Prefeito Fuad Noman
Prefeito
Fuad Noman é bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.
No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.
Daniel da Cunha Messias Roque
Chefe de Gabinete do Prefeito
Formado em Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Política pelo Uni-BH, possui 20 anos de experiência em Gestão Pública, tendo atuado em nível Estadual e Federal. Foi assessor na Secretaria de Planejamento e Gestão no Governo de Minas, de 2003 a 2006 e na Vice-Governadoria do Estado de Minas Gerais nos anos de 2007 a 2010. Entre 2011 e 2014 foi Chefe de Gabinete do Governador do Estado de Minas Gerais na gestão de Antonio Anastasia, de quem foi Chefe de Gabinete no Senado da República entre 2015 a 2022
Hércules Guerra
Procurador-Geral do Município
Graduado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Direito Público Municipal e Direito de Empresa pela PUC Minas, é servidor público da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1988. Com ampla experiência na área jurídica, chefiou o Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral do Município e atuou como Procurador-Geral Adjunto e Subprocurador Geral Fiscal, além de ter chefiado a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde.
Jean Mattos Duarte
Diretor-Presidente da Prodabel
Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e graduado em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Foi Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão de Belo Horizonte e já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas de Logística, Gestão de Projetos, Planejamento e Orçamento, Atua também como Professor de cursos de graduação e pós graduação.
João Antônio Fleury Teixeira
Secretário Municipal de Política Urbana
Formado em Administração de Empresas, exerceu cargos de Secretário da Fazenda do Distrito Federal, Presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília, Diretor Financeiro do BDMG, Secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Diretor e Membro do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi também Secretário Municipal de Fazenda.
José Reis Nogueira de Barros
Secretário Municipal de Meio Ambiente
Graduado em Direito e pós-graduando em MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais, pela FGV. Atua na administração pública desde 2008, tendo sido Deputado Estadual, Vereador e Prefeito da cidade de Bonito de Minas – MG. Foi também Presidente da AMAMS, que congrega 84 municípios. É o atual presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) e membro do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM).
Júlia Gallo
Presidente da BHTrans
Júlia Gallo é graduada em psicologia pela PUC Minas e pós-graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Tem mais de 10 anos de experiência no setor privado, como Head de Recursos Humanos e, no setor público, na Assessoria de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento do Governo de Minas. Possui certificação e atuação em Coaching Profissional e de Vida no Instituto Internacional de Análise Predictive Index. É membro da comissão avaliadora do prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Em 2021, assumiu a diretoria de Recursos Humanos da BHTRANS e, em 2022, passou a ocupar o cargo de presidente da empresa.
Leandro César Pereira
Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura
Formado e pós graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Servidor de carreira estadual, desde 2009. Atuou vários anos com planejamento e orçamento no Governo do Estado de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Secretário Adjunto Municipal na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura por 4 anos.
Leonardo Colombini
Secretário Municipal de Fazenda
Leonardo Colombini é servidor aposentado do Banco Central. Formado em Ciências Contábeis, é especializado em Auditoria, Administração, Economia e Finanças. Exerceu os cargos de Secretário de Fazenda, do Governo do Distrito Federal. Assessor especial, Subsecretário do Tesouro, Secretário-Adjunto e Secretário de Fazenda no Estado de Minas Gerais. Na Casa Civil da Presidência da República foi Assessor especial do ministro-chefe.
Leonardo de Araújo Ferraz
Controlador-Geral do Município
Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG, com pós-doutorado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito Público e Processo Constitucional. Possui ainda graduação em Engenharia Civil pela UFMG.
Luciana Rocha Féres
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Arquiteta e urbanista, doutora em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e mestre em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela UFMG. Foi gerente de cultura do SESC Minas, Diretora do Conjunto Moderno da Pampulha e Diretora de Museus e Centros de Referência da FMC-BH. Coordenou a comissão executiva da Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. É professora e consultora na área de conservação e gestão do patrimônio cultural. É membro do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Atua em gestão cultural e preservação do patrimônio cultural.
