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Arquivo Público

criado em 20/02/2018 - atualizado em 11/11/2022 | 15:27

APCBH Foto Ricardo Laf Foto: Ricardo Laf/PBH

 

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Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.
 

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade de Belo Horizonte.
 

Para garantir o acesso a toda essa documentação, profissionais de diversas áreas trabalham em ações que envolvem gestão de documentos, conservação, organização e arranjo dos conjuntos documentais.
 

O acervo sob custódia do APCBH pode ser acessado pelo cidadão na Sala de Consultas da instituição. Para auxiliar a pesquisa, são disponibilizados instrumentos como guia, inventários e catálogos. As coleções de revistas, os relatórios dos prefeitos, bem como a Revista Eletrônica do APCBH e outras publicações estão disponíveis online. 

 

Objetivo

O APCBH tem como objetivo primeiro e fundamental a preservação sistemática dos acervos documentais produzidos e recebidos pelo Poder Executivo e Legislativo Municipal, bem como dos documentos privados de interesse público, visando à eficiência e à transparência das operações da administração pública, à pesquisa científica, a proteção dos direitos do cidadão e ao desenvolvimento da identidade local.
 

Por meio da gestão documental, o APCBH vem trabalhando para garantir o recolhimento do patrimônio documental de órgãos e unidades funcionais públicas municipais, aplicando nesses acervos as devidas técnicas de arranjo, descrição e preservação, possibilitando-lhes a divulgação mediante instrumentos de acesso, pesquisas científica.

 

Funcionamento

Atenção!

Para acesso à sala de consultas, entre em contato conosco pelo e-mail apcbh@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-4603 e agende sua visita. A confirmação será dada em até 48 horas. 

 

Serão disponibilizadas 3 vagas no horário da manhã, de 9h às 12h30, e 3 vagas para o horário da tarde, das 13h30 às 17h.

 

Em conformidade com o Decreto nº 17.992 de 13/06/2022, é obrigatório o uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca para acesso e permanência nas dependências do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e da sala de consultas.

 

Por meio da Sala de Consultas, o Arquivo Público promove o acesso do usuário ao seu acervo, sendo facultada a consulta a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que se registrar como consulente, mediante o preenchimento de formulário próprio.
 

Encontram-se a disposição do público, na Sala de Consultas, obras de referência e apoio e instrumentos de pesquisa. O APCBH não faz empréstimo e nenhuma obra ou documento poderá sair de seu recinto.

 

Contato

Horário de atendimento: Veja informações sobre agendamento de visita à sala de consultas logo acima. 

Telefone: (31)3277-4603 (Sala de Consultas) | E-mail: apcbh@pbh.gov.br
Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP 30.150-150
Ônibus: 9103

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