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CINE SANTA TEREZA - CST

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Foto: Ricardo Laf/FMCBH

Foto: Ricardo Laf/FMCBH

 

O Cine Santa Tereza apresenta uma programação totalmente gratuita de terça a domingo.

 

Horário de funcionamento: terça-feira a sexta, das 10h às 21h;  Sábado e domingo: das 16h às 21h. Os ingressos para as sessões podem ser retirados pelo site da Sympla ou na bilheteria do Cinema. 

 

As atividades no Cine Santa Tereza segue todos os protocolos sanitários determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte.  Acesse a programação e as informações sobre retirada de ingressos logo abaixo. 

 

 

Programação de agosto de 2025

 

MOSTRA NOVOS HORIZONTES
Sobre a mostra

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, o CST recebe a mostra Novos Horizontes, que apresenta o trabalho de novos talentos do cinema mineiro, oferecendo à cidade de Belo Horizonte — que pode ser considerada a protagonista de várias dessas produções — a oportunidade de conhecer uma nova geração de realizadores do nosso estado. Não competitiva e abrangendo todos os gêneros, seu objetivo é ser aliada dos realizadores mineiros em formação ou recém-formados, apoiando e valorizando seus projetos e oferecendo um espaço seguro para que suas narrativas sejam conhecidas. Serão realizadas quatro sessões, todas comentadas pelos próprios diretores e por professores e pesquisadores experientes na formação de profissionais do audiovisual em BH. Em sua primeira edição, a Mostra presta homenagem à atriz, diretora, cineasta, dramaturga e roteirista Inês Peixoto. 

Nascida em Belo Horizonte, Inês construiu uma sólida carreira no teatro e na atuação e, nos últimos anos, expandiu sua atuação artística para detrás das câmeras, tendo se graduado no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA. Na sessão de encerramento serão exibidos três títulos de sua autoria: dois curtas e um média-metragem. 

A sessão será comentada pela própria atriz, em um encontro especial com o público. Um convite para descobrir novos olhares e formas de fazer cinema em Minas Gerais.

Programação: 

1/8, sexta-feira, 18h30
SESSÃO 1 - Pré-estreia


Aparte
(Ana Caracol | Brasil | 2024 | Drama/Romance | 22 min)
Catarina e Marcela estão passando pelo fim de seu relacionamento. Durante uma noite, entre encontros e desencontros, elas lidam com as dificuldades de colocar um ponto final nessa etapa de suas vidas.


Um Dia Lindo
(Lore Leite | Brasil | 2024 | Romance | 5 min)
Na manhã seguinte da noite em que se conheceram, Alana e Laís conversam ao telefone sobre o que essa noite significou para cada uma delas.


Bloco Fantasma
(Rafael Zorzal | Brasil | 2025 | Fantasia/Drama | 11 min)
No Carnaval, uma mulher encontra um bloco com propriedades fantásticas misteriosas e se apaixona por Laura, uma foliã que parece estar no bloco há tempo demais.


Quarto Trancado
(Lucas Viol | Brasil | 2024 | Ação/Drama | 21 min)
Um detetive particular, fascinado pelo seu trabalho de investigação, acaba misturando sua vida pessoal e profissional. Em uma de suas espionagens, ele descobre, não intencionalmente, indícios de traição de sua esposa, a única pessoa da qual ele não desconfiava.


Relapso
(Gabriel Bispo | Brasil | 2025 | Experimental | 6 min)
Em uma cidade decadente, um homem solitário encontra consolo apenas em seu diário — único confidente de uma rotina repetitiva e sem cor. Mas tudo muda quando uma mulher espectral começa a visitá-lo em sonhos e passa a atravessar sua realidade com uma presença perturbadora.
Classificação indicativa da sessão: 14 anos
Sessão comentada pelos diretores e pela coordenadora do Cine Santa Tereza, Carla Maia


2/8, sábado, 18h30
SESSÃO 2 - Pré-estreia


Demiurgo
(Davi Gomes | Brasil | 2024 | Drama/Suspense | 20 min)
Victor, um jovem-adulto que vive com a sua irmã mais nova, é atormentado por pesadelos de morte que se tornam realidade.


Presente
(Pedro Coelho Xavier | Brasil | 2023 | Documentário | 13 min)
Mãe e filho sentem falta um do outro e dos velhos tempos em uma mistura de realidade, ficção, filmes e música.


Partida dos Pertences
(Davi Gomes/Raphael Lages | Brasil | 2024 | Animação | 1 min)
Objetos saem de um quarto.


Estranho Conforto
(Camylla Mello | Brasil | 2025 | Ficção | 4 min)
Nas vésperas de se mudar para Viena, Marília dirige pelas ruas de Barbacena, interior de Minas Gerais. Ao passar por espaços que marcaram sua infância e juventude, ela revive memórias e questiona os vínculos que ainda mantém com a cidade. 


Boneco de Neve
(Raphael Lages | Brasil | 2024 | Drama | 38 min)
Gabriel e Lucas, amigos de longa data, se encontram na véspera de Natal todo ano. Porém, esse ano, Gabriel ainda não contou a Lucas que vai se mudar em poucos dias.
Classificação indicativa da sessão: 12 anos
Sessão comentada pelos diretores, pelo professor e pesquisador José Ricardo Jr., mediada pela curadora Mariana Rabelo


3/8, domingo, 16h30
SESSÃO 3 - Pré-estreia


As Margens da História
(Pedro Sallomé | Brasil | 2024 | Documentário | 25 min)
A pequena cidade mineira de Ponte Nova foi palco de muitos momentos da história do Brasil, nenhum deles sobre ela.


Escolhendo a Arte
(Ítalo Augusto | Brasil | 2024 | Documentário | 16 min)
Um estudante de cinema explora imagens de arquivo pessoais para compreender como diversas formas de arte influenciaram sua vida e continuam a moldar sua trajetória até os dias de hoje.


Pulsão de Vida
(Ana Cândida | Brasil | 2024 | Documentário | 14 min)
Bárbara, uma talentosa bailarina diagnosticada ainda na infância com Lúpus, está há mais de 13 anos em tratamento com hemodiálise e na fila à espera de um doador para transplante. O curta-metragem destaca como a dança, mais do que uma expressão artística, é a própria essência da sua jornada. 