Roberta Rodrigues Martins Vieira
Secretária Municipal de Educação
Graduada em História e Pedagogia, Roberta Rodrigues Martins Vieira é profissional de carreira da Rede Municipal de Ensino desde 2011. Atuou como professora da Educação Infantil e Fundamental, coordenadora do Programa Escola Integrada (PEI) e vice-diretora. É pós-graduada em História da Cultura e da Arte; Inclusão e Educação; Alfabetização e Letramento; Educação Infantil; e Gestão de Processos Educativos e Tecnologia.
Rosilene Rocha
Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania
Rosilene Rocha é assistente social formada pela PUC/MG, especialista em Serviço Social e em Métodos e Técnicas de Elaboração em Projetos Sociais pela mesma universidade. Estudou Gestão Local no Banco Interamericano de Desenvolvimento Social (BID), Washington/DC. Foi Secretária Executiva Adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Governo Federal. Foi Secretária Nacional, Estadual (MG) e Municipal (BH) de Assistência Social.
Taciana Malheiros Lima Carvalho
Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens
Mestre em promoção da saúde e prevenção da violência. Especialista em saúde pública e gestão de sistema de saúde. Cirurgiã dentista, servidora municipal com ingresso na PBH em 2004. Atua na gestão pública desde 2006, com gerenciamento de centros de saúdes e de unidades de referência secundária.
André Dantas
Superintendente de Mobilidade da SUMOB
Formado em Engenharia Civil pela UFMG, cursou Doutorado em Engenharia no Japão e é mestre em Transportes Urbanos pela UNB. No serviço público atuou como estagiário da BHTRANS e Planejador de transporte público da Prefeitura Municipal de Contagem. Lecionou Engenharia de Transportes na Nova Zelândia e foi Professor Visitante e Consultor na Austrália. Foi Conselheiro de modelagem em projetos de vários países, atuou como Diretor Técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Diretor Executivo da fintech BUSPAY.
Anelisa Maradei
Diretora de gestão de pessoas da SUMOB
Doutora em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade da Beira Interior em Portugal e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação e Direito, atua há mais de 30 anos na área de Liderança Corporativa, Comunicação Corporativa e Gestão de Crises, tanto no setor público quanto privado, com trabalhos realizados para BANESPA, Prefeitura do Município de São Paulo e Universidade de São Paulo. Desenvolveu projetos premiados em Diversidade & Inclusão, práticas ESG e Gestão de Crise.
Arthur Oliveira
Diretor de projetos estratégicos e inovação da SUMOB
Mestre em transportes e graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, Especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, coordenou estudos de mobilidade urbana em Angola, atuou como pesquisador no Centro interdisciplinar de estudos em transportes da UnB e coordenou o núcleo de desenvolvimento tecnológico na NTU. Lecionou para os cursos de engenharia civil e arquitetura e foi consultor do BID, GIZ e KfW em projetos de mobilidade urbana e transportes, estudos de eletromobilidade, financiamento de programas de desenvolvimento urbano e transportes, mobilidade de baixo carbono, entre outros.
Caio Perona
Subprocurador-Geral Judicial
Procurador de carreira do Município de Belo Horizonte desde 2018 e Subprocurador-Geral desde 2021. Chefiou a Subprocuradoria-Geral do Contencioso até a fusão de estruturas com a Subprocuradoria-Geral Fiscal resultante na atual Subprocuradoria-Geral Judicial. Bacharel em Direito pela UFMG. Pós-graduado em Direito Público pela UCAM e em Processo Civil pela PUC-MG. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Participante do Executive MBA da Fundação Dom Cabral (FDC).
Carlos Roberto Bortone
Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB)
Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Informática Pública pela PUC Minas com ênfase em Banco de Dados. Servidor de carreira da Prodabel desde 1991. Ocupa, desde 1996, cargos de Arquiteto de Software, coordenação e gerenciamento de equipes e projetos. Desde 2003 atua na liderança de equipes de grandes projetos na área tributária, financeira e contábil.
Celeste Magna Araújo Dantas
Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Gestão de Saúde pela FGV. Médica Reumatologista. Servidora pública no Hospital Metropolitano Odilon Behrens desde 1995.
Claudius Vinícius Leite Pereira
Diretor-Presidente da Urbel
Formado em Engenharia Civil com especialização em Geotecnia. Atuou na coordenação do Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR), foi diretor de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel e secretário Regional de Serviços Urbanos. Presidiu a Urbel e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB). Desde 2017 é diretor-presidente da Urbel, atuando na gestão de intervenções estruturantes em áreas de interesse social e na construção de alternativas habitacionais para atendimento à população de baixa renda.
