Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE - FLI-BH

atualizado em 13/09/2019 | 10:57

 

FLIBH

 


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, apresenta a terceira edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH. O evento acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, e as inscrições para a seleção dos participantes das oficinas e lançamento de livros que integram a programação do Festival já estão abertas.

 

As oficinas acontecem no Centro de Referência da Juventude - CRJ e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, enquanto os lançamentos de livros acontecem apenas no Parque. As inscrições começam no dia 11 de setembro e vão até às 23h59 do dia 19 de setembro. 

 

 

Faça sua inscrição 

 

OFICINAS

 

Escritas Urbanas - Renato Negrão (Belo Horizonte): O objetivo da atividade é a produção do texto poético, oferecendo aos participantes um ambiente de compartilhamento de experiências, preservando os caminhos e as propostas individuais.

Inscrição: https://bit.ly/2m7qIeN

 

Colagem Criativa: recorte e composição - Roberto Marques (Belo Horizonte): O objetivo geral da oficina é despertar, estimular a criatividade como um todo e apresentá-la como uma técnica que surpreende e inova, permitindo ótimos resultados criativos.

Inscrição: https://bit.ly/2lNWIEt

 

Carolina: a artista para além do diário - Dalva Maria (MG): A atividade busca promover um olhar sobre a autora Carolina de Jesus, para além da favelada que escreveu um livro e mostrar a artista que ela era: compositora, dramaturga, contista, romancista, cronista, musicista.

Inscrição: https://bit.ly/2m999v0

 

Tranças do Verbo: palavra e imaginário afro-brasileiro - Allan da Rosa (SP): A oficina vai abordar a letra negra e a literatura que marca presença na história brasileira e que efervesce na periferia de São Paulo hoje, fornecendo inclusive subsídios e práticas que contemplam os debates sobre a lei 10.639/03. 

Inscrição: https://bit.ly/2k9Zjbw

 

Narrativas Insubmissas: memórias, escrevivência e mandinga - Júlia Elisa (Belo Horizonte): A atividade propõe uma experimentação e reflexão sobre e pela construção de narrativas interdisciplinares, possibilitando exercitar a poesia como dispositivo por uma auto-revolução e reencontro de si, a partir de subjetivações insubmissas.

Inscrição: https://bit.ly/2ka03NQ

 

Leitura de Imagens: oficina de estudo e análises da imagem dentro do livro ilustrado - Anabella López (Buenos Aires): A oficina analisará a relação entre as linguagens escrita e visual nos livros ilustrados e seus usos como instrumento na leitura de imagens, buscando compreender como a ilustração constrói uma narrativa e como ela reflete na lógica interna e interpretação de cada livro.

Inscrição: https://bit.ly/2k9YOON

 

Oficina Poética do Sarau Libertário - Bruna Kalil Othero (Belo Horizonte) : A atividade reúne exercícios e provocações literárias com o intuito de incentivar a escrita de poesia por pessoas interessadas no assunto.

Inscrição: https://bit.ly/2maYsIn

 

Escrita Criativa e a LiteraRua - Vito Julião (SP): A oficina consiste na sensibilização ao fazer poético da escrita cri(ativa), por meio de uma imersão na maneira como cada participante se relaciona com a poesia e sua escrita.

Inscrição: https://bit.ly/2kDwOTU

 

Oficina Feminina de Rap: literatura, poesia e rima - Lana Black e Negah Thé (Belo Horizonte): O objetivo da atividade é a formação de mulheres na cultura Hip Hop, incentivando o público feminino que está inserido na cultura e também pessoas que possuem interesse em conhecer pouco mais sobre esse universo.

Inscrição: https://bit.ly/2kEOjmC

 

Leitura de Cartas Dramáticas - Lygia Peçanha (Belo Horizonte): A oficina+performance propõe uma experiência de compartilhamento de histórias de amor e busca exercitar o ato de transportar algo privado e individual para o coletivo e público.

Inscrição: https://bit.ly/2maZGU5

 

INSCRIÇÃO PARA LANÇAMENTO DE LIVROS

 

O 3º Festival Literário internacional de Belo Horizonte - FLI-BH  abre espaço para as autoras e os autores que queiram promover sessões de autógrafos de seus livros. Dependendo do número de pedidos, os lançamentos poderão ser organizados em sessões coletivas. No formulário abaixo, apresentamos os horários disponíveis para a participação dos autores selecionados.  As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro. 

 

Inscrição: https://bit.ly/2kaBYqh


HISTÓRICO

 

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH - nasceu em 2015, da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura que a Prefeitura desenvolve através da Fundação Municipal de Cultura. Realizado a cada dois anos, além de ser a culminância das ações destinadas ao acesso ao livro e a promoção da leitura na capital mineira, o festival é inteiramente dedicado à literatura oferecendo oficinas de leitura, escrita literária e ilustração, mostra de cinema, narrações de histórias, rodas de leitura, palestras, feira de livros e diversas atividades voltadas ao universo literário.


Seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor.  


Durante quatro dias, essas vozes ecoam em oficinas, saraus, recitais, leituras, debates e lançamento de livros. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e nos apossarmos da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros e de opções de expressão.


Das atividades humanas, a arte é a que mais nos lembra que precisamos de emoção para prosseguir. A literatura ocupa aqui um lugar especial por ser capaz de acolher toda a diversidade, emprestar voz aos que não podem falar, falar de igual para igual com aqueles que querem silenciar o outro. Ela possibilita a troca de experiências, o diálogo entre os saberes, a reflexão sobre as conquistas e perdas individuais e coletivas.

 

Confira o site oficial do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte