Pular para o conteúdo principal
Agenda de Autoridades
Secretário de Desenvolvimento Econômico - Fernando Campos Motta, posa em uma fotografia com um terno de tom escuro e camisa de tons azul claro.
Fernando Campos Motta
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico

Natural de Belo Horizonte, é formado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Possui 23 anos de experiência profissional no setor de comércio e serviços, além de atuar como Auditor Independente há 16 anos em empresas nacionais e estrangeiras, inclusive Fundos de Pensão com ativos de R$21 bilhões sob gestão. Por nomeação do Liquidante, foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Rural Europa, S.A. com ativos totais de 44 milhões de euros à época.


Prefeito Fuad Noman posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Prefeito Fuad Noman
Prefeito

Fuad Noman é bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.

No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.

 

Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão - André Reis, posa em uma fotografia em local fechado com camisa tom vinho escuro.
André Reis
Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Graduado e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, instituição pela qual lecionou orçamento público por 7 anos. É servidor do Governo de MG desde 2002, tendo ocupado diversos cargos de direção nas áreas de planejamento e orçamento.


Daniel da Cunha Messias Roque posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Daniel da Cunha Messias Roque
Chefe de Gabinete do Prefeito

Formado em Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Política pelo Uni-BH, possui 20 anos de experiência em Gestão Pública, tendo atuado em nível Estadual e Federal. Foi assessor na Secretaria de Planejamento e Gestão no Governo de Minas, de 2003 a 2006 e na Vice-Governadoria do Estado de Minas Gerais nos anos de 2007 a 2010. Entre 2011 e 2014 foi Chefe de Gabinete do Governador do Estado de Minas Gerais na gestão de Antonio Anastasia, de quem foi Chefe de Gabinete no Senado da República entre 2015 a 2022


Secretária Municipal de Cultura - Eliane Parreiras, posa em uma fotografia apenas de rosto em local fechado.
Eliane Parreiras
Secretária Municipal de Cultura - Presidente interina da Fundação Municipal de Cultura

Atua em gestão cultural no poder público e iniciativa privada há 27 anos. Foi Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Diretora Executiva do Instituto Cultural Usiminas, Gerente Geral de Cultura/Sesc Minas e gestora no Circuito Cultural Praça da Liberdade e Museu de Arte da Pampulha. Foi consultora e gestora de diversos programas culturais em MG, SP e ES. É professora de pós-graduação na área cultural. É graduada em Comunicação, especializada em Marketing (FGV), Gestão Cultural (IEC-PUC.MG) e pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da FDC.


Secretário Municipal de Segurança e Prevenção - Subsecretário de Qualidade e Controle - Genilson Ribeiro Zeferino, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom cinza escuro, gravata e camisa de cor branca.
Genilson Ribeiro Zeferino
Secretário Municipal de Segurança e Prevenção

Servidor público federal aposentado do MEC, com formação em Psicologia e especialização em Criminologia e Planejamento Estratégico. Ocupou a Superintendência de Integração das Polícias Civil e Militar do Estado de MG e a Secretaria Adjunta de Estado de Defesa Social de MG.


Procurador-Geral do Município - Hércules Guerra, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom escuro, gravata e camisa de cor azul claro.
Hércules Guerra
Procurador-Geral do Município

Graduado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Direito Público Municipal e Direito de Empresa pela PUC Minas, é servidor público da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1988. Com ampla experiência na área jurídica, chefiou o Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral do Município e atuou como Procurador-Geral Adjunto e Subprocurador Geral Fiscal, além de ter chefiado a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde.


Presidente da Prodabel - Jean Mattos , posa em uma fotografia em local aberto com terno tom escuro, camisa cor branca
Jean Mattos Duarte
Diretor-Presidente da Prodabel

Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e graduado em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Foi Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão de Belo Horizonte e já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas de Logística, Gestão de Projetos, Planejamento e Orçamento, Atua também como Professor de cursos de graduação e pós graduação.


Secretário Municipal de Política Urbana - João Antônio Fleury Teixeira, posa em uma fotografia usando camisa em tom de azul e palito preto.
João Antônio Fleury Teixeira
Secretário Municipal de Política Urbana

Formado em Administração de Empresas, exerceu cargos de Secretário da Fazenda do Distrito Federal, Presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília, Diretor Financeiro do BDMG, Secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Diretor e Membro do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi também Secretário Municipal de Fazenda. 


