Pular para o conteúdo principal

Projeto Integrarte

criado em - atualizado em

Inscrições Gratuitas - 1º Semestre 2024

 

A Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e a Fundação de Arte, Educação e Cultura - FUNDAC oferecem, por meio do Projeto Integrarte, um curso de formação em arte e cultura que tem como objetivo qualificar práticas dos(as) agentes públicos da Educação, tais como professores(as) do Ensino Regular e das Escolas Municipais de Educação Infantil, monitores(as) da Escola Integrada, oficineiros(as) da Escola Aberta e profissionais diversos(as), para o exercício de suas atividades junto à comunidade escolar.


O Curso de Longa Duração do Integrarte pretende apresentar aos(às) participantes elementos artísticos, culturais e pedagógicos inerentes à condução de processos de sensibilização das comunidades escolares no campo da arte e da cultura, bem como a formação e capacitação de agentes públicos no desenvolvimento de projetos e ações que ocorrem cotidianamente junto a estudantes da rede municipal de educação.

 

As atividades são conduzidas por um(a) educador(a) referência que acompanha a turma durante todo o processo formativo, juntamente com um grupo de educadores(as) complementares específicos a cada módulo. O curso é estruturado em dez módulos integrados e transversais, que serão apresentados adiante, e que estão inseridos no campo das Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Design Popular, Música,  Patrimônio Cultural e Teatro. Seus conteúdos, teóricos e práticos, são vivenciados ao longo de todo o curso, sendo que, desde a primeira até a última aula, o (a) cursista acessa todas as áreas, por meio de:

 

  • Estudos práticos e teóricos de metodologias voltadas para a criação e consolidação de grupos de trabalho.
  • Introdução a aspectos que são próprios às áreas artísticas, abrangendo a dimensão de transversalidade que as conecta, a saber: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Design Popular, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.
  • Planejamento de práticas artísticas e culturais (aulas e projetos individuais e/ou coletivos) na macroárea ou área de interesse do (a) cursista.
  •  Estudos dos fatores identitários, diversidade cultural e cidadania nos processos criativos: reconhecimento, valorização e aproximação do (a) cursista com o território onde atua.
  • Práticas e processos de criação e composição artística individuais e/ou coletivas em áreas específicas: técnicas, produção, linguagem e discurso.
  • Vivência e discussão de metodologias relacionadas à avaliação no campo das artes.
  • Fruição e abordagens críticas da apreciação de diversas manifestações artísticas e culturais.
  • Experiências práticas e teóricas referentes à cultura da infância e suas relações com as práticas artísticas e culturais.
  • Reflexão a partir de práticas que abordam as noções de autoria, autonomia, emancipação e transformação do sujeito, por meio da experiência artística e cultural, bem como do planejamento e execução de projetos autorais desenvolvidos ao longo de todo o curso.

     

Pretende-se realizar acompanhamentos de cursistas em seus territórios de atuação para que os (as) professores (as) da ELA-Arena, que dão aula no Integrarte, se aproximem e reconheçam os diversos contextos da comunidade escolar e da cidade, podendo contribuir na elaboração e execução dos Projetos Autorais, módulo específico do curso.


O curso oferecido pelo Integrarte é composto de 120 horas e acontece em 30 encontros presenciais com o grupo de trabalho, totalizando 90 horas + 04 horas de atividades de fruição artística-cultural + 26 horas de planejamento e execução de projetos individuais e/ou coletivos, vinculados aos territórios de interesse dos (as) cursistas. Ao final do curso, cada participante receberá certificado de conclusão a partir de critérios elaborados e validados pela SMC/FMC e SMED, relativos à frequência, pontualidade, presença qualificada e avaliação pedagógica na execução das atividades.


Em 2024, o Curso de Longa Duração do Integrarte oferece 120 vagas distribuídas em seis turmas anuais com 20 participantes cada, entre os meses de abril e dezembro. As turmas serão distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite, ocorrendo presencialmente no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC) da ELA-Arena.

 

Detalhamento do Curso de Longa Duração do Projeto Integrarte

QUERO ME INSCREVER

 


PROJETO INTEGRARTE 2023

Inscrições Gratuitas - 1º Semestre 2023

 

A Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura, desenvolvem, desde 2016, através da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, o Projeto Integrarte. E, agora, abrem vagas para ações de curta duração do projeto no campo da Cultura da Infância, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Patrimônio Cultural. As atividades têm como objetivo qualificar práticas dos agentes públicos da Educação, tais como professores do Ensino Regular e das Escolas Municipais de Educação Infantil, monitores da Escola Integrada e profissionais diversos, para o exercício de suas atividades junto à comunidade escolar.

 

O Integrarte redimensiona as perspectivas da Escola graças à natureza transversal de sua metodologia, que reúne oito áreas artísticas em torno de um objetivo comum: criar relações entre os modos de fazer e pensar nos campos da arte e da educação, qualificando a prática de trabalho dos agentes públicos.

 

Materiais informativos e formulários de inscrição:

 

QUERO ME INSCREVER