Ocupando Es(passos)
(Júlia Barbosa | Brasil | 2024 | Experimental | 5 min)
Um homem na estrada recomeça sua vida.


Bounce
(Carla Garcez | Brasil | 2024 | Documentário | 13 min)
Nas ruas de Belo Horizonte, um movimento cultural toma vida nas batalhas de hip hop. “Bounce” revela histórias inspiradoras de jovens que encontraram na dança não apenas uma forma de expressão artística, mas também uma caminhada de aprimoramento e transformação pessoal.
Classificação indicativa da sessão: 12 anos
Sessão comentada pelos diretores e pela coordenadora do Cine Santa Tereza, Carla Maia


3/8, domingo, 19h - Sessão de homenagem Inês Peixoto


A Primeira Perda da Minha Vida
(Inês Peixoto | Brasil | 2021 | Ficção | 24 min)
A primeira perda da minha vida realiza um mergulho poético no mundo do cinema e do teatro, por meio das cartas de uma boneca perdida.


Apagão
(Inês Peixoto/Felipe Vignoli | Brasil | 2022 | Suspense | 14 min)
Uma mulher acorda no meio da noite e percebe a presença de um desconhecido dentro da sua casa. Esse encontro inusitado entre pessoas de mundos completamente distintos terá consequências surpreendentes para ambos.


Para Tchekhov
(Inês Peixoto/Rodolfo Magalhães | Brasil | 2013 | Ficção | 42 min)
"Para Tchekhov" é um média-metragem composto pela adaptação de 6 contos escritos pelo autor russo Anton Tchékhov para jornais de Moscou, no período que vai de 1883 a 1887.
Classificação indicativa da sessão: 14 anos
Sessão comentada pela atriz e diretora Inês Peixoto e pela coordenadora do Cine Santa Tereza, Carla Maia

MOSTRA VANGUARDAS DO CINEMA 
Sobre a mostra: 

Entre os dias 13 e 17, a Mostra Vanguardas do Cinema exibe grandes clássicos de diretores que deram ênfase a estruturas narrativas pouco convencionais, inovações cinematográficas, forte conotação visual e simbólica. Termo cunhado pelo crítico francês André Bazin, o Cinema de Vanguarda se destaca justamente por suas características inventivas e exploratórias, gerando impacto e redefinindo a compreensão artística de uma obra. A seleção conta com títulos de Mário Peixoto, Luis Buñuel, Germaine Dulac, F. W. Murnau, Dziga Vertov e Carl Theodor Dreyer.

Programação

13/8, quarta-feira, 17h
A Sorridente Madame Beudet
(La Souriante Madame Beudet | Germaine Dulac | França | 1923 | Drama | 40 min)
Uma entediada dona de casa provinciana presa a um casamento burguês começa a fantasiar uma vida fora da sua monótona existência.
A Concha e o Clérigo
(La Coquille et Le Clergyman | Germaine Dulac | França | 1928 | Experimental | 31 min)
Obcecado pela mulher de um general, um clérigo tem alucinações eróticas.
Classificação indicativa: 16 anos

 

13/8, quarta-feira, 19h
Limite
(Mario Peixoto | Brasil | 1931 | Drama/Experimental | 120 min)
Em um pequeno barco à deriva, duas mulheres e um homem relembram seu passado recente.
Classificação indicativa: 14 anos


14/8, quinta-feira, 17h
O Anjo Exterminador
(El Ángel Exterminador | Luis Buñuel | México | 1962 | Comédia/Drama | 93 min)
Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.
Classificação indicativa: 12 anos

 

14/8, quinta-feira, 19h
Nosferatu
(Nosferatu, eine Symphonie des Grauens | F.W. Murnau | Alemanha | 1922 | Fantasia/Terror | 94 min)
O corretor de imóveis Hutter precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter.
Classificação indicativa: 12 anos


16/8, sábado, 19h
Um Homem com uma Câmera
(Tchelovek s kinoapparatom | Dziga Vertov | Ucrânia | 1929 | Documentário/Experimental | 68 min)
Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos.
Classificação indicativa: livre


17/8, domingo, 16h30
Aurora
(Sunrise: A Song of Two Humans | F.W. Murnau | EUA | 1927 | Drama/Romance | 94 min)
Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor.
Classificação indicativa: 14 anos

 

17/8, domingo, 18h30
A Paixão de Joana D'arc
(La Passion de Jeanne d'Arc | Carl Theodor Dreyer | França | 1928 | Biografia/Drama | 97 min)
A jovem camponesa Joana D'Arc é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa suas últimas horas de vida capturada e torturada pelos ingleses.
Classificação indicativa: 14 anos

MOSTRA O CINEMA NO DIVÃ
Sobre a mostra:

Entre os dias 5 e 28, a mostra O Cinema no Divã, apresenta oito títulos que têm como eixo narrativo a complexidade da exploração da mente humana. A importância do trabalho do psicólogo em nossa sociedade é celebrada no dia 27 de agosto, dia comemorativo deste profissional responsável por estudar e compreender o comportamento humano. É o mote para ver e rever obras instigantes de diretores de destaque, como  Sidney Lumet, Robert Redford, Martin Scorsese, Milos Forman, Frank Oz, Woody Allen, dentre outros.  

Filmes: 

5/8, terça-feira, 18h40
Classificação indicativa: 14 anos

20/8, quarta-feira, 16h30
Classificação indicativa: 14 anos

22/8, sexta-feira, 16h30
Classificação indicativa: 18 anos

23/8, sábado, 19h
Classificação indicativa: 16 anos

24/8, domingo, 19h
Classificação indicativa: 14 anos

27/8, quarta-feira, 16h30
Classificação indicativa: livre

28/8, quinta-feira, 16h30
Classificação indicativa: 12 anos

28/8, quinta-feira, 19h
Classificação indicativa: 16 anos

FENDA - FESTIVAL EXPERIMENTAL DE ARTES FÍLMICAS
Sobre a mostra:

A terceira edição do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas traz 18 sessões de cinema em DCP, Super 8mm e 16mm, performances de projeção analógica, música, dança, poesia, uma oficina de intervenção em 16mm e uma sessão ao ar livre. O evento é gratuito e promove o encontro entre artistas locais e internacionais, destacando o lado inventivo da produção audiovisual contemporânea. O Festival será composto por seis pequenas mostras, incluindo as mostras Competitiva Internacional e Competitiva Belo Horizonte. A mostra Intempestivas visa compor recortes curatoriais originais e criar pontes entre o passado, o presente e o futuro do cinema experimental. A mostra Horizontes trará três artistas belo-horizontinas – uma das artes do corpo, uma da música e uma da poesia – para realizar intervenções performáticas. O Festival conta ainda com uma mostra infantil, curada pela espanhola Gloria Vilches. Por fim, a mostra Visões terá como convidada internacional Helga Fanderl, veterana realizadora alemã que trabalha com filmes em Super 8,  e como convidada nacional Moira Lacowicz, cuja produção é baseada na intervenção direta sobre imagens analógicas pré-existentes, em Super 8 e 16mm.