José Luiz da Silva Mathias Borel
José Luiz da Silva Mathias Borel
Secretário Municipal de Comunicação Social

Graduado em Comunicação Social, com pós-graduação e MBA em Administração e Marketing, iniciou sua trajetória profissional em 1978 e acumula vasta experiência no mercado publicitário, tanto no setor público quanto no privado. Pelo 6º mandato consecutivo, é presidente da Associação Mineira de Propaganda – AMP, foi vice-presidente da Fenapro, vice-presidente e membro do Conselho Fiscal do Sinapro - MG, e um dos principais defensores do CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão da Propaganda Brasileira). Foi aclamado pelo mercado como “Publicitário do Ano” - Melhores da Propaganda Mineira em 2002 e 2004. Além disso, é professor no Centro Universitário Newton Paiva, PUC Minas, Faculdade Metropolitana (BH), CDL/BH, Faculdade Estácio de Sá e FUMEC.


Secretário Municipal de Meio Ambiente - José Reis Nogueira de Barros, posa em uma fotografia em fundo preto com camisa cor azul
José Reis Nogueira de Barros
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Advogado, com pós-graduação em Recuperação em Créditos Tributários pelo IbiJus. Atualmente, é pós-graduando em MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); em Inteligência Artificial Aplicada ao Direito, pelo Instituto New York Law & Science Academy; e em Certificação de Conselheiro Empresarial, pela Board Academy. Atua na administração pública desde 2008, tendo sido Deputado Estadual, Vereador e Prefeito da cidade de Bonito de Minas - MG. Foi também presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, que congrega atualmente 92 municípios. É o atual presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMAM, membro do Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais - UNALE, e diretor de Integração e Desenvolvimento de Capitais da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente - ANAMMA.


Secretário Municipal de Assistência Social - Josué Valadão, posa em uma fotografia usando camisa na cor branca.
Josué Valadão
Secretário Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania

Graduado em Administração de Empresas, atuou como Superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Fiemg. Na PBH, ocupou as Secretarias Municipais de Governo, Políticas Sociais e a pasta de Obras e Infraestrutura.


Presidente da BHTrans - Júlia Gallo, posa em uma fotografia em local aberto com blusa tom escura.
Júlia Gallo
Presidente da BHTrans

Júlia Gallo é graduada em psicologia pela PUC Minas e pós-graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Tem mais de 10 anos de experiência no setor privado, como Head de Recursos Humanos e, no setor público, na Assessoria de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento do Governo de Minas. Possui certificação e atuação em Coaching Profissional e de Vida no Instituto Internacional de Análise Predictive Index. É membro da comissão avaliadora do prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Em 2021, assumiu a diretoria de Recursos Humanos da BHTRANS e, em 2022, passou a ocupar o cargo de  presidente da empresa.


Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura - Leandro César Pereira, posa em uma fotografia usando camisa na cor branca quadriculada.
Leandro César Pereira
Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura

Formado e pós graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Servidor de carreira estadual, desde 2009. Atuou vários anos com planejamento e orçamento no Governo do Estado de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Secretário Adjunto Municipal na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura por 4 anos.


Secretário Municipal de Fazenda - Leonardo Colombini , posa em uma fotografia com um terno de tom cinza escuro e camisa branca.
Leonardo Colombini
Secretário Municipal de Fazenda

Leonardo Colombini é servidor aposentado do Banco Central. Formado em Ciências Contábeis, é especializado em Auditoria, Administração, Economia e Finanças. Exerceu os cargos de Secretário de Fazenda, do Governo do Distrito Federal. Assessor especial, Subsecretário do Tesouro, Secretário-Adjunto e Secretário de Fazenda no Estado de Minas Gerais. Na Casa Civil da Presidência da República foi Assessor especial do ministro-chefe.


Controlador-Geral do Município - Leonardo de Araújo Ferraz, posa em uma fotografia com um terno de ton cinza escuro.
Leonardo de Araújo Ferraz
Controlador-Geral do Município

Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC/MG, com pós-doutorado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Controle Externo (IEC/TCMG), Direito Público e Processo Constitucional. Possui ainda graduação em Engenharia Civil pela UFMG.


