Pular para o conteúdo principal

MUSEU DA MODA – MUMO

atualizado em 16/09/2019 | 17:05

Fachada do Museu de Moda
Foto: Ricardo Laf/PBH

 


O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016,  surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se então o primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital.


Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado. Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrado-se também abertos para criação, fruição e experimentação.

 

O MUMO tem como missão “preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico”. Nesse sentido, pretende “ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento”.

 

O Museu da Moda de Belo Horizonte pretende ampliar a execução de novos instrumentos para a produção da moda, proporcionando diferentes perspectivas mercadológicas da economia criativa, do desenvolvimento cultural, da inclusão social, da atividade artística, da cidadania e da valorização do patrimônio e memória de Belo Horizonte.

 

 

Horário de funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 21h.
sábados e domingos, das 10h às 14h.

 

Endereço:

Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Belo Horizonte - MG. CEP 30160-011

 

Contatos:

(31) 3277-9248 - 3277-4384

mumo.fmc@pbh.gov.br

Facebook

 

Programação:

A programação constante do MUMO conta com exposições, debates, oficinas, visitas mediadas, rodas de leitura, além de apresentações artísticas e culturais  relacionadas à Moda, Design e áreas afins.

 


Como chegar