Programação: 

6/8, quarta-feira, 16h30
Competitiva BH 1


Europa - Me Avise Quando Chegar
(Victor Vieira | Brasil | 2024 | Experimental | 9 min)
Nesse filme-ensaio, as fotos incolores são organizadas de forma a recriar as vibrações de um espaço, que, a partir da voz que guia o olhar, ganha camadas pessoais, sensoriais e simbólicas. Uma viagem por dentro de um rinoceronte atravessado por memórias.


Esboços
(Rogério Vasconcelos | Brasil | 2024 | Experimental | 7 min)
Um experimento com imagens geradas e movimentadas artificialmente. Cada um dos 3 segmentos antológicos do curta busca incorporar a transitoriedade e onirismo, relativos à tecnologia, por meio de conceitos visuais particulares e sons eletroacústicos ressonantes. Um convite a pensar nas possibilidades estéticas da IA nas artes fílmicas.


Núbia
(Bárbara Bello | Brasil | 2025 | Experimental | 12 min)
O corpo e a cidade se cruzam em uma deriva noturna. Ruídos delirantes atravessam a madrugada, enquanto uma figura anônima tensiona o espaço imagético. Uma jornada erótica e atmosférica em constante fricção desejante.


Aarão Reis, Solução do Turco
(Nicholas Correa Negreiros | Brasil | 2024 | Experimental | 12 min)
Em dispersão temporal imagética, deslocamentos por diferentes áreas de Belo Horizonte compõem um tabuleiro silencioso. Entre pausas e avanços, insinua-se um truque: um gesto que parece mecânico, mas obedece a outro comando — o cálculo verdadeiro se oculta atrás da imagem, à espera do desvelamento da simulação.


Ilusão É Acreditar na Permanência
(Gus Rocha | Brasil | 2024 | Experimental | 6 min)
Entre fuga e contorção, o corpo risca a superfície até dissolver suas bordas. No preto e branco, pulsa uma dança de convite e vertigem. Máscara, feixe, batida: imagens deslizam entre a pulsação e o abismo, onde o gesto é permanência, forma em delírio.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada


6/8, quarta-feira, 18h15
Competitiva Internacional 1


Sem Título # 10: ao Redor do Amor
(Carlos Adriano | Brasil | 2025 | Experimental | 16 min)
Constelações de estrelas e vagalumes. Erupções vulcânicas e de gêisers. A combustão do cinema e do amor. Entre a “astronomia apaixonada” (Proust) e a paixão astronômica. “Mas como é possível o amor ?” (Hölderlin, “Mnemosyne”, 1803). “O tempo do amor é o tempo perdido. Os signos do amor implicam um tempo que se perde” (Deleuze).


Pele de Touro Morto
(Piel de Toro Muerto | Aroldo Murguia | Peru | 2025 | Experimental | 23 min)    
Faz milhares de anos, o cinema germinou na encosta de uma montanha no Peru. O sinal do seu movimento se sustenta na rocha vulcânica que outrora foi a sua pele, que muda e se transforma sem parar.    


Tecitura Preta
(Black Sprang | Tracie Morris | EUA | 2024 | Experimental | 10 min)
Tecitura Preta é a segunda parte de um díptico de curtas-metragens experimentais de poesia documental. Foca na centralidade primordial da presença de mulheres, com ênfase em mulheres negras.    


Para Baixo e para a Esquerda
(Abajo y a la Izquierda | Martín Baus | 2025 | Chile/Equador/Suíça | Experimental | 14 min)
Uma colagem fílmica que tenta delinear um território concreto, imaginado e desejado, situado “para baixo e para a esquerda” da cartografia mundial hegemônica.


Feiura Comovente
(Ultra Martini | Brasil | 2025 | Experimental | 15 min)
Aos quase 30 anos, Anjo está preso a um vínculo visceral com sua mãe. Uma Pessoa de Balaclava surge como um reflexo projetivo de sua dor e desejo. Rituais de sacrifício transformam a carne em oferenda, num limiar entre redenção e ferida aberta. Com um elenco inteiramente trans, Feiura Comovente é um filme-poesia sobre fé, cicatrizes e a beleza do que não pode ser salvo.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos


6/8, quarta-feira, 20h
Intempestivas 1


Élégie à Rimbaud
(Leo Pyrata | Brasil | 2010 | Experimental | 7 min)
Elle est retrouvée. Quoi ? - L’éternité. C’est la mer allée Avec le soleil.


Vida de Cachorro
(A Dog's Life | Charlie Chaplin | EUA | 1918 | Experimental | 33 min)
O Vagabundo e seu companheiro canino lutam para sobreviver no centro da cidade.


Bicho Azul
(Rafael Spínola | Brasil | 2021 | Experimental | 7 min)
Toda história de amor é uma história de fantasma.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão com acessibilidade de legenda descritiva


7/8, quinta-feira, 16h30
Competitiva BH 2


Safo, a Doce-amarga
(Larissa Muniz | Brasil | 2025 | Experimental | 26 min)
Nesse filme-ensaio, imagens de arquivo desviam o olhar, riscam a margem. Entre ficções e fantasmas do desejo, vagam os contornos de um cinema lésbico-feminista possível.


Transe
(Ana Carolina Farina | Brasil | 2024 | Experimental | 2 min)
Na dispersão dos estilos e texturas, a animação se move sem ancoragem. Entre cortes, texturas e deslizamentos, insinua-se um transe: composição que se refaz no plano, sem eixo narrativo, guiada por acúmulos visuais, estados de suspensão e proximidades em sonho.