Mulher posa em frente à bandeira de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, usando casaco amarelo
Roberta Rodrigues Martins Vieira
Secretária Municipal de Educação

Graduada em História e Pedagogia, Roberta Rodrigues Martins Vieira é profissional de carreira da Rede Municipal de Ensino desde 2011. Atuou como professora da Educação Infantil e Fundamental, coordenadora do Programa Escola Integrada (PEI) e vice-diretora. É pós-graduada em História da Cultura e da Arte; Inclusão e Educação; Alfabetização e Letramento; Educação Infantil; e Gestão de Processos Educativos e Tecnologia.


Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens
Taciana Malheiros Lima Carvalho
Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens

Mestre em promoção da saúde e prevenção da violência. Especialista em saúde pública e gestão de sistema de saúde. Cirurgiã dentista, servidora municipal com ingresso na PBH em 2004. Atua na gestão pública desde 2006, com gerenciamento de centros de saúdes e de unidades de referência secundária.


Subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças da SMASAC - Afonso Nunes da Cruz Neto, posa em uma fotografia em local fechado com camisa cor azul escuro e um palito tom escuro.
Afonso Nunes da Cruz Neto
Secretário Adjunto e Subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças

Administrador de empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), especialista em Gestão Financeira pela Fundação Dom Cabral (FDC), Gestão de Projetos pela Universidade de Araçatuba/SP (UNITOLEDO), Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP) e Gestão Financeira e Orçamentária no Setor Público também pela FJP. Servidor do cargo de Analista de Planejamento e Gestão Governamental, atua na gestão administrativa e financeira da PBH desde 2010.


Superintendente de Mobilidade - André Dantas, posa em espaço fechado, usando blusa na cor azul claro.
André Dantas
Superintendente de Mobilidade da SUMOB

Formado em Engenharia Civil pela UFMG, cursou Doutorado em Engenharia no Japão e é mestre em Transportes Urbanos pela UNB. No serviço público atuou como estagiário da BHTRANS e Planejador de transporte público da Prefeitura Municipal de Contagem. Lecionou Engenharia de Transportes na Nova Zelândia e foi Professor Visitante e Consultor na Austrália. Foi Conselheiro de modelagem em projetos de vários países, atuou como Diretor Técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Diretor Executivo da fintech BUSPAY.


Diretora de gestão de pessoas - Anelisa Maradei, Posa em uma foto monocromática preto e branco.
Anelisa Maradei
Diretora de gestão de pessoas da SUMOB

Doutora em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade da Beira Interior em Portugal e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação e Direito, atua há mais de 30 anos na área de Liderança Corporativa,  Comunicação Corporativa e Gestão de Crises, tanto no setor público quanto privado, com trabalhos realizados para BANESPA, Prefeitura do Município de São Paulo e Universidade de São Paulo. Desenvolveu projetos premiados em Diversidade & Inclusão, práticas ESG e Gestão de Crise. 


Subsecretário de Planejamento e Orçamento e Secretário Adjunto da SMPOG - Bruno Passeli, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom escuro e camisa branca segurando um microfone.
Bruno Passeli
Subsecretário de Planejamento e Orçamento e Secretário Adjunto

Graduado em Economia pela UFMG e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Na PBH, foi secretário de Planejamento e adjunto de Orçamento. Atuou no Sistema Indústria, no Governo de Minas e foi professor de economia e mercado financeiro.


Subprocurador-Geral Judicial - Caio Perona, posa em uma fotografia em local fechado com terno de tom escuro, gravata e camisa de cor branca.
Caio Perona
Subprocurador-Geral Judicial

Procurador de carreira do Município de Belo Horizonte desde 2018 e Subprocurador-Geral desde 2021. Chefiou a Subprocuradoria-Geral do Contencioso até a fusão de estruturas com a Subprocuradoria-Geral Fiscal resultante na atual Subprocuradoria-Geral Judicial. Bacharel em Direito pela UFMG. Pós-graduado em Direito Público pela UCAM e em Processo Civil pela PUC-MG. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Participante do Executive MBA da Fundação Dom Cabral (FDC).


 Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB) - Carlos Roberto Bortone , posa em uma fotografia apenas de rosto.
Carlos Roberto Bortone
Diretor de Sistemas e Informação da Prodabel (DSI - PB)

Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Informática Pública pela PUC Minas com ênfase em Banco de Dados.  Servidor de carreira da Prodabel desde 1991. Ocupa, desde 1996, cargos de Arquiteto de Software, coordenação e gerenciamento de equipes e projetos. Desde 2003 atua na liderança de equipes de grandes projetos na área tributária, financeira e contábil.


Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens - Celeste Magna Araújo Dantas, posa em uma fotografia ao lado de plantas e uma blusa estampada com borboletas rosas.
Celeste Magna Araújo Dantas
Diretora de Apoio Assistencial do Hospital Odilon Behrens

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Gestão de Saúde pela FGV. Médica Reumatologista. Servidora pública no Hospital Metropolitano Odilon Behrens desde 1995.


Diretor-Presidente - Claudius Vinícius Leite Pereira, posa em uma fotografia com uma camisa social azul clara
Claudius Vinícius Leite Pereira
Diretor-Presidente da Urbel

Formado em Engenharia Civil com especialização em Geotecnia. Atuou na coordenação do Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR), foi diretor de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel e secretário Regional de Serviços Urbanos. Presidiu a Urbel e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB). Desde 2017 é diretor-presidente da Urbel, atuando na gestão de intervenções estruturantes em áreas de interesse social e na construção de alternativas habitacionais para atendimento à população de baixa renda.


Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans - Deusuite Matos Pereira de Assis, posa em uma fotografia em local aberto com blusa tom cinza.
Deusuite Matos Pereira de Assis
Diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans

Graduada em engenharia civil, com ênfase em Transportes, pela UFMG e especializada em Transportes pela FUMEC. Ingressou na BHTRANS, por meio de concurso, em 1992. Iniciou sua trajetória como analista de Transportes e Trânsito, assumindo posteriormente a supervisão de Operações da Gerência de Operações de Transporte (GEOPE). Em 2000, tornou-se gerente de Operações da Regional Barreiro (GEORB), primeira gerência regional da BHTRANS. Em 2002, passou à coordenadora de Ação Regional (CARE) e, em 2013, foi nomeada diretora de Ação Regional e Operação.


Diretor de Atenção ao Usuário (DAU - PB) - Eduardo Starling Lopes, fotografia do rosto.
Eduardo Starling Lopes
Diretor de Atenção ao Usuário da Prodabel

Possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de software e TIC, gerenciamento de equipe TIC e gerenciamento de projetos utilizando a metodologia e os conceitos do PMI, RUP, Métodos Ágeis, gerência de serviços ITSM, incidentes e mudanças utilizando metodologia ITIL e COBIT, consultoria de Melhoria de Processo de Software, Engenharia de Software e Analise de ponto de Função. Tem formação superior em Gerenciamento de Tecnologia da Informação e é Tecnológico em Processamento de dados. Possui MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA  em Gestão Empresarial, ambos pela UNA.


Diretora de planejamento e controle de mobilidade - Gabriela Pereira, posa em uma fotografia de rosto, utilizando uma blusa azul.
Gabriela Pereira
Diretora de planejamento e controle de mobilidade da SUMOB

Mestre em Engenharia de Transportes e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, é empregada de carreira da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) há 24 anos. Nesse período atuou como gerente de planejamento e controle operacional e nas áreas de programação de semáforos e tecnologia para transportes.


Secretário Municipal Adjunto e Subsecretário do Tesouro Municipal - Gilberto Silva Ramos, posa em uma fotografia com um terno de tom marrom claro e camisa azul.
Gilberto Silva Ramos
Secretário Municipal Adjunto e Subsecretário do Tesouro Municipal da Secretaria de Fazenda

Graduado em Engenharia Civil e Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria e Mestre em Administração, Gilberto Silva Ramos é Auditor Fiscal da Receita Estadual de MG, aposentado. Foi professor de Pós-graduação na Pucminas e Faculdade Pitágoras; foi Superintendente de Fiscalização de Minas Gerais, Subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais; Na Administração Municipal foi Secretário Adjunto de Arrecadações de Belo Horizonte, Secretário Municipal de Fazenda de Contagem e Secretário Municipal de Fazenda de Itabira.