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Agenda de Autoridades
Prefeito Fuad Noman posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Prefeito Fuad Noman
Prefeito

Fuad Noman é bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.

No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.

Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi nomeado por Alexandre Kalil Secretário Municipal de Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte. Em 29 de março de 2022, tomou posse como Prefeito. É natural de Belo Horizonte e casado com Mônica Drummond. Pai de dois filhos e avô de quatro netos, é escritor e autor de três livros.

 

Álvaro Damião posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca e terno azul com bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte no fundo
Álvaro Damião
Vice-Prefeito

Álvaro Damião nasceu em Belo Horizonte, tem 54 anos e é pai de Giovanna Damião, Álvaro Damião Júnior e Kaique Oliveira. Vereador por dois mandatos, deixou a Câmara Municipal de Belo Horizonte no último dia 31 de dezembro. Jornalista especializado em cobertura esportiva, atuou como apresentador da Rádio ltatiaia por quase 30 anos e, na TV Alterosa, por cinco anos.

Em 2014, Álvaro Damião criou o Instituto Bacana Demais, uma organização sem fins lucrativos que oferece inclusão social para crianças, jovens e idosos por meio da educação, do esporte, da cultura e do lazer. Cuidar do meio ambiente também é uma das áreas de atuação do Instituto Bacana Demais, que já atendeu, direta ou indiretamente, quase 20 mil pessoas em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Álvaro Damião foi eleito vereador em 2016, pelo PSB, com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com o dobro de votos: 12.742, pelo União Brasil. Nas eleições do ano passado, foi convidado para ser vice de Fuad Noman na candidatura à reeleição. Foram eleitos no segundo turno, com 670.574 votos.


Daniel da Cunha Messias Roque posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Daniel da Cunha Messias Roque
Chefe de Gabinete do Prefeito

Formado em Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Política pelo Uni-BH, possui 20 anos de experiência em Gestão Pública, tendo atuado em nível Estadual e Federal. Foi assessor na Secretaria de Planejamento e Gestão no Governo de Minas, de 2003 a 2006 e na Vice-Governadoria do Estado de Minas Gerais nos anos de 2007 a 2010. Entre 2011 e 2014 foi Chefe de Gabinete do Governador do Estado de Minas Gerais na gestão de Antonio Anastasia, de quem foi Chefe de Gabinete no Senado da República entre 2015 a 2022


Homem branco de meia idade e cabelos grisalhos sorrindo
Gilberto Silva Ramos
Superintendente

Graduado em Engenharia Civil e Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria e Mestre em Administração, Gilberto Silva Ramos é Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de MG. Foi professor de Pós-graduação na PUC Minas e Faculdade Pitágoras. Foi Superintendente de Fiscalização de Minas Gerais e Subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais. Na Administração Municipal, foi Secretário Adjunto de Arrecadações de Belo Horizonte, Secretário Municipal de Fazenda de Contagem e Secretário Municipal de Fazenda de Itabira.
 

Homem de terno azul e camisa listrada fala ao microfone
Guilherme Catunda Daltro
Secretário Interino de Governo, Guilherme Catunda Daltro

Cursou Economia na Universidade Federal do Mato Grosso. Começou na vida pública como técnico em Fomento Mineral, na Secretaria de Estado de Indústria e Comércio do Mato Grosso. Atuou como representante da AMM - Associação Matogrossense dos Municípios, em Brasília. Em Minas Gerais, passou por três Casas Legislativas: Câmara Federal, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal, sempre atuando em posições de Gestor e Chefe de Gabinete.

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Homem branco de camisa cinza sorri para foto
Guilherme Willer
Secretário Municipal de Mobilidade Urbana

Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, com MBA em Controladoria e Finanças pela UniBH e Especialização em Administração de Transportes Urbanos pela UFMG. Possui 38 anos de experiência em mobilidade, com 16 anos dedicados a Belo Horizonte, tendo trabalhado na Metrobel, Transmetro e BHTRANS. Tem conhecimento em planejamento, gestão contratual e regulatória, com foco em concessões de serviços públicos nos setores urbano, rodoviário e metroviário, atuando na ANTT, Altran/TCBR e nas concessionárias Rota do Atlântico e BR-040.




HISTÓRICO DE AGENDAS

Agenda como Superintendente da SUMOB

Atuação até 03/02/2025

Procurador-Geral do Município - Hércules Guerra, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom escuro, gravata e camisa de cor azul claro.
Hércules Guerra
Procurador-Geral do Município

Graduado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Direito Público Municipal e Direito de Empresa pela PUC Minas, é servidor público da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1988. Com ampla experiência na área jurídica, chefiou o Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral do Município e atuou como Procurador-Geral Adjunto e Subprocurador Geral Fiscal, além de ter chefiado a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde.