Junho de 2002
(Tainá Lima | Brasil | 2024 | Experimental | 10 min)
Filmagens caseiras, arquivos pessoais e fragmentos de filmes compõem este curta que busca transpor em imagens os dramas e paixões de uma jovem cineasta negra. Um universo pessoal emerge, a sensação de existir perante e a partir do cinema.


Ruídoresíduo
(Nico Vaz/Rosa Dornas/Popó Tolentino | Brasil | 2025 | Experimental | 3 min)
Na borda da imagem, ouve-se o que quase escapa. Fragmentos mínimos — uma retina, um caule, um sopro — compõem uma escuta residual: um vislumbre dos vestígios perceptivos, dos resquícios de fluxo.


Ocupando Es(Passos)
(Júlia Barbosa | Brasil | 2024 | Experimental | 5 min)
Uma dança constituída pela descontinuidade de seus movimentos e sons, que se encontram em ativo atrito. Em Ocupando Es(Passos), o fluxo das ruas do centro de Belo Horizonte se torna parte da cena, compondo uma coreografia política da cidade.


Homenagem à Hollis Frampton (ou Thiago)
(Pedro Kalil | Brasil | 2024 | Experimental | 13 min)
Um plano fixo apresenta uma fotografia descentrada, sobre ela incide a polifônica voz off, que rivaliza com outros sons. Estruturalmente baseado no filme Hapax Legomena: Nostalgia (1971), de Hollis Frampton, Homenagem investiga de maneira performática os (des)caminhos da memória.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada


7/8, quinta-feira, 18h15
Competitiva Internacional 2


Nazareth
(Mike Hoolboom | Canadá | 2025 | Experimental | 7 min)
Um retorno ao fatídico ano de 1948 em Israel, reenquadrado por uma única fotografia que é tirada de um rosto de cada vez.


Ao Sol, Longe do Centro
(Al Sol, Lejos del Centro | Pascal Viveros/Luciana Merino | Chile | 2024 | Experimental | 17 min)
Santiago no calor cintilante do verão. As imagens de alta resolução são submetidas a um zoom digital que transforma os espaços em superfícies e as casas em texturas. Em meio a isso, emergem os pequenos gestos do cotidiano urbano de duas mulheres à procura de um lugar para o seu amor.


Apneia
(Thales Pessoa | Brasil | 2025 | Experimental | 9 min)
Um grupo de pescadores dorme às margens do rio Potengi, onde praticam mergulho livre. A resiliência destes corpos de água desdobra-se através de uma série de micro-acções, flutuações meditativas em que a dimensão produtiva do trabalho é suspensa, levando-o à comunhão do pescador com o próprio ritmo do rio.


Um Outro Outro
(Another Other | Bex Oluwatoyin Thompson | EUA | 2025 | Experimental | 9 min)
Em torno dos interrogatórios de duas figuras negras por numerosos funcionários brancos do Estado, o filme debate-se com o escrutínio e o sequestro do discurso da figura negra, ao mesmo tempo em que aborda a sua cumplicidade na violência e corrupção das instituições a que servem.


ULÍA
(Laura Moreno Bueno | Espanha | 2024 | Experimental | 13 min)
Uma colagem construída a partir do fotograma que propõe unir diferentes lugares a partir das distorções do espaço, encerrando diferentes paisagens no mesmo quadro. Criando paisagens não-existentes mas potencialmente reais.


Mar de Dentro
(Nu Abe | Brasil | 2025 | Experimental | 17 min)
Línguas, bichos, poros, pés, grãos, peles. Um passeio por formas e texturas, embalado pela brisa suave de um entardecer à beira mar. O prazer selvagem emerge da calmaria do oceano.
Classificação indicativa: 18 anos


7/8, quinta-feira, 19h45
Horizontes 2: Francisco César + Nelson Pimenta + Rémy Reber


Uma Página de Loucura
(狂った一頁 | Teinosuke Kinugasa | Japão | 1926 | Experimental | 71 min)
Um marinheiro consegue um emprego como faxineiro em um manicômio para tentar libertar a esposa internada. Mas essa história é só uma desculpa para uma viagem de terror experimental fascinante, produzida pela Shinkankakuha (Escola de Novas Percepções), e que conta com algumas das imagens mais aterrorizantes e espetaculares da história do cinema.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão com performance musical em diálogo com o filme


8/8, sexta-feira, 16h30
Intempestivas 2: Faz que vai (elogio do drible)


A Menina Mascando Chiclete
(The Girl Chewing Gum | John Smith | Inglaterra | 1976 | Experimental | 12 min) 
É dia de jogo numa esquina qualquer. As coisas todas se movem sob as ordens de uma voz que tudo sabe e tudo vê.


Um Filme (Secreto)
(Una Película (Secreta) | Jerónimo Atehortúa | Colômbia | 2025 | Experimental | 23 min)
Um labirinto de variações, ruídos, repetições, desencontros. Elipses sobre elipses, como Valderrama na intermediária contra os alemães. 


Coffea Arábiga
(Nicolás Guillén Landrián | Cuba | 1968 | Experimental | 17 min)
Um turbilhão de vaivéns, um musical sobre os limites da linguagem, uma comédia experimental. 


Classificação indicativa da sessão: 16 anos


8/8, sexta-feira, 18h15
Competitiva Internacional 3


Rondas Giratórias
(Revolving Rounds | Johann Lurf/Christina Jauernik | Áustria | 2024 | Experimental | 11 min)
Os obstáculos temporais e físicos que parecem manifestar-se nas diferentes escalas entre o homem e a planta são desconstruídos através de meios cinematográficos.


Aparição
(Camila Freitas | Brasil | 2024 | Experimental | 20 min)
Num ritual caseiro, a minha avó incorpora o caboclo Indaiá, o seu guia espiritual, provindo das tradições afro-brasileiras.


February Answers
(Melissa Dullius | Brasil/Alemanha/EUA/Finlândia | 2025 | Experimental | 8 min)
Às vezes precisamos chegar ao outro lado para entender o que estivemos atravessando.


Breu Febril
(Wallace Douglas | Brasil | 2024 | Experimental | 11 min)
Gustavo está cansado e resolve desabafar entre as materialidades da vida.


Grandmamauntsistercat
(Zuza Banasińska | Polônia/Países Baixos | 2024 | Experimental | 23 min) 
Filme criado a partir de materiais de arquivo do Estúdio de Cinema Educativo de Lódz, conta a história de uma família matriarcal através dos olhos de uma criança que se debate com a reprodução de sistemas ideológicos e de representação.


