Foto: Ricardo Laf/PBH
Sediado no Parque Municipal, o Teatro Francisco Nunes, inicialmente chamado “Teatro de Emergência”, foi inaugurado em 1950 pelo Prefeito Otacílio Negrão de Lima. O nome do teatro é uma homenagem ao grande clarinetista e maestro mineiro Francisco Nunes (1875-1934), que criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música. O palco do Teatro Francisco Nunes também abrigou o nascimento do moderno teatro mineiro em suas mais variadas tendências, como os trabalhos de João Ceschiatti, João Etienne Filho, Jota Dangelo e Haydée Bittencourt.
Em 1980, o teatro passou por uma grande reforma, e desde então funcionou como palco de variados espetáculos e eventos, como o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT-BH), Fórum Internacional de Dança (FID), Festival de Arte Negra (FAN), Verão de Arte Contemporânea, Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, entre outros. Fechado para novas reformas em 2009, o teatro foi entregue à população novamente em maio de 2014 totalmente restaurado, ficando entre os mais modernos palcos mineiros, com capacidade para 525 lugares.
As programações podem ser gratuitas ou pagas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site www.sympla.com.br. A bilheteria do teatro abre com 2 horas de antecedência para venda/retirada de ingressos, oferecendo opção de pagamento com cartões de débito e crédito.
Horário de funcionamento: Das 9h às 22h, conforme programação do equipamento cultural.
Endereço:
Av. Afonso Pena, s/n - Centro, Belo Horizonte - MG, 30130-002 (dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti)
Como chegar
Contatos:
(31) 3277 6325 | (31) 3277 1414
tfn.fmc@pbh.gov.br
Confira as plantas do Teatro:
Teatro Francisco Nunes - Plateia
Teatro Francisco Nunes - Planta
Teatro Francisco Nunes - Varas de luz
Teatro Francisco Nunes - Rider Técnico
Teatro Francisco Nunes - Manual de Utilização