Pular para o conteúdo principal

MUSEU DA MODA – MUMO

atualizado em 09/07/2021 | 18:46

A partir do dia 7 de julho de 2021 este espaço será reaberto para visitação presencial atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela PBH, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal

 


 

Fachada do Museu de Moda
Foto: Ricardo Laf/PBH

 


O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016,  surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se então o primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital.


Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado. Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrado-se também abertos para criação, fruição e experimentação.

 

O MUMO tem como missão “preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico”. Nesse sentido, pretende “ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento”.

 

O Museu da Moda de Belo Horizonte pretende ampliar a execução de novos instrumentos para a produção da moda, proporcionando diferentes perspectivas mercadológicas da economia criativa, do desenvolvimento cultural, da inclusão social, da atividade artística, da cidadania e da valorização do patrimônio e memória de Belo Horizonte.

 

Exposições disponíveis para visitação: 

 

Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil

A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna, por meio de recortes da sua carreira. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ficou famoso pela criação da seção As Garotas, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante o período.

 

Visite também virtualmente

 

Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil

A mostra registra hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina do dia a dia. Estão expostas imagens impressas em tecidos gigantes, que contam a história da moda no Brasil até os anos 2000. As mais recentes são mostradas em vídeo, representando um novo tempo.

 

Horário de funcionamento:

Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h

 

Endereço:

Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Belo Horizonte - MG. CEP 30160-011
 

Como chegar

 

Contatos:

(31) 3277-9248 - 3277-4384

mumo.fmc@pbh.gov.br

Facebook