O Faz-tudo
(Fábio Leal | Brasil | 2025 | Experimental | 5 min)
Prazer visual e cinema narrativo.
Classificação indicativa da sessão: 18 anos


8/8, sexta-feira, 19h45
Visões: Elena Duque: o mar em meus olhos


O Mar Salgado
(La Mar Salada | Elena Duque | Espanha | 2014 | Experimental | 3 min)
Filme sobre o mar salgado (galego e especialmente da Corunha), com um pot-pourri de
canções marítimas (das Astúrias) do Coro Bajamar de Luanco.


Coleção Privada
(Colección Privada | Elena Duque | Espanha/Venezuela | 2020 | Experimental | 13 min)
Pode ser visto como uma coleção de arte duvidosa, mas também como uma compilação no espírito da filatelia ou da arqueologia, ou uma série de objetos e documentos sob a forma de um mostruário de memórias. O catálogo emocional de uma vida transformada, por sua vez, num ítem colecionável.


Mar de Coral
(Elena Duque | Espanha | 2022 | Experimental | 11 min)
Um filme de aproveitamento. Rolos de super 8mm próprios e alheios recolhidos ao longo dos anos e organizados de acordo com as suas tonalidades de cor e as peripécias biográficas próprias. O resultado de cortar e juntar pedaços de filme como uma ação calmante.


Olhinhos Mentirosos
(Ojitos Mentirosos | Elena Duque | Espanha | 2024 | Experimental | 6 min)
O trompe l’oeil é um género de pintura que se baseia em “enganar o olhar” do observador. Eis uma amostra de pinturas trompe l’oeil de Madrid: as que inventam janelas e céus inexistentes nos muros da cidade, e aqueles que a câmera de cinema fabrica.


Portais
(Portales | Elena Duque | Espanha | 2025 | Experimental | 16 min)
O filme segue o curso do rio Guadalete, em Cádis, Espanha, da serra até o mar: um catálogo de paisagens que escondem outras paisagens, uma coleção de portais (e postais) interdimensionais que fusiona ação real e animação para criar uma fauna e uma flora impossíveis, uma outra história e geografia para um discreto curso d’água.
Performance: Curso de Pintura Rápida para Principiantes 
Aprenda a pintar em quatro lições simples: em “Para Sonia”, descubra a abstração geométrica e a cor de Sonia Delaunay; em “Natureza-morta”, domine o género de pintura mais versátil; em “Action-Painting”, siga os passos de Joan Mitchell (e não tanto de Pollock); em “Retrato sentado”, aprenda como pintar um retrato cubista finalmente ao seu alcance.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada


9/8, sábado, 16h30
Sessão Infantil Cinema 3/99: Comer com os olhos (Programa original do Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona)


Tomate
(Tomato | Caitlin Craggs | EUA | 2015 | Experimental | 3 min)
O primeiro de uma série de filmes de tamanho reduzido e visualmente engraçados que reconsideram alguns dos alimentos mais humildes e omnipresentes nos nossos pratos - as formas como os definimos e consumimos, e também como esses alimentos podem vir a nos definir.


Ñam
(Elena Duque | Espanha | 2014 | Experimental | 2 min)
Capricho frutado de animação precária, salada de frutas em movimento espasmódico, com uma aparição estelar de muppets comestíveis.


Fruta Fruta
(Fruit Fruit | Peter Millard | Reino Unido | 2013 | Experimental | 2 min)
Limão, cranberry, maçã, banana, pepino, laranja, lima são uma seleção de Fruta Fruta.


#010
(Yonay Boix/Ariadna Onofri/Alexandra Boix | Espanha | 2024 | Experimental | 3 min)
O paraíso é tomar café da manhã no terraço. “Le Repas de Bébé” dos irmãos Lumière, com a diferença que este bebê de 2024 não só come, como também filma seus pais.


12 Cafés da Manhã
(12 Breakfasts | Jo Thompson | Alemanha | 2021 | Experimental | 5 min)
Brincar com a comida em doze eventos de café da manhã.


Fazendeiro McFay Conta 6 Limões e Limas
(Farmer McFay Counts 6 Lemons and Limes | William Wegman | EUA | 1993 | 1 min)
Fay Ray, cachorro de William Wegman, interpreta o velho fazendeiro McFay neste segmento da Vila Sésamo. O fazendeiro McFay têm seis limões e limas, e não importa como ele os posicione, sempre restam seis.


Classificação indicativa da sessão: livre


9/8, sábado, 18h
Intempestivas 3: Fronteiras imaginadas


Machete Gillette… Mama,
(Larry Gottheim | República Dominicana | 1989 | Experimental | 43 min)
O filme é
composto por rápidas e disjuntivas imagens e por sons de aspectos da vida na República Dominicana - segundo Gottheim, é sobre a própria representação, dentro do ritual, dentro do cinema, dentro da história, dentro da narrativa.


Pacaman
(Dalissa Montes de Oca | República Dominicana | 2021 | Experimental | 23 min)
Quais são os limites de uma câmera? Em Pacaman (2021), Dalissa Montes de Oca aborda “La Duarte”, uma rua comercial caótica e animada de Santo Domingo. 
Classificação indicativa da sessão: 16 anos


9/8, sábado, 19h30
Visões: Helga Fanderl: cenas de uma vibração total 1


Aviões I/Cachoeira/Colheita de Maçã/Roda Gigante/Meninas/Fonte/Retrato/Bebendo Chá/Cortina Vermelha/Mona Lisa I/Fonte Médicis/Aviário/Passantes/Fogo de artifício/Flores de Íris e Pavões/Estacas em um Rio/Depois do fogo/Animais de Zoológico e Arquiteturas/Tulipas/Para K. (Canal na Luz do Verão)
(Helga Fanderl | Alemanha | 1992-2024 | Experimental | 51 min)


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada pela artista alemã Helga Fanderl


10/8, domingo, 16h30
Visões: Helga Fanderl: cenas de uma vibração total 2


Carrossel/Plantas Aquáticas/Balançando/Imagens da Primavera/Imagens de Paris para Dr. G. /Cães Brincando/Conversação na Praia/Outono em St. Piat/Caquizeiro no Inverno/Na Neve /Urso Polar/Espelhado/Árvore Florescente/Fotos ao Ar Livre/Escola de Apicultura /Mimosas ao Vento/Passando Ferro na Rua/Barcos de Pesca/Tanque de Circulação/Grade sobre a Coruja da Neve/Folhas sobre o Telhado de Vidro/Jardin d’Acclimatation I
(Helga Fanderl | Alemanha | 1992-2023 | Experimental | 52 min)


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada pela artista alemã Helga Fanderl


10/8, domingo, 17h45
Visões: Moira Lacowicz: reencontros, corrosões


Let's take a Walk
(Moira Lacowics | Argentina | 2018 | Experimental | 5 min)
“A memória presente na imagem como signo da ausência”. Let’s take a Walk é um filme realizado com material familiar encontrado no Brasil, Argentina e Uruguai com intervenções de diversos processos químicos.


