MUSEU DA MODA – MUMO

Foto: Ricardo Laf/PBH
O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016, surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se então o primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital.
Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado. Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrado-se também abertos para criação, fruição e experimentação.
O MUMO tem como missão “preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico”. Nesse sentido, pretende “ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento”.
O Museu da Moda de Belo Horizonte pretende ampliar a execução de novos instrumentos para a produção da moda, proporcionando diferentes perspectivas mercadológicas da economia criativa, do desenvolvimento cultural, da inclusão social, da atividade artística, da cidadania e da valorização do patrimônio e memória de Belo Horizonte.
Exposições disponíveis para visitação:
Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil
A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna, por meio de recortes da sua carreira. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ficou famoso pela criação da seção As Garotas, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante o período.
Saberes de Costura: do molde à roupa
A exposição reflete sobre os saberes das costuras a partir de uma imersão no método de corte centesimal. O mais presente deles na memória social contemporânea talvez seja a máquina de costura. Desde a década de 1950, fábricas de máquinas de costura tornaram-se populares no país que produz e comercializa modelos com diferentes funcionalidades, contribuindo para a profissionalização das costureiras. Para refletir sobre este processo, a exposição aborda aspectos históricos de métodos, notadamente aqueles desenvolvidos em Belo Horizonte, bem como de outras formas de aprendizagens desse ofício, sua importância para o cotidiano e o mercado de trabalho femininos.
Horário de funcionamento:
Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 10h às 18h
Endereço:
Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Belo Horizonte - MG. CEP 30160-011
Contatos:
(31) 3277-9248 - 3277-4384
Acompanhe a programação no Portal Belo Horizonte.
Informações
- Arquivo Público
- BIBLIOTECAS
- CENTROS CULTURAIS
- CENTROS DE REFERÊNCIA
- Escola Livre de Artes
- FESTIVAIS
- LICITAÇÕES E EDITAIS
- MUSEUS
- MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
- MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO
- MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
- MUSEU DA MODA
- CASA DO BAILE
- MUSEU CASA KUBITSCHEK
- CINEMA
- TEATROS
- Patrimônio
- Balanço de Gestão
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD
- Programa de Integridade