Pular para o conteúdo principal

Histórico

criado em - atualizado em

 

Planta do Conselho Deliberativo
Planta do Conselho Deliberativo. Acervo: APCBH

 

O edifício onde está localizado o Museu da Moda de Belo Horizonte possui estilo Eclético, com influência Manuelina e Neo-Gótica.  Foi construído em 1914 e projetado pelo arquiteto Francisco Isidro Monteiro, membro da Comissão Construtora da Nova Capital (1894-1897). A decoração interna e externa foi elaborada pelo entalhador italiano Gabriel Galante e pelo arquiteto e escultor suíço João Morandi. É uma edificação tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em 1975 e pelo Município em 1994, como bem cultural integrante do Conjunto Urbano da Rua da Bahia e adjacências.

 

O edifício foi construído para abrigar o Conselho Deliberativo da Capital - primeiro órgão legislativo do município - e a primeira Biblioteca Pública Municipal. Depois também acolheu a Rádio Mineira, primeira rádio de Belo Horizonte, o Instituto Histórico-Geográfico de Minas Gerais, sessões da Academia Mineira de Letras e a Escola de Arquitetura da UFMG.

 

Após a transferência da Câmara Municipal, o edifício passou a sediar, em 1974, o Museu de Mineralogia Djalma Guimarães,o qual permaneceu no  prédio até o seu fechamento em 1992. Em 2000, o Museu de Mineralogia Djalma Guimarães foi remontado no Memorial da Mineração na Praça da Liberdade.      

 

Sessão da Câmara
Sessão da Câmara Municipal. Acervo: APCBH
 

 

Em 1986, a parte térrea do prédio foi cedida ao Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que ficou neste local até 1996, quando foi transferido para a Avenida Francisco Sales. 

 

Museu de Mineralogia
Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães. Acervo: APCBH
 

 

Museu de Mineralogia
Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães. Acervo: APCBH

 

No âmbito das comemorações do centenário de Belo Horizonte foi inaugurado o Centro de Cultura Belo Horizonte - CCBH, no dia 08 de dezembro de 1997, que teve importante papel na cidade no campo artístico-cultural e foi palco de diversos espetáculos, mostras de filmes, exposições, palestras etc. No dia 21 de novembro de 2012, dando continuidade e ampliando o trabalhado realizado pelo Centro de Cultura Belo Horizonte, a FMC cria o Centro de Referência da Moda - CRModa, instituição base para criação do Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO. E no dia 06 de dezembro de 2016 é inaugurado o Museu da Moda de Belo Horizonte, primeiro museu público de moda do país.  

 

Conheça mais sobre o MUMO nas galerias de fotos:


Galeria 1

Galeria 2