, mostra de cinema, narrações de histórias, rodas de leitura, palestras, feira de livros e diversas atividades voltadas ao universo literário.
Seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor.
Durante os dias de festival, essas vozes ecoam em oficinas, saraus, recitais, leituras, debates e lançamento de livros. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e nos apossarmos da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros e de opções de expressão.
Das atividades humanas, a arte é a que mais nos lembra que precisamos de emoção para prosseguir. A literatura ocupa aqui um lugar especial por ser capaz de acolher toda a diversidade, emprestar voz aos que não podem falar, falar de igual para igual com aqueles que querem silenciar o outro. Ela possibilita a troca de experiências, o diálogo entre os saberes, a reflexão sobre as conquistas e perdas individuais e coletivas.
Acompanhe informações no Portal Belo Horizonte.
Acompanhe informações nas mídias sociais: facebook, instagram
Informações
- Arquivo Público
- BIBLIOTECAS
- CENTROS CULTURAIS E DE REFERÊNCIA
- Alto Vera Cruz
- BAIRRO DAS INDÚSTRIAS
- JARDIM GUANABARA
- LIBERALINO ALVES DE OLIVEIRA
- LINDEIA REGINA
- NORDESTE - USINA DE CULTURA
- PADRE EUSTÁQUIO
- PAMPULHA
- SALGADO FILHO
- SÃO BERNARDO
- SÃO GERALDO
- URUCUIA
- VENDA NOVA
- VILA FÁTIMA
- VILA MARÇOLA
- VILA SANTA RITA
- ZILAH SPÓSITO
- Centro De Referência Da Cultura Popular E Tradicional Lagoa Do Nado
- Escola Livre de Artes
- FESTIVAIS
- LICITAÇÕES E EDITAIS
- MUSEUS
- Reabertura gradativa de museus
- MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
- MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO
- MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
- MIS CINE SANTA TEREZA
- MUSEU DA MODA
- CASA DO BAILE
- MUSEU CASA KUBITSCHEK
- Patrimônio
- TEATROS
- CenaPlural
- Balanço de Gestão
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD