Pular para o conteúdo principal

MUSEU DA MODA – MUMO

criado em - atualizado em

 

Fachada do Museu de Moda
Foto: Ricardo Laf/PBH

 


O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016,  surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se então o primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital.


Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado. Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrado-se também abertos para criação, fruição e experimentação.

 

O MUMO tem como missão “preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico”. Nesse sentido, pretende “ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento”.

 

O Museu da Moda de Belo Horizonte pretende ampliar a execução de novos instrumentos para a produção da moda, proporcionando diferentes perspectivas mercadológicas da economia criativa, do desenvolvimento cultural, da inclusão social, da atividade artística, da cidadania e da valorização do patrimônio e memória de Belo Horizonte.

 

Exposições disponíveis para visitação:

 

Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira

Fruto de uma parceria entre o Museu da Moda e o Instituto Clara Nunes, a exposição "Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira" percorre a carreira da cantora desde o início, em Belo Horizonte, até sua consagração nacional e internacional. A mostra destaca a influência da moda na carreira da artista, explorando 50 figurinos e adereços originais que serão exibidos pela primeira vez em conjunto. Ocupando os dois andares do Museu , os figurinos estão entrelaçados com documentos, objetos, adereços, recortes de jornais e fotografias, apresentando a trajetória da artista e sua imbricada relação com a cultura brasileira e a religiosidade de matriz africana. Clara Nunes foi a primeira mulher a vender mais de 400 mil cópias com o LP "Alvorecer", ganhando seu primeiro Disco de Ouro. A cantora abriu caminhos para outros artistas e deixou sua marca inconfundível na cena musical brasileira.

 

Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil

A mostra, virtual, coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna, por meio de recortes da sua carreira. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ficou famoso pela criação da seção As Garotas, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante o período.

 

Visite  virtualmente

 

Horário de funcionamento:

De quarta-feira a sábado, das 10h às 18h.

 

Endereço:

Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Belo Horizonte - MG. CEP 30160-011
 

Como chegar

 

Contatos:

(31) 3277-9248 - 3277-4384

mumo.fmc@pbh.gov.br

Facebook

Instagram 

Acompanhe a programação no Portal Belo Horizonte

Confira a agenda cultural dos museus