Lick Every Drop
(Moira Lacowicz/Leonardo Zito | Argentina | 2018 | Experimental | 6 min)
Em 2015, 4 rolos de 8mm com filmes pornográficos hardcore dos anos 60 são encontrados em um caminhão basculante em Buenos Aires. Em 2019, intervimos com ácido sulfúrico e soda cáustica. A emulsão se expande e se contrai com os corpos, fundindo-se até abstrair completamente. Um duelo entre a censura e o explícito.


MALOGRO
(Moira Lacowicz | Argentina | 2019 | Experimental | 5 min)
Documentário sobre a história dos Jogos Olímpicos manipulado com químicos corrosivos. A emulsão, junto aos atletas que compõem a película, geram distintos resultados rítmicos.


Double Talk II
(Moira Lacowicz | Argentina | 2019 | Experimental | 4 min) 
Colagem audiovisual originalmente concebida em dois canais com projetores Super 8mm. Pequenas sequências de filmes familiares são combinadas com documentários de valor histórico e institucional, propondo uma possível reflexão sobre a materialidade do suporte.


Mas Paritaria Menos Yuta
(Moira Lacowicz/Leonardo Zito | Argentina | 2018 | Experimental | 3 min)
Material filmado durante o mês de julho de 2018 em Buenos Aires. O material registra diversas situações atravessadas pelo contexto social atual. Filmado em Super 8 e revelado artesanalmente pelos próprios cineastas.


XVII Estrela
(Moira Lacowicz | Brasil | 2023 | Experimental | 3 min)
Realizado em tomada única durante a oficina do Festival Inflamável. Inspirado na carta de tarot “A Estrela.”


Wild Flowers
(Moira Lacowicz | Brasil | 2024 | Experimental | 5 min)
Partindo de fitogramas delicados, transita por negativos de flores, paisagens subjetivas de praia, pescadores em seu cotidiano culminando no pulsar visceral de um coração.


Fanopeia ou Guerra entre Imagens
(Moira Lacowicz | Brasil | 2025 | Experimental | 5 min)
Concebida para dois projetores analógicos em sincronia imperfeita, uma peça audiovisual expandida onde imagens de arquivo colidem com abstrações criadas por técnicas manuais.
Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada pela artista paranaense Moira Lacowicz


10/8, domingo, 19h
Encerramento e Intempestivas 4: Memória, transe, território


Coração Sangrante
(Corazón Sangrante | Ximena Cuevas | México | 1993 | Experimental | 4 min)
Astrid Hadad, vestida com trajes tradicionais e adereços religiosos, interpreta uma balada romântica chilena diante de paisagens fantásticas. Suas posturas hiperbólicas traduzem a história da desilusão amorosa de uma mulher, nesse vídeo que explora o tom lúdico, a sátira e o melodrama sob um cenário pictórico latino-americano.


¡Aoquic iez in Mexico! O México Não Existirá Mais!
(¡Aoquic iez in Mexico! ¡Ya México no existirá más! | Annalisa D. Quagliata Blanco | México | 2024 | Experimental | 80 min)
Um olhar frenético percorre a turbulenta Cidade do México, essa metrópole colossal sustentada pelo mito da miscigenação e outras violências coloniais. Passado e presente tecem uma enxurrada de imagens; memórias fragmentadas desse território.


Classificação indicativa da sessão: 16 anos
Sessão comentada

CICLO MUSEO DEL PRADO
Sobre a mostra

O Instituto Cervantes e o Centro de Estudos Europa Hispânica, em colaboração com a União Greco-Americana e com a Prefeitura de Belo Horizonte, apresentam este ciclo de quatro documentários dedicados a grandes pintores cujas obras estão expostas no Museu do Prado, em Madri. 

Patinir, a invenção da paisagem; El Greco, pintor do invisível; Rubens, o espetáculo da vida e Zurbarán e seus doze filhos compõem um programa coerente e atraente para espectadores de diferentes formações, que interessará tanto a especialistas quanto ao público em geral. 

Graças à participação de conservadores de museus e estudiosos de prestígio reconhecido, esses filmes permitem conhecer a trajetória e a obra de quatro grandes mestres da pintura.

Programação: 

20/8, quarta-feira, 19h
El Greco, o Pintor do Invisível
(El Greco, pintor de lo invisible | Miguel Ángel Trujillo | Espanha | 2014 | Documentário | 52 min |Legendado)
O documentário situa El Greco em seu contexto histórico para entendê-lo como um criador de uma nova linguagem artística. A partir de sua experiência com a pintura de ícones, seu grande feito foi traduzir os mistérios da religião em imagens que falavam ao homem dos séculos XVI e XVII, comunicando-lhe visões místicas de uma forma que já na época foi reconhecida como inovadora. Aqui se explica como El Greco alcançou um estilo tão pessoal e quais foram as chaves de sua arte, que exerceriam uma enorme influência na pintura moderna a partir de 1860.


