Pular para o conteúdo principal

Educativo

criado em - atualizado em

O Programa Educativo do Museu Casa Kubitschek - MCK - encontra-se alinhado à vocação da instituição e tem como objetivo oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo do paisagismo, da arquitetura residencial, das formas de morar e da história da Pampulha. Contempla vários projetos que buscam promover um encontro significativo entre o público e os diversos elementos da cultura, de forma que a fruição do museu seja capaz de gerar aprendizagens cognitivas, sociais e sensíveis.

 

A dimensão da aprendizagem em museus não se restringe à aquisição de conceitos, pois a fruição do patrimônio ativa a capacidade de perceber o mundo por meio dos sentidos, gerando saberes sensíveis.

 

Primavera no Museu
Foto: Ana Karina Bernardes/PBH


Orientado por esses pressupostos, o Programa de Educação Patrimonial do MCK contempla várias atividades que procuram atender a um público amplo:
 

Visitas mediadas ao museu: estas visitas acontecem mediante agendamento prévio e podem explorar os jardins, a casa, o mobiliário e a história da Pampulha, de acordo com o interesse dos participantes. As estratégias de mediação adotadas fundamentam-se em interações dialógicas, afastando-se dos princípios da transmissão de conhecimento. Por meio de métodos de interpretação motiva-se os participantes a construírem sentidos para o patrimônio.
 

Visitas mediadas aos jardins: nestas visitas, os participantes percorrem os jardins do museu, explorando suas características estéticas, históricas e botânicas. As visitas mediadas aos jardins acontecem no último sábado do mês, às 10h, e não é necessário agendamento prévio.
 

Grupo Bordando Memórias: trata-se de um grupo de bordadeiras, coordenado pelo Museu Casa Kubitschek, que se reúne mensalmente para produzir bordados com temáticas relacionadas ao acervo da instituição e ao Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha. A cada ano, um tema é escolhido e as participantes são convidadas a conversar, investigar e bordar aquela temática. O grupo constitui-se como espaço de convivência no qual as bordadeiras tecem diversas histórias.  Os bordados, como linguagem e expressão, aproximam a pessoa de saberes sensíveis, despertam sua capacidade criativa e ativam suas memórias. Para fazer parte do Grupo Bordando Memórias, entre em contato com o Educativo do Museu Casa Kubitschek. O grupo é formado por bordadeiras experientes e iniciantes e se reúne mensalmente, no segundo sábado de cada mês.

 

Bordando no MCK
Foto: Ana Karina Bernardes/PBH

  
Sala de Visitas: trata-se do acolhimento do público espontâneo na varanda do antigo vestiário da área de lazer da casa. Neste espaço, o público é recebido para uma boa conversa sobre a casa, os jardins, a Pampulha, a cidade, enfim, todos os assuntos despertados na visita às exposições são bem-vindos na Sala de Visitas.
 

EJA na Casa: este projeto consiste no atendimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Semanalmente, o Museu Casa Kubitschek recebe turmas de EJA para visitas noturnas, adotando metodologias adequadas a este grupo etário, com vistas a democratizar o acesso à instituição.
 

Caminhada na Orla: O percurso entre o Museu Casa Kubitschek e a Igreja de São Francisco proporciona uma agradável caminhada na orla, que pode ser acompanhada pelos educadores do MCK. Nesta atividade, os mediadores estimulam os participantes a realizarem a leitura da paisagem, capturando as histórias contidas nas edificações, nas praças, nas ruas, na vegetação, enfim, nos elementos que compõem aquela paisagem. Trata-se de uma atividade previamente agendada.
 

Distribuição de mudas: ao visitar o MCK, o público tem a oportunidade de levar para casa uma muda de seu jardim. As mudas são confeccionadas a partir do próprio jardim do museu e são disponibilizadas em caixotes espalhados na área externa da instituição, aos finais de semana. Nas mudas constam algumas informações básicas sobre cada espécie, tais como nome popular, nome científico e forma de plantio e cultivo.

 

Para mais informações e agendamentos, entre em contato com o Educativo do MCK.

 

Contato:

Tel: (31) 3277-1586

educativos.ck@pbh.gov.br