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Agenda de Autoridades
Prefeito Fuad Noman posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Prefeito Fuad Noman
Prefeito

Fuad Noman é bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.

No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.

 

Daniel da Cunha Messias Roque posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Daniel da Cunha Messias Roque
Chefe de Gabinete do Prefeito

Formado em Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Política pelo Uni-BH, possui 20 anos de experiência em Gestão Pública, tendo atuado em nível Estadual e Federal. Foi assessor na Secretaria de Planejamento e Gestão no Governo de Minas, de 2003 a 2006 e na Vice-Governadoria do Estado de Minas Gerais nos anos de 2007 a 2010. Entre 2011 e 2014 foi Chefe de Gabinete do Governador do Estado de Minas Gerais na gestão de Antonio Anastasia, de quem foi Chefe de Gabinete no Senado da República entre 2015 a 2022


Procurador-Geral do Município - Hércules Guerra, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom escuro, gravata e camisa de cor azul claro.
Hércules Guerra
Procurador-Geral do Município

Graduado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Direito Público Municipal e Direito de Empresa pela PUC Minas, é servidor público da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1988. Com ampla experiência na área jurídica, chefiou o Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral do Município e atuou como Procurador-Geral Adjunto e Subprocurador Geral Fiscal, além de ter chefiado a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde.


Presidente da Prodabel - Jean Mattos , posa em uma fotografia em local aberto com terno tom escuro, camisa cor branca
Jean Mattos Duarte
Diretor-Presidente da Prodabel

Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e graduado em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Foi Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão de Belo Horizonte e já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas de Logística, Gestão de Projetos, Planejamento e Orçamento, Atua também como Professor de cursos de graduação e pós graduação.


Secretário Municipal de Política Urbana - João Antônio Fleury Teixeira, posa em uma fotografia usando camisa em tom de azul e palito preto.
João Antônio Fleury Teixeira
Secretário Municipal de Política Urbana

Formado em Administração de Empresas, exerceu cargos de Secretário da Fazenda do Distrito Federal, Presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília, Diretor Financeiro do BDMG, Secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Diretor e Membro do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi também Secretário Municipal de Fazenda. 


Secretário Municipal de Meio Ambiente - José Reis Nogueira de Barros, posa em uma fotografia em fundo preto com camisa cor azul
José Reis Nogueira de Barros
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Graduado em Direito e pós-graduando em MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais, pela FGV. Atua na administração pública desde 2008, tendo sido Deputado Estadual, Vereador e Prefeito da cidade de Bonito de Minas – MG. Foi também Presidente da AMAMS, que congrega 84 municípios. É o atual presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) e membro do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM).


Presidente da BHTrans - Júlia Gallo, posa em uma fotografia em local aberto com blusa tom escura.
Júlia Gallo
Presidente da BHTrans

Júlia Gallo é graduada em psicologia pela PUC Minas e pós-graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Tem mais de 10 anos de experiência no setor privado, como Head de Recursos Humanos e, no setor público, na Assessoria de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento do Governo de Minas. Possui certificação e atuação em Coaching Profissional e de Vida no Instituto Internacional de Análise Predictive Index. É membro da comissão avaliadora do prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Em 2021, assumiu a diretoria de Recursos Humanos da BHTRANS e, em 2022, passou a ocupar o cargo de  presidente da empresa.


Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura - Leandro César Pereira, posa em uma fotografia usando camisa na cor branca quadriculada.
Leandro César Pereira
Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura

Formado e pós graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Servidor de carreira estadual, desde 2009. Atuou vários anos com planejamento e orçamento no Governo do Estado de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Secretário Adjunto Municipal na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura por 4 anos.


Secretário Municipal de Fazenda - Leonardo Colombini , posa em uma fotografia com um terno de tom cinza escuro e camisa branca.
Leonardo Colombini
Secretário Municipal de Fazenda

Leonardo Colombini é servidor aposentado do Banco Central. Formado em Ciências Contábeis, é especializado em Auditoria, Administração, Economia e Finanças. Exerceu os cargos de Secretário de Fazenda, do Governo do Distrito Federal. Assessor especial, Subsecretário do Tesouro, Secretário-Adjunto e Secretário de Fazenda no Estado de Minas Gerais. Na Casa Civil da Presidência da República foi Assessor especial do ministro-chefe.


