Pular para o conteúdo principal

VIRADA CULTURAL

criado em - atualizado em

Uma jornada de vinte e quatro horas ininterruptas de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas artes cênicas, artes visuais, performance, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte. Um movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade, a Virada reúne e apresenta o que há de melhor no cenário artístico da capital e Região Metropolitana.

 

Com a pegada de transgressão, a Virada propõe, de forma inteligente e direta, uma discussão sobre temas ligados ao cotidiano da cidade, como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade e novas vivências. As apresentações oficiais são gratuitas e realizadas em vários palcos pela cidade, além da programação associada em teatros, museus e centros culturais.

 

A Virada é, principalmente, a ocupação do espaço urbano pelo público e pelo artista, nas suas mais diversas expressões. Para isso, convidamos especialmente artistas de rua, grupos de teatro e de intervenções urbanas, criativos em performances dos mais variados tipos, para se inscreverem. O objetivo é espalhar arte por toda a cidade.

 

Criada por meio da Lei 10.446/2012, a Virada Cultural de BH integra o calendário oficial de eventos da capital mineira. O evento cresce a cada ano, contando com uma participação cada vez maior do público.

 

Acompanhe informações nas redes sociais e no portal: Facebook e InstagramPortal Belo Horizonte. 


Virada Cultural 2023

Viver o Centro e redescobrir a Cidade. Este é o convite da Virada Cultural 2023 para o público vivenciar as múltiplas possibilidades que Belo Horizonte vai oferecer, durante 24 horas, com uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Com o tema "Virada Cultural de Todo Mundo", a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto João Ayres, selecionado por meio de chamamento público, que celebra a união do poder público e da Organização da Sociedade Civil (OSC). O evento será realizado nos dias 19 e 20 de agosto e se integra ao programa da PBH "Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE A VIRADA CULTURAL 2023

 

Virada Cultural 2022

Estão prorrogadas as inscrições para a 7ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte 2022! Os interessados em compor a programação têm até o dia 8 de julho para enviar sua proposta. O evento retorna presencialmente às ruas do hipercentro da cidade nos dias 3 e 4 de setembro de 2022. As propostas devem ser enviadas por meio de formulário disponível no botão abaixo.
 

REGULAMENTO

FORMULÁRIO


Podem se inscrever indivíduos, grupos e coletivos residentes na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O regulamento prevê a apresentação de propostas para uma variedade de manifestações culturais e linguagens artísticas. As atividades poderão ter formatos variados e ocuparão palcos, equipamentos públicos e demais espaços de circulação do hipercentro. Os proponentes poderão submeter mais de uma proposta à comissão paritária, que selecionará uma dentre as examinadas.


A Virada aposta no reencontro com a cidade e em novas formas de ocupação lúdica do hipercentro. Qualquer pessoa que deseje se apropriar do espaço público com estes objetivos pode apresentar sua proposta. O objetivo da edição de 2022 é o de convidar a população a experimentar, descobrir e redescobrir ambientes, texturas e vivências no cenário urbano de Belo Horizonte, por meio de uma programação plural, extensa e diversa, em um ambiente lúdico e seguro.

 
Acesse o formulário e o regulamento de participação. As inscrições são gratuitas.

 
Vem virar com a gente!

HISTÓRICO - EDIÇÕES ANTERIORES
TV Técnica da Virada Cultural de Belo Horizonte

Assista à a cobertura de algumas das atrações que integraram a programação, com entrevistas feitas com trabalhadores da equipe técnica, conhecida carinhosamente como graxa. 

Virada Cultural 2021 

Confira a lista de pré-selecionados para a Virada Cultural de Belo Horizonte 2021 


A Virada Cultural de Belo Horizonte divulga as atrações pré-selecionadas para integrar a programação on-line e gratuita da edição 2021. Foram pré-selecionadas 103 atrações a partir do cadastramento realizado no mês de julho. As inscrições foram feitas por meio de formulário disponibilizado nesta página, no qual os candidatos tiveram acesso também ao regulamento de participação.

 

Cada atração participante, selecionada via cadastramento, receberá um cachê de até R$ 3 mil e os autores das propostas receberão o vídeo de registro de suas apresentações como possibilidade de uso em seus portfólios. 