Classificação indicativa: 12 anos
Sessão comentada por Prof. Dr. Hugo Houayek


21/8, quinta-feira, 17h
Zurbarán e Seus Doze Filhos
(Zurbarán y sus doce hijos | Arantxa Aguirre | Espanha | 2020 | Documentário | 72 min | Legendado)
O documentário conta a história e o significado de Jacó e Seus Doze Filhos, uma série de treze quadros pintados por Francisco de Zurbarán em Sevilha por volta de 1640, possivelmente para o Novo Mundo, embora nada se saiba deles até serem adquiridos em um leilão pelo comerciante londrino James Mendez, setenta anos depois. 
Sessão comentada por Prof. Dr. Eugênio Paccelli Horta


Classificação indicativa: 12 anos


21/8, quinta-feira, 19h
Patinir, a Invenção da Paisagem
(Patinir, la invención del paisaje | Miguel Ángel Trujillo | Espanha | 2007 | Documentário | 50 min | Legendado)
Joachim Patinir, que trabalhou em Antuérpia entre 1515 e 1524, foi o primeiro artista europeu especializado em pintar paisagens. Suas surpreendentes obras refletem a curiosidade pelo mundo natural, característica do Renascimento, e ao mesmo tempo evocam a ideia de um universo transcendental. Este documentário aborda o enigma de um pintor cuja biografia é praticamente desconhecida e que revolucionou o mercado de arte e até mesmo o conceito de pintura nos primórdios do século XVI.


Classificação indicativa: livre
Sessão comentada por Profa. Dra. Andréa Vilela


22/8, sexta-feira, 19h
Rubens, o Espetáculo da Vida
(Rubens, el espectáculo de la vida | Miguel Ángel Trujillo | Espanha | 2010 | Documentário | 50 min | Legendado)
Rubens foi, além de um artista de talento extraordinário, um homem de grande erudição, cortesão e diplomata comprometido. A vida lhe sorriu: estudou na Itália, frequentou as cortes europeias, relacionou-se com os grandes de sua época, viveu dois casamentos felizes, desfrutou da fama e acumulou uma fortuna considerável. Em meio à época de crise em que viveu, sua obra reafirmava os valores de um mundo que desaparecia pouco a pouco através do vigor de sua pincelada, do poder dos volumes e da força apaixonada de sua narrativa.


Classificação indicativa: livre
Sessão comentada por Prof. Dr. Alan Fontes

CINE PARAOPEBA
Sobre a mostra: 

Após o desastre-crime causado pelo rompimento da Barragem da Vale, em Brumadinho, constatou-se uma multiplicação das narrativas audiovisuais sobre o rio Paraopeba e sua gente. 

Com a implementação do Acordo Judicial, as Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) ingressaram no território que vai de Brumadinho à Represa de Três Marias, produzindo um vasto material audiovisual em parceria com as pessoas atingidas, evidenciando suas histórias de luta e suas narrativas sobre o que foi o rompimento e suas consequências, que ainda perduram.  

O Cine Paraopeba é uma proposta pedagógica, no qual o trabalho de formação audiovisual está voltado às pessoas atingidas e aos usuários do Cinema Santa Tereza, com foco em oficinas, debates formativos e exibição de filmes, produzidos pelas pessoas atingidas, pelos comunicadores das ATIs e outras realizações que já circularam em alguns festivais.  

A realização é da Aedas,  uma organização que trabalha em defesa dos direitos das comunidades atingidas por barragens e, desde 2019, foi escolhida para ser Assessoria Técnica Independente das comunidades de duas regiões da Bacia do Paraopeba: Brumadinho (Região 1) e os municípios de Betim, Mário Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Igarapé e Mateus Leme (que compõem a Região 2).  

Programação:

29/8, sexta-feira, 18h
Abertura  
Abertura, acolhimento e apresentação dos realizadores/convidados.   
Masterclass
Masteclass com a Professora Clarice Alvarenga, cineasta, Curadora do Encontro de Educação do CINEOP e professora da FAE/UFMG  


29/8, sexta-feira, 19h30 
Sessão Aedas
Em outubro de 2024, foram realizadas oficinas de Comunicadores Populares, atividades que integram o ciclo de formação de Direitos Humanos da Aedas Paraopeba. Como resultado desse processo, foram produzidos seis filmes pelos adultos, um por jovens e dois pelas crianças atingidas a partir de seus próprios registros fotográficos e debates para a criação de narrativas em conjunto.  


Sessão Aedas


Retalhos (Brasil | 2025 | 7 min) 
Nós (Brasil | 2025 | 3 min) 
Resgatando os trilhos da vida (Brasil | 2025 | 5 min) 
Vida Ganância e esperança (Brasil | 2025 | 8 min) 
Caranguejo (Brasil | 2025 | 4 min) 
Adolescer (Brasil | 2025 | 2 min) 
Existe um rio vivo dentro de mim (Brasil | 2025 | 8 min) 
Ciranda Encantada (Brasil | 2025 | 6 min) 
Vale cara de pau (Brasil | 2025 | 5 min) 

Classificação indicativa: livre


30/8, sábado, 15h 
Sessão Água Infantil
A Sessão Aguinha, voltada ao público infantil, propõe um mergulho sensível nos saberes das infâncias e dos povos originários sobre a água. Por meio de animação e curtas metragens realizadas por pessoas indígenas — como em Abuela Grillo, Das Crianças Ikpeng para o Mundo e Kalapalo — a curadoria convida a pensar a água não apenas como recurso, mas como vida, ancestralidade, corpo e direito coletivo.


Abuella Grilo (Bolívia | 2012 | 12 min) 
Vamos lá Criançada (Brasil | 2016 | 20 min) 
Das crianças Ikpeng para o mundo (Brasil | 2001 | 35 min) 
Kalapalo (Brasil | 2016 | 5 min)
Classificação indicativa: livre


30/8, sábado, 19h   
Mostra Água Adulto
A Sessão Água apresenta produções que têm como tônica o encontro com as águas e as tradicionalidades. Nos filmes, indígenas, ribeirinhos, pescadores e foliões, que resistem e lutam em seus territórios, são personagens de histórias atravessadas pela ganância dos poderosos.


Das Águas (Brasil | 2023 | 17 min) 
Histórias Atingidas: Raízes dos Aranã – onde a terra grita e a memória floresce (Brasil | 2025 | 5 min) 
Mariana Território Atingido - A Folia de Seu Zezinho (Brasil | 2024 | 24 min) 
Regência: as últimas horas antes da "lama" (Brasil | 2015 | 11 min) 
Classificação indicativa: 12 anos


31/8, domingo, 17h  
Sessão ATI
Ao longo da Bacia do Paraopeba e Represa Três Marias, há o trabalho de diversas instituições que assessoram as pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale em Brumadinho e que tem na produção fílmica uma ferramenta político-pedagógica para contribuir com a amplificação das vozes que lutam por reparação.


