Prefeito Fuad Noman
Prefeito
Fuad Noman é bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.
No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.
Daniel da Cunha Messias Roque
Chefe de Gabinete do Prefeito
Formado em Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Política pelo Uni-BH, possui 20 anos de experiência em Gestão Pública, tendo atuado em nível Estadual e Federal. Foi assessor na Secretaria de Planejamento e Gestão no Governo de Minas, de 2003 a 2006 e na Vice-Governadoria do Estado de Minas Gerais nos anos de 2007 a 2010. Entre 2011 e 2014 foi Chefe de Gabinete do Governador do Estado de Minas Gerais na gestão de Antonio Anastasia, de quem foi Chefe de Gabinete no Senado da República entre 2015 a 2022.
Caio Perona
Subprocurador-Geral do Contencioso
Advogado (OAB/MG 184.507) e Procurador de carreira do Município de Belo Horizonte desde 2018. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Graduado em Direito Público pela UCAM e em Direito Processual Civil pela PUC Minas. Mestrando em Direito Constitucional pelo IDP.
Breno Serôa da Motta
Secretário Adjunto de Fazenda e Subsecretário de Administração e Logística
Graduado em Ciências Contábeis pela FACE/UFMG, cursou Especialização em Assessoria Técnico-legislativa Avançada pela Escola do Legislativo da Assembléia de Minas/Escola de Direito UFMG. Lecionou as cadeiras de Orçamento e Planejamento Público em diversos cursos e programas de pós-graduação. É servidor efetivo da Prefeitura de Belo Horizonte com trajetória nas secretarias municipais de Fazenda, de Governo e de Planejamento.
Tânia de Lourdes Silva
Diretora Administrativa Financeira da Urbel
Formada em Administração e Direito, possui Especialização em Organização Sistemas e Métodos. É servidora efetiva da Urbel, tendo ingressado no ano de 1997 como Analista de Administração e Finanças atuando como coordenadora do Programa de Financiamento Habitacional vinculado à Política Municipal de Habitação. Ocupou o cargo de Chefe de Divisão Financeira durante 18 anos e, desde março/2021, exerce a função de Diretora Administrativo Financeira.
Adriana Leite da Silva Silvério
Diretora Jurídica da Fundação Municipal de Cultura
Graduada em direito pela PUC/MG. É advogada pública autárquica, pós graduada em direito público, direito empresarial, advocacia cível, advocacia trabalhista e previdenciária.
Maria Cristina Magalhães
Diretora de Planejamento da Urbel
Arquiteta com especialização em urbanismo. Foi contratada pela Urbel de 1986 a 2002, onde exerceu várias funções gerenciais. Em 2003, ingressou como servidora efetiva, assumindo no mesmo ano a função de diretora de Planejamento. Desde então, coordena o planejamento e monitoramento dos programas e projetos especiais da PMH, a elaboração do orçamento anual e do PPAG relativos ao FMHP e a articulação das ações da Política Habitacional com as demais ações e programas de desenvolvimento urbano do município.
Alysson Cardoso
Diretor de Administração e Finanças da SUMOB
Especialista em administração de rotinas contábeis e administração de pessoal pelo SENAC, Mestrando em Engenharia de Pessoal e Processos e Graduado em Engenharia Mecânica Industrial pelo CEFET, atuou como Diretor de Logística e Serviços nas Secretarias Municipais de Fazenda, sendo servidor de carreira.
Daniel Garcia Toscano Barreto
Diretor de Edificações da SUDECAP
Engenheiro civil formado e pós-graduado pela UFMG, especialista em gestão da tecnologia na construção civil, mestre em BIM Management pela Universidade de Barcelona, certificado profissional P2 pelo Conselho Canadense de BIM (CanBIM), membro associado do Green Building Council Brasil. Atua há mais de 20 anos em execução de projetos e obras públicas de edificações.
Agenda de Isabela Barbosa Louback, substituta temporariamente
Agenda de Letícia Guerra Campos, substituta temporariamente
Isabel Volponi
Diretora de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel
Formada em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com especialização em Geotecnia. Servidora efetiva da Urbel, atua na área de Geologia Urbana e Ambiental. Desde 2010 exerce a função de Diretora de Manutenção e Áreas de Risco da URBEL, sendo responsável pela coordenação e gestão do Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR).