Presidente da Prodabel - Jean Mattos , posa em uma fotografia em local aberto com terno tom escuro, camisa cor branca
Jean Mattos Duarte
Diretor-Presidente da Prodabel

Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e graduado em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Foi Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão de Belo Horizonte e já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas de Logística, Gestão de Projetos, Planejamento e Orçamento, Atua também como Professor de cursos de graduação e pós graduação.


Jorge Luiz Schmitt-Prym, Secretário-Geral - homem com cabelos levemente grisalhos e terno escuro
Jorge Luiz Schmitt-Prym
Secretário-Geral

Advogado e Jornalista com especialização em Direito Político (Unisinos-RS), MBA em Direito Econômico e das Empresas (FGV/EPGE), BB-MBA para Altos Executivos (USP/FEA), Pós-Graduação em Governança Corporativa (USP/FEA), Curso de extensão da Série Estratégica em Gestão Pública (FGV/EBAPE). Vários cursos e treinamentos no Brasil e no exterior nas áreas de Análise de Projetos, Management, Finanças, Banking e Governança Corporativa. Carreira profissional no Banco do Brasil de 1983 a 2008, com passagem como executivo no BB-BI Banco de Investimentos, área de Recuperação de Créditos, Gerência de Portfólio da Diretoria Internacional encerrando sua atuação no conglomerado como Diretor de Investimentos da Brasilprev Seguros e Previdência S/A. No Estado de Minas Gerais atuou como Assessor Especial do Secretário de Estado de Fazenda tendo exercido interinamente o cargo de Secretário Adjunto de Fazenda. Foi Diretor Executivo do BDMG – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Participou de Conselhos de empresas estatais e do segmento de seguros e previdência. Na Prefeitura de Belo Horizonte desde 2017 como Consultor Técnico Especializado, passou pela Secretaria de Fazenda, Gabinete do Vice-Prefeito e chefiou a Assessoria Especial do Prefeito.

Secretário Municipal, Josué Valadão, posa em uma fotografia usando camisa na cor branca.
Josué Valadão
Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Graduado em Administração de Empresas, atuou como Superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Fiemg. Na PBH, ocupou as Secretarias Municipais de Governo, Políticas Sociais e a pasta de Obras e Infraestrutura.


Leonardo Colombini , posa em uma fotografia com um terno de tom cinza escuro e camisa branca.
Leonardo Colombini
Presidente da PBH Ativos

Leonardo Colombini é servidor aposentado do Banco Central. Formado em Ciências Contábeis, é especializado em Auditoria, Administração, Economia e Finanças. Exerceu os cargos de Secretário de Fazenda, do Governo do Distrito Federal. Assessor especial, Subsecretário do Tesouro, Secretário-Adjunto e Secretário de Fazenda no Estado de Minas Gerais. Na Casa Civil da Presidência da República foi Assessor especial do ministro-chefe.




HISTÓRICO DE AGENDAS

Agenda como Secretário Municipal de Fazenda


Atuação até 09/2024

 

Agenda como Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão


Atuação até 12/2024

Leonardo de Araújo Ferraz , Controlador-Geral do Município - homem de cabelo e barba escuros vestindo terno cinza escuro
Leonardo de Araújo Ferraz
Controlador-Geral do Município

Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG, com pós-doutorado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito Público e Processo Constitucional e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

 
 
Leonardo José Gomes Neto
Leonardo José Gomes Neto
Superintendente da Sudecap

Engenheiro Civil formado pela UEMG, atuando na área de construção civil desde 2003 com experiência na condução de projetos e execuções de obras. Foi por 2 anos Subsecretário de Zeladoria Urbana da Secretaria de Obras e Infraestrutura na Prefeitura de Belo Horizonte. Exerceu cargos de Diretoria de Obras e Infraestrutura, Superintendência da Usina de Projetos e Secretário de Obras de Fiscalização, todos na Prefeitura de Divinópolis.