 

Os cadastros foram avaliados por uma comissão de seleção e um grupo curatorial, formado por servidores, gestores, produtores e artistas da cidade. Como critérios de seleção, foram avaliadas a relevância da proposta, a adequação técnica e estrutural à Virada e a representatividade e territorialidade no contexto sociocultural da cidade, em consonância com as políticas públicas municipais de cultura.

 

A partir de agora, a produção do evento entrará em contato com os pré-selecionados para definir a disponibilidade e as condições de participação das atrações na programação oficial, que será divulgada em breve no Portal Belo Horizonte. 
 

Confira a lista de pré-selecionados:

 

Alair Paulino Abreu
Alcidéia Margareth Rocha Trancoso
Alessandra Maria da Silva Gomes
Aline Caldeira de Souza
Alisson dos Santos Damasceno
Aloízio de Souza Horta Júnior
Ana Luiza Rodrigues Pereira
Anderson Luiz de Paula
André Novais Machado
Associação Afinal Cultura e Educação
Associação Cultural Mimulus
Associação Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte
Bianca Aguiar Dutra Apolinario
Bruno Ferreira Malaguti Soares
Bruno Liberato Rodrigues
Bruno Santos Amaral Gomes
Cahue Silva Teixeira
Carlos Eduardo Caetano de Souza
Carlos José dos Santos Linhares
Cartaz Produções Ltda.
Centro Cultural Lá da Favelinha
Centro Musical Belo Horizonte Ltda.
Clara Delgado Vasconcellos de Souza
Clara X Sofia Produções Artísticas Ltda.
Cleuves Emanuel Freire Dias
Coral Sampaio
Dadyer Rangit Aguilera Ramos
Deangelo da Silva Moreira
Dharma Cultura e Desenvolvimento Ltda.
Diego Ricardo Ezequiel Gamarra
Dimas Wagner Lamounier
Edgar Siqueira Matheus
Edmar Pereira da Cruz
Eduardo Guilherme da Silva Souza
Eliatrice Gischewski
Elisângela Fátima de Souza
Elke Ferreira de Resende Caçador
Emerson Eustáquio Pereira de Assunção Silva
Fabricio Soares Teixeira
Felipe Antonio Rodrigues de Oliveira
Flávia Albuquerque Drumond Gomes
Flávio Maia
Frederico Canuto Luiz
Gabriel Wallace Pereira da Silva
Grêmio Recreativo Bloco Caricato Estivadores do Havaí
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova
Gustavo Henrique Vaz Ribeiro
Henrique Silva Cardoso
Horlem Gabriel Garcia
Instituto Mano Down
Isabella de Souza Figueira
Janyni Tayná Lino Fernandes
João Victor Gonçalves Dias
Jocasta da Cruz Roque
Jordana Hissa
Júlia Dias Lino Moreira
Julia Gomes de Oliveira
Kainná Tawá Leandro Machado
Laguna Filmes & Fitas Ltda.
Leonardo Azevedo de Barcelos
Leonardo Brasilino Rodrigues da Cunha
Lorena Aguiar do Amaral
Lucas de Aguiar Luiz
Lucas Oliveira Pires de Moraes
Lucia Helena Campos Braga Coelho
Luiza Felipe Campos
Luiz Fernando Nunes Bernardo
Mara do Nascimento Fassy Empreendimentos Culturais e Gastronômicos
Marcelo Emiliano Junio Veloso
Marcelo Henrique Veronez
Marcelo R da Silva
Marcos Cesar Coletta Pereira
Maria Carolina Torres
Maria Raquel Couto Alves Ramiro
Marjorie Ann Quast Corrêa
Michelle Sabrina da Silva
Naiara Campos de Barros
Neutra Produtora Eireli - Me
Nickary Felipe dos Santos
Nivair de Souza Filho
Pedro de Aguiar Marques
Pedro Thiago Silva
Pierre Souza Fonseca
Poliana Coelho Dutra
Rafael Henrique de Souza
Rafael Mourão Nitzsche
Ravel Maciel Cavalheiro
Renata Mara Fonseca de Almeida
Rogério Reis Pinto
Sarah Regina de Moura Fernandes
Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte
Souza Produções Ltda. Me
Stanley Albano
Suelen Araújo
T’AI Criação e Produção Ltda
Taís Daher Caetano Pinto
Teuda Magalhães Fernandes
Thiago Che Guevara Almeida de Araújo
Tulio Cassio de Souza Santos
Valéria Cristina da Silva
Viola Brasil Produções Ltda.
Wallison Luiz Sebastião Batista
Wenderson Simões Silva
 

