Pular para o conteúdo principal

CenaPlural

Teatro Raul Belém Machado
Foto: Ricardo Laf/FMCBH
criado em - atualizado em

O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais. 
 
O concurso também busca ampliar o acesso e o conhecimento da população sobre a produção artística da cidade de Belo Horizonte, impulsionando a formação de novos públicos e ampliando a participação cultural como elemento de fortalecimento da cidadania. 
 
Os grupos selecionados se apresentam nos teatros municipais Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança”, realizado no Teatro Marília, e o “Música de Domingo”, realizado no Teatro Francisco Nunes.  

 

CenaPlural 2020

CenaPlural 2020

 

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançaram o chamamento público CenaPlural 2020. Nesta edição, o CenaPlural conta com um novo formato, adaptado para atender aos protocolos de saúde necessários para evitar a disseminação da Covid-19 em Belo Horizonte. Será ampliado o número de proponentes contemplados, que passa de 40 para cerca de 120.

 
Serão escolhidos espetáculos de música, teatro, dança, contação de histórias e circo, destinados ao público infantil e adulto, para apresentações artístico-culturais que deverão ocorrer ainda durante o ano de 2020. Ao todo, R$500 mil serão destinados aos artistas e empreendedores culturais contemplados.


As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente on-line, até 30 de julho, por meio da Plataforma Mapa Cultural. Todas as informações sobre o chamamento estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura. Para acessar clique aqui.  Acesse o edital na íntegra: clique aqui 

 

Caravana da Cultura Virtual - CenaPlural 2020 esclarece dúvidas de proponentes

 

A Prefeitura também promove na quarta-feira, dia 22, às 16h, a Caravana da Cultura Virtual - CenaPlural 2020, uma reunião virtual para apresentar o chamamento público e esclarecer dúvidas referentes à inscrição de projeto. Na primeira parte do encontro virtual, será feita uma apresentação do CenaPlural 2020 e dos critérios presentes no edital pela equipe da Diretoria de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura. Na sequência, será aberto um espaço para elucidar todas as questões dos empreendedores culturais quanto a formatos dos projetos, documentos necessários, entre outros aspectos. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente, até às 13h do dia 22, por meio do envio de um e-mail para rp.fmc@pbh.gov.br. O link de acesso à sala virtual será encaminhado em resposta ao e-mail enviado.