Foto: Ricardo Laf/PBH
O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH - tem a missão primordial de salvaguardar e democratizar o acesso aos acervos audiovisuais produzidos em Belo Horizonte.
A instituição conjuga suas atividades de conservação com projetos destinados ao acesso e difusão do acervo, como ações de educação patrimonial, mostras de filmes e cineclubes, exposições, oficinas e pesquisas. As pesquisas ao acervo do MIS BH viabilizam trabalhos escolares, acadêmicos e servem como matéria prima para novas produções cinematográficas.
O MIS BH mantém sob sua guarda mais de 90 mil itens em reservas climatizadas com monitoramento 24 horas. Possui equipe multidisciplinar formada por especialistas em conservação, artes visuais, sociologia e cinema, que faz o tratamento de registros nas mais diferentes tipologias e formatos, como cartazes, documentos textuais, fotografias, fitas magnéticas, películas cinematográficas (35, 16, 8 e Super 8 milímetros) gravações sonoras e objetos tridimensionais.
A atuação do Museu da Imagem e do Som compõe o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual da Prefeitura de Belo Horizonte, BH nas Telas, com o eixo estratégico “Memória e Preservação”. O Museu também integra, como uma das instituições fundadoras, o Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, uma rede de cooperação e troca de experiência entre todos os MIS existentes no país.
Exposição em cartaz:
Cinema, coleções e outras sensações
“Cinema, coleções e outras sensações” convida o visitante a desvendar o universo das coleções cinematográficas por meio do colecionador, das instituições de guarda (museus, arquivos e cinematecas), dos estúdios e dos produtores de cinema. A mostra apresenta ainda o cineasta e colecionador mineiro Armando Sábato, cuja coleção dedicada ao gênero de cinema faroeste integra hoje o acervo do MIS BH. Essa coleção nos permite conhecer a produção cinematográfica mineira que explorou o gênero que se relaciona com itens icônicos de filmes do faroeste. Outros colecionadores cinematográficos também foram convidados a partilhar
suas coleções, percorrendo outros gêneros do cinema, tais como terror, cinema de animação entre outros.
Exposições virtuais:
TV Itacolomi – A pioneira de Minas
Uma mostra sobre a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV.
Cinejornais em Belo Horizonte
A mostra aborda diferentes aspectos dos cinejornais, desde o surgimento à decadência, do processo de produção à conservação das películas, o uso da linguagem cinematográfica, e também como essas produções foram utilizadas enquanto ferramentas de discursos por autoridades ao longo da história. A partir de três eixos temáticos - o carnaval, os rios urbanos, e as ausências -, a mostra pretende apresentar um panorama sobre as práticas discursivas ao redor desses temas, promovendo também um diálogo entre o passado e o presente. Para isso, são apresentados cinejornais sobre os temas citados, contrastados com imagens e manchetes de jornais atuais.
Horário de funcionamento:
De quarta-feira a sábado, das 10h às 18h.
Endereço:
Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP: 30170-002
Contatos:
Telefones: (31) 3277-4131/ 3277-6330
E-mail: mis.fmc@pbh.gov.br
Para solicitação de pesquisa ao acervo, entre em contato pelo e-mail: pesquisa.mis@pbh.gov.br
Acompanhe a programação no Portal Belo Horizonte.