Amianto
(Brasil | 2025 |23 min)
Classificação indicativa: 12 anos


31/8, domingo, 19h
Sessão de Encerramento - André Novais 


Rua Ataleia
(André Novais | Brasil | 2022 | Ficção | 11 min)
Em 2011, numa noite sem luz em uma rua de um bairro de periferia, uma família aguarda o retorno da energia elétrica, rodeada por velas que iluminam conversas e pensamentos. Hoje, dez anos depois, a luz tenta impor o seu lugar perante as sombras da memória.
 

Quintal 
(André Novais | Brasil | 2015 | Ficção | 20 min) 
Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.
 

Quando Aqui
(André Novais | Brasil | 2024 | Ficção | 35 min)
Viajar no tempo sem sair do lugar.
 

Classificação indicativa da sessão: 18 anos
Sessão comentada pelo realizador André Novais 

CINECLUBE COMUM
Sobre a mostra:

O Cineclube Comum é um projeto de curadoria, exibição e discussão cinematográfica em atividade em Belo Horizonte desde 2012. A premissa consiste em apostar no potencial que as salas de cinema possuem de serem espaços de troca, partilha de ideias e efervescência cultural e política.

Programação

12/8, terça-feira, 19h

El Satario
(Anônimo|Argentina |1907 | Experimental | 9 min) 
Um grupo de mulheres peladas é interceptado por um demônio tarado. Uma delas é sequestrada e um dos primeiros filmes pornográficos da história é filmado.  


Anatomia do Inferno
(Catherine Breillat |França | 2004 | Drama |77 min)
Uma mulher paga um homem desconhecido para observá-la em um quarto afastado do mundo. Durante quatro noites, dois estranhos criam um elo através da angustiada exploração do que há de insólito e dilacerante no feminino.


Classificação indicativa: 18 anos
Sessão comentada

LANÇAMENTO
Programação: 

26/8, terça-feira, 19h
Classics Hip Hop 
(Livia Maria Alves Sandim | Brasil | 2025 | 30 min)


O documentário Classics, mergulha na história de um dos festivais de hip hop mais importantes de Belo Horizonte, idealizado há mais de 15 anos pelo DJ Zeu. A produção resgata a trajetória do evento como espaço de resistência e representatividade preta, reunindo imagens marcantes da edição no Parque Municipal, que contou com a presença histórica de KL Jay, dos Racionais. Entre imagens de dança e de outras atrações presentes no dia, o filme apresenta depoimentos do público e do próprio Zeu, revelando o impacto cultural e social do festival na cena hip hop brasileira.
Sessão comentada pela diretora e por DJ Zeu
Classificação indicativa: livre


27/8, quarta-feira, 20h
Bruma - Confeitaria
(Moviola Mídia Livre - Ana Moraes/Olivia Franco | Brasil | 2025 | Videoclipe | 18 min)


A Confeitaria é uma banda de música instrumental progressiva, psicodélica e mântrica, formada por Gabriel Murilo (guitarra e baixo) e Lucas Mortimer (bateria). A banda está comemorando 10 anos de banda e prestes a lançar seu terceiro álbum, chamado "Cheia". A primeira faixa do disco, "Bruma", ganhou um videoclipe. As imagens foram captadas entre 2023 e 2025 no distrito de Lapinha da Serra, Santana do Riacho, MG. 


Classificação indicativa: livre
Sessão comentada

CINE DIVERSIDADE
Sobre a mostra

O Cine Diversidade é uma programação mensal proposta pelo Conselho Regional de Psicologia, que fomenta, pelo cinema, discussões relevantes em sessões comentadas de filmes nacionais e internacionais que ampliam o debate sobre gênero e sexualidade, fortalecendo o combate à LGBTfobia e consolidando esta pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte. Em agosto, a temática abordada é visibilidade lésbica.

Programação

19/8, terça-feira, 19h


Aquela Mulher
(Cristina Lago/Marina Erlanger | Brasil | 2023 | Ficção | 14 min)
Camila trabalha em um restaurante na periferia do Rio de Janeiro. Um dia, uma senhora chega e puxa conversa. À medida que tudo se intensifica, a energia acaba repentinamente, afundando o local na escuridão.


Ficção Suburbana
(Rossandra Leone | Brasil | 2023 | Ficção | 19 min)
Entre afetos e tensões, o casal Marcela e Camila se relaciona com o cotidiano de suas raízes suburbanas.


Classificação indicativa da sessão: livre
Sessão comentada

5º FESTIVAL DE CINEMA INFANTIL DE BELO HORIZONTE
Programação

2/8, sábado, 16h30
Sessão 11
A mensagem de Jequi
(Igor Amin | Brasil | 2025 | Ficção | 73 min)
Jequi brinca nas águas de seu lugar e aprende como defendê-las de uma grande ameaça. Este menino quilombola resolve transmitir um alerta a outras crianças, através de mensagens que ganham os rios do mundo e a sua própria imaginação.
Classificação indicativa: livre


16/8, sábado, 16h30
Sessão 12
Dentro da Caixinha
(Guilherme Reis | Brasil | 2025 | Ficção | 83 min)
O menino Lúcio está no hospital acompanhado pela mãe e pela irmã quando recebe a inusitada visita da avó Neusa, dos filmes “Dentro da Caixinha”, vestida de palhaça. A Doutora Parafina empresta uma misteriosa caixinha que, quando aberta, transporta Lúcio e sua família para o Sertão da Memória, um lugar fantástico habitado por personagens das cantigas de roda.
Classificação indicativa: livre

SESSÃO AZUL
Sobre a sessão:

Sessão para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Na Sessão Azul, o ambiente é adaptado com meia-luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema.

Filme

23/8, sábado, 16h30
Classificação indicativa: livre

SESSÃO ESPECIAL
Programação

24/8, domingo, 16h30
Vargas, a Transformação do Brasil
(Beto Almeida | Brasil | 2023 | Documentário | 77 min)
Documentário que aborda o período conhecido como Era Vargas  descrevendo suas conquistas econômicas, trabalhistas e seus impactos na cultura e na sociedade.
Classificação indicativa: livre
Sessão comentada

 

QUERO RETIRAR MEUS INGRESSOS 

 

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h.

 

Endereço: Rua Estrela do Sul, Nº 89 - Bairro Santa Tereza - Belo Horizonte - MG - CEP 31.010-240


Telefone: 31 3277 4699

Email: cst-fmc@pbh.gov.br 

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