Controlador-Geral do Município - Leonardo de Araújo Ferraz, posa em uma fotografia com um terno de ton cinza escuro.
Leonardo de Araújo Ferraz
Controlador-Geral do Município

Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG, com pós-doutorado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito Público e Processo Constitucional. Possui ainda graduação em Engenharia Civil pela UFMG.


Presidente da Fundação Municipal de Cultura - Luciana Rocha Féres, posa em uma fotografia apenas de rosto.
Luciana Rocha Féres
Presidente da Fundação Municipal de Cultura

Arquiteta e urbanista, doutora em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e mestre em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela UFMG. Foi gerente de cultura do SESC Minas, Diretora do Conjunto Moderno da Pampulha e Diretora de Museus e Centros de Referência da FMC-BH. Coordenou a comissão executiva da Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. É professora e consultora na área de conservação e gestão do patrimônio cultural. É membro do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Atua em gestão cultural e preservação do patrimônio cultural.


Mulher posa em frente à bandeira de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, usando casaco amarelo
Roberta Rodrigues Martins Vieira
Secretária Municipal de Educação

Graduada em História e Pedagogia, Roberta Rodrigues Martins Vieira é profissional de carreira da Rede Municipal de Ensino desde 2011. Atuou como professora da Educação Infantil e Fundamental, coordenadora do Programa Escola Integrada (PEI) e vice-diretora. É pós-graduada em História da Cultura e da Arte; Inclusão e Educação; Alfabetização e Letramento; Educação Infantil; e Gestão de Processos Educativos e Tecnologia.


Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania - Rosilene Rocha, posa em uma fotografia de rosto em local fechado com camisa cor branca.
Rosilene Rocha
Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania

Rosilene Rocha é assistente social formada pela PUC/MG, especialista em Serviço Social e em Métodos e Técnicas de Elaboração em Projetos Sociais pela mesma universidade. Estudou Gestão Local no Banco Interamericano de Desenvolvimento Social (BID), Washington/DC. Foi Secretária Executiva Adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Governo Federal. Foi Secretária Nacional, Estadual (MG) e Municipal (BH) de Assistência Social.


Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens
Taciana Malheiros Lima Carvalho
Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens

Mestre em promoção da saúde e prevenção da violência. Especialista em saúde pública e gestão de sistema de saúde. Cirurgiã dentista, servidora municipal com ingresso na PBH em 2004. Atua na gestão pública desde 2006, com gerenciamento de centros de saúdes e de unidades de referência secundária.


Superintendente de Mobilidade - André Dantas, posa em espaço fechado, usando blusa na cor azul claro.
André Dantas
Superintendente de Mobilidade da SUMOB

Formado em Engenharia Civil pela UFMG, cursou Doutorado em Engenharia no Japão e é mestre em Transportes Urbanos pela UNB. No serviço público atuou como estagiário da BHTRANS e Planejador de transporte público da Prefeitura Municipal de Contagem. Lecionou Engenharia de Transportes na Nova Zelândia e foi Professor Visitante e Consultor na Austrália. Foi Conselheiro de modelagem em projetos de vários países, atuou como Diretor Técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Diretor Executivo da fintech BUSPAY.


Diretora de gestão de pessoas - Anelisa Maradei, Posa em uma foto monocromática preto e branco.
Anelisa Maradei
Diretora de gestão de pessoas da SUMOB

Doutora em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade da Beira Interior em Portugal e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação e Direito, atua há mais de 30 anos na área de Liderança Corporativa,  Comunicação Corporativa e Gestão de Crises, tanto no setor público quanto privado, com trabalhos realizados para BANESPA, Prefeitura do Município de São Paulo e Universidade de São Paulo. Desenvolveu projetos premiados em Diversidade & Inclusão, práticas ESG e Gestão de Crise. 