Larissa Camilo de Souza Lima
Diretora de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura
Possui graduação em Conservação e Restauração de Bens Imóveis e Arquitetura e Urbanismo, Mestrado em Engenharia Civil com Habilitação em Estruturas Metálicas e Doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Possui experiência na área de gestão e monitoramento do patrimônio cultural. Atuou como Coordenadora Nacional da Extensão Universitária do Grupo ANIMA de Educação. É professora nas áreas da arquitetura e urbanismo e engenharia civil.
Afonso Nunes da Cruz Neto
Subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças da SMASAC
Administrador de empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), especialista em Gestão Financeira pela Fundação Dom Cabral (FDC), Gestão de Projetos pela Universidade de Araçatuba/SP (UNITOLEDO), Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP) e Gestão Financeira e Orçamentária no Setor Público também pela FJP. Servidor do cargo de Analista de Planejamento e Gestão Governamental, atua na gestão administrativa e financeira da PBH desde 2010.
Ana Flávia Martins
Diretora de trabalho Técnico Social da Urbel
Mestre em Ciência Política e doutora em Sociologia. Servidora efetiva desde 2004, com ampla experiência na coordenação de programas habitacionais e ações estratégicas no âmbito do trabalho social da Urbel. Desde 2013, atua como Coordenadora do Núcleo de Trabalho Técnico Social e de Intervenções Estruturantes, sendo responsável pela coordenação geral do trabalho social da Companhia.
Bárbara Barros Paulino
Diretora Jurídica da Superintendência de Limpeza Urbana
Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Público. Assumiu o cargo de Diretora Jurídica da SLU em janeiro de 2017. Foi Coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Diretora Jurídica interina da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Gerente de Análise Técnico-Processual da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana, Assessora na Secretaria Municipal de Governo e, na Procuradoria-Geral do Município, Gerente de Acompanhamento de Procedimentos Administrativos de Órgãos Externos, Gerente de Suporte Administrativo à Gerência de Atividades Contenciosas Urbanísticas, Ambientais e de Posturas Municipais e Gerente de Suporte Administrativo à Gerência de Atividades Contenciosas Especiais.
Gustavo Costa Nassif
Subcontrolador de Ouvidoria
Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Pós-doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito do Estado e Gestão Educacional.
Liliana Delgado Hermont
Diretora de Transporte Público da BHTrans
Arquiteta urbanista pela UFMG, especialista em Transportes pela FUMEC, mestre em Engenharia de Transportes e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Ingressou na BHTRANS, por meio de concurso, em 1996. Iniciou sua trajetória como Analista de Transportes e Trânsito, assumindo posteriormente a Gerência de Desenvolvimento, a Superintendência de Tecnologia de Transporte (2013) e a Superintendência de Planejamento e Informação (2017). Já trabalhou nas diretorias de Planejamento e Informação, de Transporte e de Sistema Viário da BHTrans. Em abril de 2022 assumiu a Diretoria de Transporte Público da empresa.
Marcos Boffa
Diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur
Geógrafo formado pela UFMG com especialização em Política Cultural pela Université de Bourgone, no programa Formation Internacionale Culture de Paris - França e em Turismo Gastronômico pelo Basque Culinary Center de San Sebastian - Espanha. Diplomado em Cidades Inteligentes pela Universidad FASTA de Mar del Plata - Argentina. Desde 2017 é responsável pela Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur. Atualmente é ponto focal de BH na Rede de Cidades Criativas da UNESCO e na Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes. Palestrou em eventos da Organização Mundial do Turismo e da Federação Mundial de Cidades Turísticas na América Latina.
Paula Senna
Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura
Gestora cultural, graduada em comunicação e mestra em Ciências Sociais. Foi assessora técnica da presidência da Fundação Municipal de Cultura, coordenadora de Ações Integradas do IEPHA-MG, assessora-chefe de comunicação da Fundação Clóvis Salgado, do Grupo Galpão, gerente de redação da PBH, entre outros. Prestou consultoria para equipamentos culturais e coletivos artísticos da cidade. Participa de pesquisas sobre políticas públicas, cultura, ativismos urbanos, espaços públicos e patrimônio cultural.
Renata Coelho
Subsecretária de Modernização da Gestão da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. É servidora do Governo de MG desde 2002, tendo ocupado cargos de direção nas áreas de gestão. Na PBH, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Tricia Mota Zandim
Diretora de Planejamento e Controle de Empreendimentos da SUDECAP
Formada em Direito pela UFMG e em Gestão Pública pelo SENAC, e pós graduada em Direito Processual Civil e em Direito Administrativo pela PUC-MG. Empregada pública da SUDECAP desde 2014. Atuou na chefia do Departamento de Desapropriação e Contencioso por 3 anos, e ocupa o cargo de Diretora desde 2021.
