Pular para o conteúdo principal

Educativo

criado em - atualizado em

 

Pessoas conversam em uma atividade cultural do Museu Abílio Barreto

Foto: Ricardo Laf

 

O Educativo do Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB, localizado no casarão histórico, oferece ações educativas construídas com a participação do visitante, em um contato que prioriza a expansão das relações entre as pessoas e a cidade. Espera-se contribuir para o livre acesso, usufruto e apropriação do patrimônio ligado às memórias, histórias e identidades de Belo Horizonte.
 
O Educativo elaborou atividades com a finalidade de atender a públicos diversos, incluindo pessoas com deficiência, e o atendimento ao público espontâneo em geral, com o objetivo de ampliar suas ações:

 

Sentidos da Fazenda

 
Visita à antiga Casa da Fazenda do Leitão. Propõe uma experiência corporal e sensorial para pensar as transformações ocorridas desde o tempo do extinto Arraial Curral Del Rei até os dias de hoje.
Para todos os públicos.

 

Descobrindo o Museu

 
Visitas agendadas para escolas e grupos diversos, em linhas distintas de mediação, incluindo as exposições em cartaz. Consultar linhas temáticas disponíveis. A escolha é feita no ato do agendamento.

 

Circuito de Museus

 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o Educativo MHAB realiza visitas mediadas em diálogo com os projetos dos professores da Rede Municipal de Educação.

 

Visitas técnicas

 
Para instituições culturais, estudantes universitários ou profissionais de áreas afins. Tem por objetivo apresentar as ações e programas educativos do Museu.

 

Oficinas Temáticas

 
Oficinas sazonais, relativas a temas específicos.

 

Caminhadas Culturais

 

Mediação em trajeto de caminhada a pé, definido no ato do agendamento, priorizando temas como as dinâmicas da ocupação urbana da cidade de Belo Horizonte, a observação da paisagem e da flora, arquitetura, manifestações culturais e artísticas ocorridas na rua.

 

Infância na Cidade

 
Mediação ou atividades criativas voltadas para o público infantil, pais mães ou responsáveis. Visa mostrar laços entre o brincar do passado e o do presente. 

 

Forma de agendamento para todas as atividades

 
Todas as atividades descritas acima demandam agendamento prévio. Agendamento realizado exclusivamente pelos telefones (31) 3277.8835 e (31) 3277.8668. As confirmações são realizadas posteriormente, por e-mail. Oferecemos mediação com audiodescrição e videoguia sobre o Museu para atendimento acessível. A solicitação deve ser feita no ato do agendamento. 

 

Complexa Cidade 

Caderno de atividades

 

Suplemento educativo (impressão)

 

Suplemento educativo (leitura)