Diretor de projetos estratégicos e inovação - Arthur Oliveira, posa em uma fotografia de rosto.
Arthur Oliveira
Diretor de projetos estratégicos e inovação da SUMOB

Mestre em transportes e graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, Especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, coordenou estudos de mobilidade urbana em Angola, atuou como pesquisador no Centro interdisciplinar de estudos em transportes da UnB e coordenou o núcleo de desenvolvimento tecnológico na NTU. Lecionou para os cursos de engenharia civil e arquitetura e foi consultor do BID, GIZ e KfW em projetos de mobilidade urbana e transportes, estudos de eletromobilidade, financiamento de programas de desenvolvimento urbano e transportes, mobilidade de baixo carbono, entre outros.


Subprocurador-Geral Judicial - Caio Perona, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom escuro, gravata e camisa de cor branca.
Caio Perona
Subprocurador-Geral Judicial

Procurador de carreira do Município de Belo Horizonte desde 2018 e Subprocurador-Geral desde 2021. Chefiou a Subprocuradoria-Geral do Contencioso até a fusão de estruturas com a Subprocuradoria-Geral Fiscal resultante na atual Subprocuradoria-Geral Judicial. Bacharel em Direito pela UFMG. Pós-graduado em Direito Público pela UCAM e em Processo Civil pela PUC-MG. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Participante do Executive MBA da Fundação Dom Cabral (FDC).


 Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB) - Carlos Roberto Bortone , posa em uma fotografia apenas de rosto.
Carlos Roberto Bortone
Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB)

Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Informática Pública pela PUC Minas com ênfase em Banco de Dados.  Servidor de carreira da Prodabel desde 1991. Ocupa, desde 1996, cargos de Arquiteto de Software, coordenação e gerenciamento de equipes e projetos. Desde 2003 atua na liderança de equipes de grandes projetos na área tributária, financeira e contábil.


Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens - Celeste Magna Araújo Dantas, posa em uma fotografia ao lado de plantas e uma blusa estampada com borboletas rosas.
Celeste Magna Araújo Dantas
Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Gestão de Saúde pela FGV. Médica Reumatologista. Servidora pública no Hospital Metropolitano Odilon Behrens desde 1995.


Diretor-Presidente - Claudius Vinícius Leite Pereira, posa em uma fotografia com uma camisa social azul clara
Claudius Vinícius Leite Pereira
Diretor-Presidente da Urbel

Formado em Engenharia Civil com especialização em Geotecnia. Atuou na coordenação do Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR), foi diretor de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel e secretário Regional de Serviços Urbanos. Presidiu a Urbel e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB). Desde 2017 é diretor-presidente da Urbel, atuando na gestão de intervenções estruturantes em áreas de interesse social e na construção de alternativas habitacionais para atendimento à população de baixa renda.


Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans - Deusuite Matos Pereira de Assis, posa em uma fotografia em local aberto com blusa tom cinza.
Deusuite Matos Pereira de Assis
Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans

Graduada em engenharia civil, com ênfase em Transportes, pela UFMG e especializada em Transportes pela FUMEC. Ingressou na BHTRANS, por meio de concurso, em 1992. Iniciou sua trajetória como analista de Transportes e Trânsito, assumindo posteriormente a supervisão de Operações da Gerência de Operações de Transporte (GEOPE). Em 2000, tornou-se gerente de Operações da Regional Barreiro (GEORB), primeira gerência regional da BHTRANS. Em 2002, passou à coordenadora de Ação Regional (CARE) e, em 2013, foi nomeada diretora de Ação Regional e Operação.


Diretor de Atenção ao Usuário (DAU - PB) - Eduardo Starling Lopes, fotografia do rosto.
Eduardo Starling Lopes
Diretor de Atenção ao Usuário da Prodabel

Possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de software e TIC, gerenciamento de equipe TIC e gerenciamento de projetos utilizando a metodologia e os conceitos do PMI, RUP, Métodos Ágeis, gerência de serviços ITSM, incidentes e mudanças utilizando metodologia ITIL e COBIT, consultoria de Melhoria de Processo de Software, Engenharia de Software e Analise de ponto de Função. Tem formação superior em Gerenciamento de Tecnologia da Informação e é Tecnológico em Processamento de dados. Possui MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA  em Gestão Empresarial, ambos pela UNA.


Diretora de planejamento e controle de mobilidade - Gabriela Pereira, posa em uma fotografia de rosto, utilizando uma blusa azul.
Gabriela Pereira
Diretora de planejamento e controle de mobilidade da SUMOB

Mestre em Engenharia de Transportes e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, é empregada de carreira da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) há 24 anos. Nesse período atuou como gerente de planejamento e controle operacional e nas áreas de programação de semáforos e tecnologia para transportes.


Diretor de Planejamento e Economia dos Transportes da SUMOB , posa em uma fotografia apenas de rosto em local fechado.
Gregório Luz
Diretor de Planejamento e Economia dos Transportes da SUMOB

Mestre em Engenharia de Transporte e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Política e Economia do Setor Público pela FGV EAESP. Atuou como pesquisador e consultor no Centro de Política e Economia do Setor Público e no  Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV, no Instituto Cordial e no PET/COPPE . Também foi assessor na Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro. 


Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Hospital Odilon Behrens - Guilherme José Antonini Barbosa, posa em uma fotografia em local fechado com camisa tom de roxo e com listras verticais de cor preta.
Guilherme José Antonini Barbosa
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Hospital Odilon Behrens

Tem formação em ciências contábeis pela UNA e é pós-graduado em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, Planejamento em Saúde pela UFBA, Contabilidade Governamental pela UFMG, Controle Externo pela PUC-MG, Ciências Políticas e Estratégias Nacionais pela UEMG e Formação para Gestores pelo Ente di Formazione per L'economia Sociale/EFESO-ITA. Tem ampla experiência em finanças públicas, tendo ocupado diferentes cargos gerenciais, entre eles o de Gerente de Orçamento e Finanças da SMSA de Belo Horizonte; de Diretor Administrativo e Financeiro, de Chefe de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico e de Chefe da Seção Financeira da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.


Subcontrolador de Ouvidoria - Gustavo Costa Nassif, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom cinza escuro, gravata e camisa de cor branca.
Gustavo Costa Nassif
Subcontrolador de Ouvidoria

Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Pós-doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito do Estado e Gestão Educacional.


Diretor de Sistema Viário da BHTrans - José Carlos Mendanha Ladeira, posa em uma fotografia de rosto em local fechado com camisa tom pastel.
José Carlos Mendanha Ladeira
Diretor de Sistema Viário da BHTrans

Graduado em Engenharia de Agrimensura, com pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial e em Licenciamento Ambiental, ingressou na BHTRANS em 1992. De 2001 a 2016, ocupou o Cargo de Superintendente de Manutenção e Implantações, coordenando as gerências de Semáforos, Implantações, Estacionamentos e Operações Especiais. Em 2017 assumiu a Diretoria de Sistema Viário e coordena as gerências de Projetos e Estudos de Circulação, Educação Para a Mobilidade, Diretrizes Viárias, Semáforos, Sinalização e Logística Urbana e Estacionamentos.


Subsecretário de Assistência Social da SMASAC - José Crus, posa em uma fotografia de rosto em local fechado com camisa cor branca e terno tom de escuro.
José Crus
Subsecretário de Assistência Social da SMASAC

Graduado em Serviço Social pela PUC Minas e especialista em Políticas Públicas pelo DCP/UFMG, ocupou o cargo de Diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, no período de 2004 a 2016, na Secretaria Nacional de Assistência Social, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social.


Subsecretário Municipal de Fiscalização - José Mauro Gomes, posa em uma fotografia usando camisa na cor azul claro e terno tom de cinza escuro.
José Mauro Gomes
Subsecretário Municipal de Fiscalização da Secretaria de Política Urbana

Mestre em Administração Pública pela FGV/SP, ocupou cargos no Governo Federal nos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Em São Paulo, foi Controlador Geral da CGU.