 

Virada Cultural de Belo Horizonte 2021

 

A cultura de Belo Horizonte está viva e continua vibrando intensamente com o movimento da arte e da criatividade. Sentimentos, conexões e trocas fazem parte da energia pulsante da cidade. Em 2021, a Virada Cultural de Belo Horizonte convida a população a viver, vibrar e virar neste encontro com uma imersão on-line em 24 horas de programação gratuita.

 

O evento será realizado em 16 e 17 de outubro e reúne atrações de diversas áreas artísticas e culturais: música, intervenções e instalações urbanas, cultura popular, gastronomia, artes cênicas, moda e design, bem-estar e saúde, audiovisual, literatura e muito mais.

 

Esperamos você!

Inscrições Virada Cultural 2021

Inscrições prorrogadas até o dia 25 de julho para pessoas que queiram se apresentar na Virada Cultural 2021

A Virada Cultural 2021 está programada para ocorrer em setembro, em formato totalmente digital. O objetivo é que atrações que habitualmente são apresentadas em palcos espalhados pelo hipercentro da capital sejam levadas a ambientes inovadores, e que intervenções e instalações ocupem os espaços do hipercentro da cidade em apresentações gravadas, sem público presencial.

 

As inscrições abriram no dia 2 de julho para pessoas interessadas em compor a programação, e o prazo final para inscrições foi prorrogado de 20 de julho para o dia 25 de julho de 2021. As propostas devem ser enviadas por meio do formulário, sendo que as regras estão disponíveis no regulamento. A inscrição é destinada preferencialmente a articuladores culturais, artistas e demais proponentes da capital, mas serão aceitas propostas das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

 
Serão avaliadas inscrições em diversas áreas, como gastronomia, instalações urbanas, DJ e coletivos de festa, oficinas variadas, festejo popular, moda, cosplay, arte indígena, arte de rua, sarau, literatura, games, stencil, dança, fotografia, contação de histórias, capoeira, stand up, podcast, artesanato, websérie, grupos urbanos de matriz africana, teatro e música.

O cadastro de propostas artísticas e culturais permanecerá aberto até as 23h59 do dia 25 de julho. Serão selecionadas o mínimo de 100 atrações para compor a programação. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail viradabh@institutoperiferico.org (os e-mails enviados até sexta-feira, 23/07/2021, serão respondidos). 

 

INSCRIÇÕES

 

REGULAMENTO

Conheça a Política de Festivais

Os Festivais Culturais Municipais são realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. 

 

São pautados por diretrizes ligadas à democratização do acesso à arte e à cultura, por meio de uma programação diversificada e transversal; à promoção das produções artísticas e culturais locais; e ao processo de formação de público e plateias para as diversas linguagens artísticas. As ações dos Festivais contemplam diferentes eixos, tais como difusão, formação, reflexão, intercâmbio e circulação, e colaboram para a qualificação da produção cultural local, nas perspectivas artística e técnica, bem como para a inserção da cidade de Belo Horizonte no calendário de eventos nacionais e internacionais.

 

À luz do Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil – MROSC (Lei 13019/2014, regulamentada em âmbito municipal pelo Decreto 16.746, de 10 de outubro de 2017), estabeleceu-se a possibilidade de solidificar e dar mais transparência às parcerias entre poder público e sociedade na realização dos Festivais. É uma conjugação de esforços para a otimização da lógica operacional, em benefício do fortalecimento das políticas públicas, cujo êxito, consequência e perenidade demandam, fundamentalmente, o engajamento e participação da sociedade civil. A colaboração entre o Estado e as OSCs aponta direções e cria novos consensos e prioridades, contribuindo para a superação de desafios sociais complexos. Ao mesmo tempo, as próprias organizações são fortalecidas, consolidando o campo democrático no país.