Pular para o conteúdo principal
Agenda de Autoridades
Secretária Municipal de Cultura - Eliane Parreiras, posa em uma fotografia apenas de rosto em local fechado.
Eliane Parreiras
Secretária Municipal de Cultura - Presidente interina da Fundação Municipal de Cultura

Atua em gestão cultural no poder público e iniciativa privada há 27 anos. Foi Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Diretora Executiva do Instituto Cultural Usiminas, Gerente Geral de Cultura/Sesc Minas e gestora no Circuito Cultural Praça da Liberdade e Museu de Arte da Pampulha. Foi consultora e gestora de diversos programas culturais em MG, SP e ES. É professora de pós-graduação na área cultural. É graduada em Comunicação, especializada em Marketing (FGV), Gestão Cultural (IEC-PUC.MG) e pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da FDC.


Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura - Bárbara Bof, posa em uma fotografia rosto com uma blusa cor branca.
Bárbara Bof
Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura

Gestora Cultural, com experiência na coordenação, execução de projetos e atividades ligadas à formação e cultura, desde 1999. Fundadora da Associação No Ato Cultura Educação e Meio Ambiente. Idealizadora do FETO – Festival Estudantil de Teatro, onde atuou na coordenação geral entre os anos de 1999 e 2017. Atriz e bacharel em Gestão em Comunicação Integrada. 


Carlos Henrique Bicalho - Diretor de Patrimônio
Carlos Henrique Bicalho
Diretor de Patrimônio

Arquiteto e Urbanista, especialista em conservação e restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia e UNESCO, possui extensa experiência na elaboração de projetos de restauro no Estado de Minas Gerais e em São Paulo. Atuou durante dezessete anos na Diretoria de Patrimônio Cultural/DIPC, sendo que nos últimos anos foi o seu diretor. Desenvolveu, durante três anos, no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, o recolhimento de todo o acervo arquivístico da DIPC para fim de digitalização e disponibilização a pesquisadores e munícipes.


Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação Municipal de Cultura - Cláudio Viana Lima, posa em uma fotografia apenas rosto.
Cláudio Viana Lima
Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação Municipal de Cultura

25 anos de experiência na execução e gestão administrativa/ financeira/ orçamentária/ contábil, licitação, logística e RH, no exercício das competências da administração direta e indireta do município de Belo Horizonte. Gestão das áreas de Controladoria, Prestação de Contas; Processamento Financeiro/ Tesouraria; Departamento Administrativo/ Financeiro, Gerência de Orçamento/ Finanças e Diretoria de Planejamento Gestão Finanças. Bacharel Ciências Contábeis Ênfase Controladoria. Pós Gestão Pública.


Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte - Janaina Melo, posa em uma fotografia apenas rosto.
Janaina Melo
Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Curadora, educadora e gestora cultural. Graduada em História (UFMG), pós-graduada em Pesquisa e Ensino de Arte Contemporânea (UEMG). Atualmente desenvolve pesquisa sobre públicos no PPGPMUS (UniRio). Com mais de vinte anos de atuação na área de museus, principalmente na área de educação, atuou como Coordenadora de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha (BH), Gerente de Educação do Instituto Inhotim (Brumadinho), Gerente de Educação do Museu de Arte do Rio (RJ), onde foi responsável pela criação e desenvolvimento do seu programa pedagógico - Escola do Olhar.  


Mariana Figueiredo Moreira da Rocha Gonçalves - Diretora Jurídica
Mariana Figueiredo Moreira da Rocha Gonçalves
Diretora Jurídica

Advogada e artista visual. Doutora em Filosofia, Arte e Pensamento Crítico pela The European Graduate School - Suíça, Mestre MFA pela Plymouth University - Inglaterra, pesquisadora no PEI-MACBA Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - Espanha, bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG, bacharel em Direito pela UFMG, pós-graduada MA em Performance pela Faculdade Angel Vianna e MBA em Negócios Internacionais pela FGV.


Diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura - Marta Guerra, posa em uma fotografia apenas de rosto.
Marta Guerra
Diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura

Pedagoga, professora, bailarina, coreógrafa, produtora e gestora cultural. Cursou pedagogia, na Fumec e formou-se em Dança, na Fundação Clóvis Salgado. Foi bailarina da Cia de Dança Palácio das Artes, professora e supervisora pedagógica do Cefart, da FCS. Fundou a escola Marta Guerra Dança e Cia. Atuou como analista de projetos culturais no Banco Bonsucesso; gerente de Comunicação Institucional no Banco BMG; gerente de marketing da FCS; gestora do Museu da Moda da FMC/PBH; e diretora do Cefart. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Escolar na USP. 


Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura - Paula Senna, posa em uma fotografia com camisa tom de laranja e um palito tom rosa escuro.
Paula Senna
Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura

Gestora cultural, graduada em comunicação e mestra em Ciências Sociais. Foi assessora técnica da presidência da Fundação Municipal de Cultura, coordenadora de Ações Integradas do IEPHA-MG, assessora-chefe de comunicação da Fundação Clóvis Salgado, do Grupo Galpão, gerente de redação da PBH, entre outros. Prestou consultoria para equipamentos culturais e coletivos artísticos da cidade. Participa de pesquisas sobre políticas públicas, cultura, ativismos urbanos, espaços públicos e patrimônio cultural.

Yuri Mello Mesquita - Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)
Yuri Mello Mesquita
Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)

Possui graduação e mestrado em História pela UFMG e doutorado em andamento. Possui atuação na área de História Ambiental Urbana, Patrimônio Cultural, Arquivos e Museus. Foi membro do CONARQ de 2014 a 2019. Foi Diretor de Museus e Centros de Referência da FMC entre 2016 e 2017. Foi Diretor de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha da FMC de 2017 a 2018. Atualmente é Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.