Pular para o conteúdo principal
Quem é Quem
Bernardo Correia
Bernardo Correia
Presidente da Fundação Municipal de Cultura

Bernardo Correia é Mestrando em Administração, com Pós-Graduação em Finanças, Mercado de Capitais e Derivativos. Graduado em Administração de Empresas, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Bernardo também possui diversos cursos em Teologia, Governança Corporativa e Mercado Financeiro. Com cerca de duas décadas de experiência no serviço público, atuou como vice-presidente da Fundação Clóvis Salgado e presidente de uma das hidrelétricas da Eletrobras/Cemig. Sua trajetória inclui passagens em Brasília, pela Câmara dos Deputados, e  Assembleia Legislativa de Minas Gerais, assim como ter sido Conselheiro Fiscal de empresas, Gestor de Patrimônio e Secretário Executivo em esferas municipais e estaduais. Além de sua experiência administrativa, Bernardo é professor, compositor e músico.
 

Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura - Bárbara Bof, posa em uma fotografia rosto com uma blusa cor branca.
Bárbara Bof
Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura

Gestora Cultural, com experiência na coordenação, execução de projetos e atividades ligadas à formação e cultura, desde 1999. Fundadora da Associação No Ato Cultura Educação e Meio Ambiente. Idealizadora do FETO – Festival Estudantil de Teatro, onde atuou na coordenação geral entre os anos de 1999 e 2017. Atriz e bacharel em Gestão em Comunicação Integrada. 


Carlos Henrique Bicalho - Diretor de Patrimônio
Carlos Henrique Bicalho
Diretor de Patrimônio

Arquiteto e Urbanista, especialista em conservação e restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia e UNESCO, possui extensa experiência na elaboração de projetos de restauro no Estado de Minas Gerais e em São Paulo. Atuou durante dezessete anos na Diretoria de Patrimônio Cultural/DIPC, sendo que nos últimos anos foi o seu diretor. Desenvolveu, durante três anos, no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, o recolhimento de todo o acervo arquivístico da DIPC para fim de digitalização e disponibilização a pesquisadores e munícipes.


Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação Municipal de Cultura - Cláudio Viana Lima, posa em uma fotografia apenas rosto.
Cláudio Viana Lima
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação Municipal de Cultura

25 anos de experiência na execução e gestão administrativa/ financeira/ orçamentária/ contábil, licitação, logística e RH, no exercício das competências da administração direta e indireta do município de Belo Horizonte. Gestão das áreas de Controladoria, Prestação de Contas; Processamento Financeiro/ Tesouraria; Departamento Administrativo/ Financeiro, Gerência de Orçamento/ Finanças e Diretoria de Planejamento Gestão Finanças. Bacharel Ciências Contábeis Ênfase Controladoria. Pós Gestão Pública.


Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura
Isabela Guerra
Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura

Educadora e gestora cultural, foi coordenadora do Museu Histórico Abílio Barreto e do Museu Casa Kubitschek,  professora de história da rede municipal e educadora em diversas instituições museais. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição e é  mestre  em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Mariana Figueiredo Moreira da Rocha Gonçalves - Diretora Jurídica
Mariana Figueiredo Moreira da Rocha Gonçalves
Diretora Jurídica

Advogada e artista visual. Doutora em Filosofia, Arte e Pensamento Crítico pela The European Graduate School - Suíça, Mestre MFA pela Plymouth University - Inglaterra, pesquisadora no PEI-MACBA Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - Espanha, bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG, bacharel em Direito pela UFMG, pós-graduada MA em Performance pela Faculdade Angel Vianna e MBA em Negócios Internacionais pela FGV.


Diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura - Marta Guerra, posa em uma fotografia apenas de rosto.
Marta Guerra
Diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura

Pedagoga, professora, bailarina, coreógrafa, produtora e gestora cultural. Cursou pedagogia, na Fumec e formou-se em Dança, na Fundação Clóvis Salgado. Foi bailarina da Cia de Dança Palácio das Artes, professora e supervisora pedagógica do Cefart, da FCS. Fundou a escola Marta Guerra Dança e Cia. Atuou como analista de projetos culturais no Banco Bonsucesso; gerente de Comunicação Institucional no Banco BMG; gerente de marketing da FCS; gestora do Museu da Moda da FMC/PBH; e diretora do Cefart. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Escolar na USP. 


Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura - Paula Senna, posa em uma fotografia com camisa tom de laranja e um palito tom rosa escuro.
Paula Senna
Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura

Gestora cultural, graduada em comunicação e mestra em Ciências Sociais. Foi assessora técnica da presidência da Fundação Municipal de Cultura, coordenadora de Ações Integradas do IEPHA-MG, assessora-chefe de comunicação da Fundação Clóvis Salgado, do Grupo Galpão, gerente de redação da PBH, entre outros. Prestou consultoria para equipamentos culturais e coletivos artísticos da cidade. Participa de pesquisas sobre políticas públicas, cultura, ativismos urbanos, espaços públicos e patrimônio cultural.

Yuri Mello Mesquita - Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)
Yuri Mello Mesquita
Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)

Possui graduação e mestrado em História pela UFMG e doutorado em andamento. Possui atuação na área de História Ambiental Urbana, Patrimônio Cultural, Arquivos e Museus. Foi membro do CONARQ de 2014 a 2019. Foi Diretor de Museus e Centros de Referência da FMC entre 2016 e 2017. Foi Diretor de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha da FMC de 2017 a 2018. Atualmente é Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.