Pular para o conteúdo principal

Guia do APCBH

criado em - atualizado em

O Guia do Acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte é uma publicação voltada para as pessoas interessadas em conhecer ou pesquisar documentos do acervo institucional. Sua produção visa à divulgação do rico acervo documental do APCBH, que constitui um patrimônio dos belo-horizontinos.


Em 2001, o APCBH já havia publicado um Guia e, em 2016, como parte das comemorações dos seus 25 anos, a instituição entrega à sociedade uma versão atualizada de um instrumento de pesquisa de seu acervo documental, consideravelmente acrescido desde a publicação do Guia anterior.


O Guia traz informações gerais sobre o acervo documental proveniente dos diversos órgãos públicos do Executivo e do Legislativo municipais e de doações de instituições diversas e de pessoas físicas. Os documentos são organizados por Fundos, Coleções e Doações e apresentam uma grande diversidade de gêneros, com formatos e materiais diferentes.


Dentre as informações sobre o acervo documental dos diversos órgãos públicos do município constam: o histórico do órgão e sua legislação básica, a dimensão do acervo, datas dos documentos mais antigo e recente do acervo, conteúdo da documentação, dados sobre o recolhimento dos documentos para o APCBH, o sistema de arranjo dos documentos, condições de acesso e de reprodução dos documentos e outras.


O Guia também traz informações sobre o APCBH: história, projetos, publicações, parcerias, reconhecimento obtido pela sua atuação ao longo do tempo, além de informações básicas para que os consulentes possam agilizar as suas pesquisas.


Acesse o Guia do Acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte