Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público

atualizado em 20/02/2018 | 11:40

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.
 

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade de Belo Horizonte.
 

Para garantir o acesso a toda essa documentação, profissionais de diversas áreas trabalham em ações que envolvem gestão de documentos, conservação, organização e arranjo dos conjuntos documentais.
 

Não é necessário agendamento para acessar o acervo disponível na Sala de Consultas do APCBH. É preciso apenas de identificar. Para auxiliar a pesquisa são disponibilizados instrumentos como guia, inventários, catálogos e outros, além de ser possível a pesquisa pela internet O site da instituição traz as coleções de revistas e dos relatórios dos prefeitos, bem como diversas informações sobre o Arquivo Público, suas atividades, eventos, instrumentos de pesquisa e outras publicações.

 

Objetivo

O APCBH tem como objetivo primeiro e fundamental a preservação sistemática dos acervos documentais produzidos e recebidos pelo Poder Executivo e Legislativo Municipal, bem como dos documentos privados de interesse público, visando à eficiência e à transparência das operações da administração pública, à pesquisa científica, a proteção dos direitos do cidadão e ao desenvolvimento da identidade local.
 

Por meio da gestão documental, o APCBH vem trabalhando para garantir o recolhimento do patrimônio documental de órgãos e unidades funcionais públicas municipais, aplicando nesses acervos as devidas técnicas de arranjo, descrição e preservação, possibilitando-lhes a divulgação mediante instrumentos de acesso, pesquisas científica.

 

Funcionamento

Por meio da Sala de Consultas, o Arquivo Público promove o acesso do usuário ao seu acervo, sendo facultada a consulta a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que se registrar como consulente, mediante o preenchimento de formulário próprio.
 

Encontram-se a disposição do público, na Sala de Consultas, obras de referência e apoio e instrumentos de pesquisa. O APCBH não faz empréstimo e nenhuma obra ou documento poderá sair de seu recinto.

Contato

Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira das 9 às 12h30 e 13h30  às 17 horas.
Telefone: (31)3277-4603 (Sala de Consultas) 
E-mail: apcbh@pbh.gov.br
Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP 30.150-150
Ônibus: 9103

 

Estrutura

Estrutura.jpg