Pular para o conteúdo principal

DESCONTORNO CULTURAL

atualizado em 09/08/2019 | 16:15

Logomarca do Festival


 

O Festival Descontorno Cultural chega a sua 6ª edição e será realizado entre 4 e 6 de outubro de 2019. O evento irá reunir apresentações de trabalhos artístico-culturais nos 17 Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura e no baixio do Viaduto de Santa Tereza. Instrumento de descentralização das políticas públicas de cultura, o festival fomenta e fortalece a atuação de grupos artísticos das microrregiões no entorno dos centros culturais, referenciais em suas comunidades, ou em fase de profissionalização. 
 

Quer se apresentar no Descontorno? Faça sua inscrição gratuita até 23h59 do dia 25 de agosto.


 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES


O edital selecionará 68 propostas artísticas, sendo 34 de música e 34 de artes cênicas (teatro, circo, dança, contação de histórias, manifestações populares), para apresentação nas comunidades ou microrregiões, fomentando a atuação de artistas locais. O valor de remuneração previsto é de R$ 1.500,00 por proposta. 


Poderão inscrever-se como proponentes pessoa física individual, coletivo de artistas de pessoas físicas e microempreendedor individual-MEI. Cada candidato poderá inscrever somente uma proposta, e quem optar pela modalidade “grupo de pessoas físicas” deverá atentar-se ao fato de que cada um dos integrantes será considerado proponente. 


A escolha das propostas passará primeiro pela etapa de seleção de caráter classificatório e eliminatório, seguida da avaliação de documentação. O processo de seleção das propostas se dará de acordo com a pontuação dos critérios: clareza, objetividade e suficiência das informações, qualidade artística, capacidade de articulação territorial e adequação, e viabilidade física em relação aos espaços. 


As propostas serão avaliadas por uma Comissão Paritária de Avaliação e Seleção, composta por quatro membros da sociedade civil, indicados pelas comissões locais de cultura dos centros culturais municipais, bem como quatro membros da Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura.