Pular para o conteúdo principal

Exposições Itinerantes

criado em - atualizado em

arquivo_publico1.jpg





Construindo a cidade a cada dia: memória da administração pública municipal no Arquivo de Belo Horizonte


Promovidas, desde 2006, pelo Arquivo Público de Belo Horizonte, a série de exposições itinerantes tem como objetivo difundir os trabalhos da instituição e os acervos documentais nele preservados. Em sete anos de projeto, foram realizadas oito montagens temáticas de mostras de pequeno porte, em diferentes espaços públicos da capital. Expostas em saguões ou áreas nobres dos prédios públicos, as mostras buscam compatibilizar os temas da exposição com os eventos ou serviços prestados pelo órgão. 


A cada exposição, um tema, acervo ou parceiro institucional é o objeto da mostra. A mesma exposição pode também circular por diferentes espaços, desde que o tema e espaço selecionado tenham um sentido comum. Além de divulgar a riqueza e diversidade da documentação preservada, as mostras também celebram as parcerias já realizadas pelo Arquivo e o potencial do órgão para novas conquistas e êxitos.


Exposições anteriores


Entre discursos e diálogos: registros da comunicação social na Prefeitura de Belo Horizonte - 2012


Esta exposição tratou do desenvolvimento das ações de comunicação social do poder público municipal. A maioria dos registros apresentados compõe o Fundo Assessoria de Comunicação Social do Município, o qual faz parte do acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Composto por fotografias, peças publicitárias em formatos variados, jornais e revistas oficiais, acompanhamento de mídia, dentre outros, esse conjunto documental apresenta inúmeros indícios dos esforços de publicidade e de relações públicas da Prefeitura. Percebe-se o duplo esforço do poder público de mapear as demandas sociais e de tentar construir discursos que, ao mesmo tempo, prestem contas de sua atuação e reafirmem a pertinência de suas ações.


Arquivo da Cidade, Memória Cidadã - 2011


A exposição fez parte das comemorações dos 20 anos do APCBH e teve como proposta celebrar as conquistas e êxitos, assim como refletir sobre as dificuldades e os desafios da instituição. Nesta exposição, um pouco da história do Arquivo e dos serviços prestados foram expostos em diálogo com os seus acervos recolhidos e preservados. A mostra esteve no Centro de Cultura Belo Horizonte e na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Organizada em uma cronologia dividida em quatro fases que pretendiam dar conta dos momentos mais importantes da vida institucional do Arquivo, a exposição partiu da implantação do APCBH no início dos anos 1990, perpassando por diversos temas ligados ao cotidiano da instituição como os desafios enfrentados, a relação com os cidadãos, a preservação da memória da administração pública e da própria cidade.


Coleção Histórias de Bairros: pesquisa e educação patrimonial no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - 2009/2010


A exposição apresentou uma síntese da Coleção Histórias de Bairros de Belo Horizonte, projeto que o Arquivo desenvolveu em parceria com a sua Associação Cultural. A mostra percorreu 2 secretarias e 5 escolas municipais, sendo montada na Sede do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, onde permaneceu até o fim de 2010. O objetivo da exposição foi proporcionar uma noção básica da coleção, assim como de sua relação com a atividade cotidiana do Arquivo e suas potencialidades para a educação escolar. Os conteúdos foram dirigidos a diferentes públicos, apresentando informações sobre o Arquivo, os projetos de pesquisa e educação patrimonial desenvolvidos pela instituição, além de mostrar os aspectos metodológicos e conceituais em seus elementos educativos e informativos.


A exposição apresentava painéis com atividades. Se você visitou a mostra e gostaria saber as respostas, clique nos links abaixo.


SETA ICONE.gif Jogo dos 7 erros

 

SETA ICONE.gif Vôo sobre a cidade


Galeria de Prefeitos: o cotidiano da administração pública e a construção da cidade – 2008
arquivo_publico12.jpg


A mostra divulgou os acervos documentais preservados no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte que registram as trajetórias e os marcos das administrações de cada governo municipal, ao longo de toda a história de Belo Horizonte. São registros textuais e visuais que retratam a passagem dos prefeitos e sua atuação na vida política a administrativa da capital. A exposição divulgou e comemorou também o projeto de microfilmagem e digitalização dos Relatórios de Prefeitos, que contou com a parceria da Universidade de Harvard e a Fundação Andrew Mellon. A mostra foi remontada no Hall da Secretaria Municipal de Finanças e, em seguida, foi remontado no Centro Cultural Lagoa do Nado, onde permaneceu até março de 2009, quando foi para a sede do APCBH.


Preservação e Difusão da Memória Arquitetônica de Belo Horizonte – 2007
arquivo_publico3.jpg


Como um centro voltado para a discussão de temáticas relativas à arquitetura, urbanismo e design, a Casa do Baile constituiu um espaço privilegiado para a abertura da mostra que divulgou os acervos do APCBH relacionados à história da arquitetura e do urbanismo de Belo Horizonte e o projeto a eles vinculados, denominado “Preservação e Difusão da Memória Arquitetônica de Belo Horizonte”, que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.


Entre a receita e a despesa, entre pagamentos e dívidas: registros inéditos da história de Belo Horizonte no acervo da Secretaria da Fazenda – 2007
arquivo_publico4.jpg


Com a promoção conjunta de três equipamentos da Fundação Municipal de Cultura - Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Casa do Baile e Museu Histórico Abílio Barreto – esta exposição foi realizada no foyer do MHAB. Na mostra foram apresentadas reproduções dos diversos tipos de documentos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda, cujo acervo, cobrindo praticamente todo o período entre a fundação da cidade e o final da década de 1980, foi disponibilizado pelo APCBH, totalmente organizado, conservado e inventariado.


15 anos do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte – 2006 
arquivo_publico5.jpg


O tema da primeira exposição foi exatamente os 15 anos do APCBH e o êxito na construção da memória da administração pública municipal. Este êxito foi coroado com a celebração do termo de colaboração entre o Arquivo Público e a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que se mantém até hoje.
 

arquivo_publico6.jpg


Caminhos, trilhos, sinais: uma história reinventada a cada dia: 15 anos do Arquivo Público de Belo Horizonte e da BHTRANS – 2006


Em 2006, a BHTRANS também completou 15 anos, fato que se apresentou como um forte argumento para a segunda exposição itinerante, que se deu exatamente na sede da empresa, entre outubro e dezembro. Em dezembro a mostra foi remontada na sede do APCBH.