Pular para o conteúdo principal

Pampulha Território Museus

criado em - atualizado em
Casa do Baile
Foto: Ricardo Laf/FMCBH

O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade.

 

Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus receberam uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  

 

A iniciativa trouxe uma série de atividades voltadas para a valorização da arte, do design, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo.O projeto foi realizado no período de dezembro de 2019 a junho de 2022. 

 

Confira o histórico do projeto no Portal Belo Horizonte.