HISTÓRICO DE AGENDAS

Agenda como Subsecretário de Zeladoria Urbana da Secretaria de Obras e Infraestrutura

Atuação até 27/12/2024

Pedro Meneguetti , posa em uma fotografia com blusa tom de azul escuro com listra horizontal branca e camisa branca.
Pedro Meneguetti
Secretário Municipal de Fazenda

Graduado em Direito e Engenharia Civil, pós-graduado em Direto Tributário, foi Auditor Fiscal do Estado de Minas Gerais, Secretário de Fazenda do Distrito Federal e Belo Horizonte, Secretário Adjunto de Fazenda e Subsecretário da Receita em Minas Gerais




HISTÓRICO DE AGENDAS

Agenda como Presidente da PBH Ativos

Atuação até 02/12/2024

Rafael Murta Resende - Superintendente
Rafael Murta Resende
Superintendente da SUMOB

Mestre em Engenharia de Transportes pela UFMG, engenheiro civil e especialista em Gestão de Projetos pela PUC-MG, é empregado de carreira da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) há 10 anos. Nesse período, atuou como supervisor de Gestão Operacional das Estações e gerente de Planejamento da Mobilidade. Na Sumob, desde 2022, já atuou como assessor do superintendente, gerente de Planejamento e Estudos Econômicos do Transporte e diretor de Planejamento Estratégico e Inovação.



HISTÓRICO DE AGENDAS

Agenda como como Diretor de Planejamento Estratégico e Inovação

Atuação até 03/02/2025

Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens
Taciana Malheiros Lima Carvalho
Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens

Mestre em promoção da saúde e prevenção da violência. Especialista em saúde pública e gestão de sistema de saúde. Cirurgiã dentista, servidora municipal com ingresso na PBH em 2004. Atua na gestão pública desde 2006, com gerenciamento de centros de saúdes e de unidades de referência secundária.


Mulher de cabelos pretos, usando óculos, posa para a foto
Valéria Maria Monteiro Delgado
Secretária Municipal Adjunta e Subsecretária do Tesouro Municipal

Mestranda em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), bacharel em Direito, especialista em Finanças Públicas (TCEMG, 2023), Direito Administrativo (2023) e Direito Constitucional (2022). Servidora efetiva de Belo Horizonte desde 2000, no cargo de Agente Fazendário, com trajetória de 25 anos na Subsecretaria do Tesouro Municipal, onde ocupou cargos de gerência e direção.


Diretora de Mobilização Social da SUMOB - Anelisa Maradei, Posa em uma foto monocromática preto e branco.
Anelisa Maradei
Diretora de Mobilização Social da SUMOB

Doutora em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade da Beira Interior em Portugal e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação e Direito, atua há mais de 30 anos na área de Liderança Corporativa,  Comunicação Corporativa e Gestão de Crises, tanto no setor público quanto privado, com trabalhos realizados para BANESPA, Prefeitura do Município de São Paulo e Universidade de São Paulo. Desenvolveu projetos premiados em Diversidade & Inclusão, práticas ESG e Gestão de Crise. 


Secretário de de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Planejamento e Orçamento
Bruno Passeli
Secretário de de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Planejamento e Orçamento

Graduado em Economia pela UFMG, pós-graduado pelo Centro Liderança Pública com módulo internacional pela Universidade de Oxford e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Na PBH é economista concursado, estando à frente da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento desde 2014. Atuou no Departamento Nacional do Sistema Indústria, no Governo de Minas e foi professor de economia, planejamento público e mercado financeiro.


 Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB) - Carlos Roberto Bortone , posa em uma fotografia apenas de rosto.
Carlos Roberto Bortone
Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB)

Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Informática Pública pela PUC Minas com ênfase em Banco de Dados.  Servidor de carreira da Prodabel desde 1991. Ocupa, desde 1996, cargos de Arquiteto de Software, coordenação e gerenciamento de equipes e projetos. Desde 2003 atua na liderança de equipes de grandes projetos na área tributária, financeira e contábil.


Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens - Celeste Magna Araújo Dantas, posa em uma fotografia ao lado de plantas e uma blusa estampada com borboletas rosas.
Celeste Magna Araújo Dantas
Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Gestão de Saúde pela FGV. Médica Reumatologista. Servidora pública no Hospital Metropolitano Odilon Behrens desde 1995.


Diretor-Presidente - Claudius Vinícius Leite Pereira, posa em uma fotografia com uma camisa social azul clara
Claudius Vinícius Leite Pereira
Diretor-Presidente da Urbel

Formado em Engenharia Civil com especialização em Geotecnia. Atuou na coordenação do Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR), foi diretor de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel e secretário Regional de Serviços Urbanos. Presidiu a Urbel e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB). Desde 2017 é diretor-presidente da Urbel, atuando na gestão de intervenções estruturantes em áreas de interesse social e na construção de alternativas habitacionais para atendimento à população de baixa renda.


Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans - Deusuite Matos Pereira de Assis, posa em uma fotografia em local aberto com blusa tom cinza.
Deusuite Matos Pereira de Assis
Presidente Substituta e Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans.

