MUSEU DA MODA – MUMO
Este museu estará reaberto à visitação a partir do dia 04 de fevereiro de 2021, seguindo todos os protocolos das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19. O agendamento da visita pode ser feito acessando o site: pbh.gov.br/reaberturamuseus

Foto: Ricardo Laf/PBH
O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016, surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se então o primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital.
Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado. Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrado-se também abertos para criação, fruição e experimentação.
O MUMO tem como missão “preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico”. Nesse sentido, pretende “ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento”.
O Museu da Moda de Belo Horizonte pretende ampliar a execução de novos instrumentos para a produção da moda, proporcionando diferentes perspectivas mercadológicas da economia criativa, do desenvolvimento cultural, da inclusão social, da atividade artística, da cidadania e da valorização do patrimônio e memória de Belo Horizonte.
Horário de funcionamento:
Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h
Endereço:
Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Belo Horizonte - MG. CEP 30160-011
Contatos:
(31) 3277-9248 - 3277-4384
Programação disponível:
Exposição Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil
A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna por meio de recorte da sua carreira de sucesso. Nascido em Curvelo, Alceu é figura emblemática do cenário brasileiro. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ficou famoso pela criação das Garotas, seção que publicava, semanalmente, de 1938 a 1964, na revista O Cruzeiro, que revolucionou a moda e o comportamento no país durante esse período.
Exposição Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil
A exposição traz o registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros, traçando um panorama dos seus hábitos e costumes nos últimos 100 anos. Foram resgatadas fotografias oriundas de álbuns de família, instituições, museus e acervos particulares. Além de fotógrafos anônimos, que registraram o dia a dia de suas famílias, a mostra inclui também imagens de profissionais consagrados.
Informações
- Arquivo Público
- BIBLIOTECAS
- CENTROS CULTURAIS E DE REFERÊNCIA
- Alto Vera Cruz
- BAIRRO DAS INDÚSTRIAS
- JARDIM GUANABARA
- LIBERALINO ALVES DE OLIVEIRA
- LINDEIA REGINA
- NORDESTE - USINA DE CULTURA
- PADRE EUSTÁQUIO
- PAMPULHA
- SALGADO FILHO
- SÃO BERNARDO
- SÃO GERALDO
- URUCUIA
- VENDA NOVA
- VILA FÁTIMA
- VILA MARÇOLA
- VILA SANTA RITA
- ZILAH SPÓSITO
- Centro De Referência Da Cultura Popular E Tradicional Lagoa Do Nado
- Escola Livre de Artes
- FESTIVAIS
- LICITAÇÕES E EDITAIS
- MUSEUS
- Reabertura gradativa de museus
- MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
- MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO
- MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
- MIS CINE SANTA TEREZA
- MUSEU DA MODA
- CASA DO BAILE
- MUSEU CASA KUBITSCHEK
- Patrimônio
- TEATROS
- CenaPlural
- Balanço de Gestão
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD