Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL DE BELO HORIZONTE | MOBILIDADE | PRÉ-CARNAVAL

criado em - atualizado em


 

Operação de trânsito e transporte para o bloco Então, Brilha! começa na madrugada de sábado (14)
 

A madrugada de sábado (14) de Carnaval terá operação especial de trânsito na região central para o desfile do bloco Então, Brilha!, cuja concentração começa às 4h na Avenida do Contorno, entre as ruas Curitiba e São Paulo.

Enquanto os foliões chegam, equipes da BHTRANS concluem intervenções na região do Complexo da Lagoinha, do Terminal Rodoviário e da Avenida Oiapoque, com foco na segurança viária e na organização do tráfego nas proximidades do percurso.

O desfile seguirá pelas avenidas do Contorno e dos Andradas, em direção à Praça da Estação.
 

Interdições no entorno

Estão previstas as seguintes interdições:

  • Fechamento dos acessos ao Viaduto Leste (Complexo da Lagoinha), na saída do Túnel da Lagoinha (Avenida Cristiano Machado), na Avenida Antônio Carlos e na Avenida Nossa Senhora de Fátima;
  • Interdição do acesso da Avenida Antônio Carlos ao Viaduto Nansen Araújo (Avenida Oiapoque);
  • Interdição da Avenida do Contorno, entre a Rua Tupinambás e a Rua Paulo de Frontin, no sentido Rodoviária/Área Hospitalar;
  • Interdição da Avenida do Contorno, entre a Rua dos Carijós e o Viaduto da Floresta (Contorno com Andradas), no sentido Área Hospitalar/Rodoviária;
  • Interdição das vias que cruzam a Avenida do Contorno: ruas 21 de Abril, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Bahia.


A partir das 10h, essas intervenções se somam às interdições programadas para outras vias da Área Central. A lista completa pode ser consultada no Portal da PBH.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (UIT) estarão no local para orientar moradores e foliões e garantir a mobilidade e a segurança de todos. É fundamental respeitar a sinalização implantada e seguir as orientações dos agentes.
 

Desvios de trânsito

Complexo da Lagoinha
Veículos vindos das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Nossa Senhora de Fátima serão desviados para acessar a Área Central pelo Viaduto Sarah Kubitschek, com saída na Avenida Olegário Maciel ou na Rua dos Caetés.

Vindos da Região Leste
A alternativa inclui Avenida dos Andradas, Rua dos Carijós, Rua Espírito Santo, Avenida Amazonas, Rua dos Tupis, Rua Mato Grosso e acesso ao Complexo da Lagoinha.

Vindos da Região Oeste
Os motoristas poderão utilizar Avenida do Contorno, Rua dos Tupinambás, Avenida Olegário Maciel, Rua dos Caetés e Rua Curitiba.


Transporte coletivo

As linhas do transporte coletivo terão ajustes nos itinerários e nos pontos de embarque e desembarque em função das interdições, tanto na Área Central quanto nas regionais.

Agentes da Sumob e da BHTRANS estarão nas ruas para orientar os passageiros sobre os novos locais de parada. As mudanças específicas do transporte coletivo podem ser consultadas no Portal da PBH.


Funcionamento das estações MOVE

As estações MOVE Rio de Janeiro e São Paulo, na Avenida Santos Dumont, estarão fechadas no sábado (14/2), das 4h às 11h59, em função dos desfiles na região da Praça Rui Barbosa.

Nesse período, o atendimento será realizado nas estações MOVE Tamoios e Carijós, na Avenida Paraná, que seguirão operando normalmente.

O funcionamento das estações Rio de Janeiro e São Paulo será retomado a partir das 12h de sábado (14/2).

 

 

Banda Mole e Chama o Síndico

Os foliões que vão acompanhar os desfiles dos blocos no Pré-Carnaval 2026 de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), vão contar com um esquema especial de trânsito em todas as regionais da capital.

 

As ações serão realizadas por agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) e da Sumob, com o objetivo de garantir a segurança viária e a mobilidade de todos.

 

É fundamental que motoristas, pedestres e foliões respeitem a sinalização implantada e sigam as orientações dos agentes que vão monitorar o trânsito e as ações relacionadas ao transporte coletivo durante o fim de semana.
 

Mudanças no trânsito para garantir a segurança durante a folia
 

Com o grande número de cortejos previstos, especialmente na Área Central, Savassi e Santa Tereza, serão implantadas áreas reservadas ao Carnaval, com interdições temporárias de vias para garantir a segurança dos foliões.

 

Confira os principais destaques por dia:

 

Sexta-feira (6)

Serão realizadas operações para os desfiles, com destaque para:

Intervenções na Avenida Augusto de Lima, a partir das 19h;

Implantação da área de interdição na Pampulha, a partir das 18h.
 

Sábado (7)

Diversos cortejos acontecem em toda a capital, com destaque para:

Desfile da Banda Mole, a partir das 16h, com interdição da Avenida Afonso Pena, no trecho entre a Rua São Paulo e a Avenida Carandaí;

Implantação da área de interdição em Santa Tereza, a partir das 9h.

 

Domingo (8)

Também estão previstos diversos cortejos, com destaque para:

Área de interdição na Savassi e no Funcionários, a partir das 12h.

 

 

 


 

 

Rotativo Liberado

Está liberada a cobrança do Estacionamento Rotativo durante o Pré-Carnaval, no sábado (7) e domingo (8). As áreas regulamentadas com a modalidade poderão ser utilizadas em todos os horários sem a necessidade do acionamento de crédito eletrônico.

 

Catraca Livre na Folia

No domingo (8) os usuários de transporte público terão tarifa gratuita, iniciativa do programa Catraca Livre. Aqueles que curtem a folia até a madrugada  podem contar com o programa Madrugão, que amplia o transporte público noturno com ônibus circulando entre  0h e 3h59. Se vai curtir os blocos, vá de transporte coletivo. O folião também pode fazer a recarga antecipada do Cartão BHBUS sem sair de casa no site da Transfácil.

 

Algumas linhas de ônibus terão os itinerários e pontos de embarque e desembarque modificados em função das interdições para os desfiles dos blocos. É importante que os passageiros se planejem e verifiquem se a sua linha ou seu ponto passará por mudanças durante o Carnaval de Belo Horizonte 2026. Confira os horários e itinerários das linhas nos aplicativos BHBUS +, BUS 2, Moovit e Cittamobi, ou qualquer outro que faça uso dos dados compartilhados. Confirma também no Portal da Sumob.