Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência da Dança

criado em - atualizado em

Foto: CRD Residência Artística - Ricardo Laf/FMCBH

 

Prefeitura abre inscrições para ocupação da sala de ensaio do CRdançaBH

 

Estão abertas as inscrições para grupos e artistas da dança, com experiência ou que atuem na área, em qualquer modalidade da dança, para utilização do tablado de ensaio do CRDançaBH.
A sala é disponibilizada gratuitamente para ensaios, práticas e pesquisas em dança de segunda a sexta de 9h às 19h, de janeiro a julho de 2024.
 

Os interessados devem preencher e enviar o formulário disponível no link abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

 


O Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH é um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. Tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática.

 
Sob gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e em diálogo com a sociedade civil, o CRDançaBH busca estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade. Localizado no Teatro Marília, representa uma grande conquista para o setor em Belo Horizonte, que, implantado progressivamente, desde o 2º semestre de 2019, com reformas e adequações, buscando instituir um espaço adequado para iniciativas que visam impulsionar os diversos estilos que constituem a dança em Belo Horizonte. 

 

Programas e projetos: 

Terça da Dança 

O CRDançaBH  integra a Política de Promoção das Artes do município, fortalecendo ações importantes da cidade, como o projeto Terça da Dança,  que resgata um projeto da década de 1980/1990 que provocou inúmeros desdobramentos e incrementou a produção de dança de Belo Horizonte. 

 

O Terça da Dança tem acontecido regularmente às terças no Teatro Marília, desde o dia 18 de junho de 2019, com apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas através de parcerias com as escolas de dança de Belo Horizonte e espaços culturais que acolhem jovens interessados na pesquisa em dança. Durante o período da pandemia de covid-19, a programação passou a acontecer virtualmente, por meio do Circuito Municipal de Cultura, com exibição no canal da Fundação Municipal de Cultura (FMC BH) no Youtube, retomando as suas atividades presenciais em novembro de 2021. Ao todo, foram 52 apresentações e 15 ações reflexivas.

 

Você quer se apresentar no Terça da Dança? 
Então, envie um e-mail para crd.fmc@pbh.gov.br

Acompanhe a agenda no Portal Belo Horizonte:

PROGRAMAÇÃO

QUERO RETIRAR MEU INGRESSO

 

Residência CRDançaBH

Fomentar a criação, a pesquisa e a produção em dança, com essa premissa, nasceu o Programa de  Residência Artística CRDançaBH. Em agosto de 2021, foi realizada a primeira edição do programa, garantindo um espaço de interlocução e de criação coletiva. A ação foi realizada em conjunto com o Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte em parceria com o Goethe Institut. O resultado desta Residência foram seis videodanças, disponíveis no canal da FMC BH no Youtube

 

A proposta é que uma residência aconteça  no primeiro semestre de cada ano, com duração de 3 meses. As propostas serão selecionadas por meio de formulário próprio, divulgado aqui no início de cada ano.

Ocupação CRDançaBH

O CRDançaBH está com as portas abertas para te receber! De segunda a sexta-feira, das 09h às 19h. Você pode agendar o uso do espaço para ensaios, pesquisas e ações formativas  em dança, de acordo com a disponibilidade.

 

O formulário para agendamento está disponível no link abaixo: 

FORMULÁRIO 


Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00
 
Endereço: Av. Alfredo Balena, 586, bairro Santa Efigênia (dentro do Teatro Marília

Instagram 

Como chegar

 

Contatos: (31)  3277-6319 | crd.fmc@pbh.gov.br  
 

Acompanhe a agenda de atividades no Portal Belo Horizonte

 

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site www.sympla.com.br 

A bilheteria do teatro abre com 2 horas de antecedência para venda/retirada de ingressos, oferecendo opção de pagamento com cartões de débito e crédito.