Deusuite Matos Pereira de Assis
Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans
Graduada em engenharia civil, com ênfase em Transportes, pela UFMG e especializada em Transportes pela FUMEC. Ingressou na BHTRANS, por meio de concurso, em 1992. Iniciou sua trajetória como analista de Transportes e Trânsito, assumindo posteriormente a supervisão de Operações da Gerência de Operações de Transporte (GEOPE). Em 2000, tornou-se gerente de Operações da Regional Barreiro (GEORB), primeira gerência regional da BHTRANS. Em 2002, passou à coordenadora de Ação Regional (CARE) e, em 2013, foi nomeada diretora de Ação Regional e Operação.
Eduardo Starling Lopes
Diretor de Atenção ao Usuário da Prodabel
Possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de software e TIC, gerenciamento de equipe TIC e gerenciamento de projetos utilizando a metodologia e os conceitos do PMI, RUP, Métodos Ágeis, gerência de serviços ITSM, incidentes e mudanças utilizando metodologia ITIL e COBIT, consultoria de Melhoria de Processo de Software, Engenharia de Software e Analise de ponto de Função. Tem formação superior em Gerenciamento de Tecnologia da Informação e é Tecnológico em Processamento de dados. Possui MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA em Gestão Empresarial, ambos pela UNA.
Gabriela Pereira
Diretora de planejamento e controle de mobilidade da SUMOB
Mestre em Engenharia de Transportes e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, é empregada de carreira da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) há 24 anos. Nesse período atuou como gerente de planejamento e controle operacional e nas áreas de programação de semáforos e tecnologia para transportes.
Gregório Luz
Diretor de Planejamento e Economia dos Transportes da SUMOB
Mestre em Engenharia de Transporte e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Política e Economia do Setor Público pela FGV EAESP. Atuou como pesquisador e consultor no Centro de Política e Economia do Setor Público e no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV, no Instituto Cordial e no PET/COPPE . Também foi assessor na Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro.
Guilherme José Antonini Barbosa
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Hospital Odilon Behrens
Tem formação em ciências contábeis pela UNA e é pós-graduado em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, Planejamento em Saúde pela UFBA, Contabilidade Governamental pela UFMG, Controle Externo pela PUC-MG, Ciências Políticas e Estratégias Nacionais pela UEMG e Formação para Gestores pelo Ente di Formazione per L'economia Sociale/EFESO-ITA. Tem ampla experiência em finanças públicas, tendo ocupado diferentes cargos gerenciais, entre eles o de Gerente de Orçamento e Finanças da SMSA de Belo Horizonte; de Diretor Administrativo e Financeiro, de Chefe de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico e de Chefe da Seção Financeira da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
Gustavo Costa Nassif
Subcontrolador de Ouvidoria
Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Pós-doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito do Estado e Gestão Educacional.
José Carlos Mendanha Ladeira
Diretor de Sistema Viário da BHTrans
Graduado em Engenharia de Agrimensura, com pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial e em Licenciamento Ambiental, ingressou na BHTRANS em 1992. De 2001 a 2016, ocupou o Cargo de Superintendente de Manutenção e Implantações, coordenando as gerências de Semáforos, Implantações, Estacionamentos e Operações Especiais. Em 2017 assumiu a Diretoria de Sistema Viário e coordena as gerências de Projetos e Estudos de Circulação, Educação Para a Mobilidade, Diretrizes Viárias, Semáforos, Sinalização e Logística Urbana e Estacionamentos.
José Crus
Subsecretário de Assistência Social da SMASAC
Graduado em Serviço Social pela PUC Minas e especialista em Políticas Públicas pelo DCP/UFMG, ocupou o cargo de Diretor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, no período de 2004 a 2016, na Secretaria Nacional de Assistência Social, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social.
José Mauro Gomes
Subsecretário Municipal de Fiscalização da Secretaria de Política Urbana
Mestre em Administração Pública pela FGV/SP, ocupou cargos no Governo Federal nos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Em São Paulo, foi Controlador Geral da CGU.