Alexis Oliveira Jacinto
Diretor de Administração e Finanças da Belotur
Atuário, Pós-graduado em Gestão Financeira pela PUC Minas, iniciou atividades na Prefeitura de Belo Horizonte em 2003 na área administrativa da extinta Beneficência da Prefeitura Municipal (Beprem), onde, dentre as funções exercidas, atuou como gerente de licitações e contratos e gerente de controladoria. A partir de 2011 passou a fazer parte do quadro funcional da Belotur, atuando em diversos setores junto à gestão administrativa e financeira da empresa, tais como licitações, contratos, orçamento e finanças. Desde setembro de 2018 ocupa o cargo de diretor.
Aluísio Rocha
Diretor de Projetos e Obras da Urbel
Engenheiro civil com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua na Urbel, desde 1994, como servidor efetivo, possui ampla experiência em cargos de gerência, coordenação, fiscalização de intervenções Estruturantes. Desde 2017 é diretor de Projetos e Obras da URBEL coordenando os estudos, projetos arquitetônicos, urbanísticos e de engenharia, orçamentos, a execução das obras e dos programas de reassentamento.
Bruna Barros Bittencourt
Diretora de Planejamento Gestão e Finanças da SUDECAP
Formada em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG e em Engenharia Civil pela UNA, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Servidora de carreira efetiva na SUDECAP desde 2014. Atuou como gerente de Segurança e Medicina do Trabalho e como chefe do Departamento de Procedimentos e Informações Técnicas da autarquia antes de assumir a diretoria.
Agenda de Tulio Vanni, substituto temporariamente - 02/05/2023 a 19/05/2023
Daniel Martins e Avelar
Subcontrolador de Correição
Graduado em Direito pela UFMG. Especialista em Gestão Pública Municipal (UFV) e Direito Processual Civil (CADE/FUMEC).
Eugênio Eustáquio Veloso Fernandes
Subsecretário da Receita Municipal
Graduado em Ciências Econômicas e Direito, e pós-graduado em Direito Público. Auditor Técnico de Tributos Municipais, foi Gerente de Tributos Mobiliários e Presidente da Câmara de Junta de Recursos Fiscais da PBH. Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional e professor de cursos de pós-graduação em direito e gestão tributária.
Gleison Pereira de Souza
Subsecretário de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado
Graduado e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. É especialista em Gerenciamento de Projetos e em Liderança de Equipes de Alta Performance. Na PBH, já foi secretário de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação.
Janaina Melo
Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Curadora, educadora e gestora cultural. Graduada em História (UFMG), pós-graduada em Pesquisa e Ensino de Arte Contemporânea (UEMG). Atualmente desenvolve pesquisa sobre públicos no PPGPMUS (UniRio). Com mais de vinte anos de atuação na área de museus, principalmente na área de educação, atuou como Coordenadora de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha (BH), Gerente de Educação do Instituto Inhotim (Brumadinho), Gerente de Educação do Museu de Arte do Rio (RJ), onde foi responsável pela criação e desenvolvimento do seu programa pedagógico - Escola do Olhar.
José Carlos Mendanha Ladeira
Diretor de Sistema Viário da BHTrans
Graduado em Engenharia de Agrimensura, com pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial e em Licenciamento Ambiental, ingressou na BHTRANS em 1992. De 2001 a 2016, ocupou o Cargo de Superintendente de Manutenção e Implantações, coordenando as gerências de Semáforos, Implantações, Estacionamentos e Operações Especiais. Em 2017 assumiu a Diretoria de Sistema Viário e coordena as gerências de Projetos e Estudos de Circulação, Educação Para a Mobilidade, Diretrizes Viárias, Semáforos, Sinalização e Logística Urbana e Estacionamentos.
Pedro de Freitas Maciel Pinto
Subsecretário Municipal de Planejamento Urbano
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Direito Notarial e Registral pela PUC-MG, exerceu os cargos de Gerente Executivo das Juntas de Defesa e Recursos Fiscais, Diretor de Licenciamento e Controle de Parcelamento do Solo e Chefe da Assessoria Técnica de Política Urbana na Prefeitura de Belo Horizonte.