Graduada em engenharia civil, com ênfase em Transportes, pela UFMG e especializada em Transportes pela FUMEC. Ingressou na BHTRANS, por meio de concurso, em 1992. Iniciou sua trajetória como analista de Transportes e Trânsito, assumindo posteriormente a supervisão de Operações da Gerência de Operações de Transporte (GEOPE). Em 2000, tornou-se gerente de Operações da Regional Barreiro (GEORB), primeira gerência regional da BHTRANS. Em 2002, passou à coordenadora de Ação Regional (CARE) e, em 2013, foi nomeada diretora de Ação Regional e Operação.


Diretor de Atenção ao Usuário (DAU - PB) - Eduardo Starling Lopes, fotografia do rosto.
Eduardo Starling Lopes
Diretor de Atenção ao Usuário da Prodabel

Possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de software e TIC, gerenciamento de equipe TIC e gerenciamento de projetos utilizando a metodologia e os conceitos do PMI, RUP, Métodos Ágeis, gerência de serviços ITSM, incidentes e mudanças utilizando metodologia ITIL e COBIT, consultoria de Melhoria de Processo de Software, Engenharia de Software e Analise de ponto de Função. Tem formação superior em Gerenciamento de Tecnologia da Informação e é Tecnológico em Processamento de dados. Possui MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA  em Gestão Empresarial, ambos pela UNA.


Diretora de planejamento e controle de mobilidade - Gabriela Pereira, posa em uma fotografia de rosto, utilizando uma blusa azul.
Gabriela Pereira
Diretora de planejamento e controle de mobilidade da SUMOB

Mestre em Engenharia de Transportes e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, é empregada de carreira da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) há 24 anos. Nesse período atuou como gerente de planejamento e controle operacional e nas áreas de programação de semáforos e tecnologia para transportes.


Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Hospital Odilon Behrens - Guilherme José Antonini Barbosa, posa em uma fotografia em local fechado com camisa tom de roxo e com listras verticais de cor preta.
Guilherme José Antonini Barbosa
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Hospital Odilon Behrens

Tem formação em ciências contábeis pela UNA e é pós-graduado em Gestão em Saúde pela FIOCRUZ, Planejamento em Saúde pela UFBA, Contabilidade Governamental pela UFMG, Controle Externo pela PUC-MG, Ciências Políticas e Estratégias Nacionais pela UEMG e Formação para Gestores pelo Ente di Formazione per L'economia Sociale/EFESO-ITA. Tem ampla experiência em finanças públicas, tendo ocupado diferentes cargos gerenciais, entre eles o de Gerente de Orçamento e Finanças da SMSA de Belo Horizonte; de Diretor Administrativo e Financeiro, de Chefe de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico e de Chefe da Seção Financeira da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.


Subcontrolador de Ouvidoria - Gustavo Costa Nassif, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom cinza escuro, gravata e camisa de cor branca.
Gustavo Costa Nassif
Subcontrolador de Ouvidoria

Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Pós-doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito do Estado e Gestão Educacional.


Foto oficial - Leonardo Augusto Roscoe da Rocha, Diretor de Infraestrutura (DIE -PB)
Leonardo Augusto Roscoe da Rocha
Diretor de Infraestrutura da Prodabel

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Especialização em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade, Aplicados ao Ambiente Construído e Certificação Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). É especialista em gerenciamento de projetos e contratos com experiência de 23 anos na Construção Civil, atuando em mais de 90 projetos.


Diretora de Planejamento Estratégico e Inovação
Liliana Delgado Hermont
Diretora de Planejamento Estratégico e Inovação da SUMOB

Arquiteta urbanista pela UFMG, especialista em Transportes pela FUMEC, mestre em Engenharia de Transportes pela UFMG e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Ingressou na BHTRANS, por meio de concurso, em 1996, e possui 29 anos de experiência nas áreas de Planejamento Urbano, Plano Diretor de Mobilidade Urbana, Operação de Transportes e Planejamento da Mobilidade Urbana, com ênfase em transporte público, mobilidade ativa, fiscalização eletrônica da mobilidade urbana, segurança viária e concepção de projetos para o sistema viário.



HISTÓRICO DE AGENDAS

Agenda como Diretora de Transporte Público da BHTRANS

Atuação até 01/07/2023

Luana Magalhães de Araújo Cunha - Secretária Adjunta e Subsecretária de Direitos Humanos
Luana Magalhães de Araújo Cunha
Secretária Adjunta e Subsecretária de Direitos Humanos
Graduada, Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora universitária. Servidora pública municipal desde 2008, já ocupou, na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, os cargos de assessora jurídica junto à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social e Secretaria Municipal de Políticas Sociais; Gerente de Apoio às Parcerias na Procuradoria Geral do Município e Diretora de Acompanhamento Legislativo na Secretaria Municipal de Governo, dentre outros.