Pular para o conteúdo principal

BH NAS TELAS

Oficina audiovisual
criado em - atualizado em

BH NAS TELAS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO AUDIOVISUAL DE BELO HORIZONTE 
 

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte criaram em 2018 o BH nas Telas, Programa de Desenvolvimento do Audiovisual, ampliando e inaugurando um conjunto de políticas voltadas para o
audiovisual. O programa se divide em cinco eixos: política de preservação, política de difusão, política de formação e capacitação, política de fomento e investimento e a Belo Horizonte Film Commission. 

Dentre as principais ações da política de fomento e investimento do BH NAS TELAS, destaca-se o lançamento de três editais direcionados ao setor audiovisual, totalizando uma injeção 6,5 milhões de reais na cadeia produtiva do audiovisual do município. Tais editais, por sua vez, foram construídos por meio de uma parceria de coinvestimento entre a PBH e a Agência Nacional do Cinema – Ancine, tendo a PBH comprometido 1,215 milhão de reais de recursos oriundo do tesouro e o Fundo Setorial 5,2 milhões de reais. 

O primeiro dos três editais do programa, o BH nas Telas – Fundo Municipal de Cultura foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 8 de junho, e vai destinar  1,215 milhão de reais para projetos em quatro categorias: produção de curtas e médias-metragens, realização de mostras/festivais, pesquisa e audiovisual comunitário.

Os demais editais contam com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, FSA, por meio de coinvestimento da Ancine, são eles, o BH nas Telas Cinema e TV (desenvolvimento, produção e comercialização) e o BH nas Telas FIQ Games, destinado a game mobile baseados em HQs belo-horizontinas, ambos representam 5,2 milhões de reais para o setor. 

O BH nas Telas Cinema e TV distribuirá R$ 5,01 milhões em recursos para projetos divididos em três linhas de investimento: desenvolvimento; produção e comercialização, responsáveis por subsidiar cinco categorias: núcleo criativo, desenvolvimento de longa metragem, desenvolvimento de obra seriada, produção de longa metragem (iniciante e livre) e comercialização. 

Já o BH nas Telas FIQ Games tem como objetivo incentivar o setor da produção de jogos eletrônicos, investindo na produção de games mobiles baseados em histórias em quadrinhos criadas por belo-horizontinos. Contando com R$ 190 mil em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, o edital visa fortalecer tanto o mercado de jogos como o de histórias em quadrinhos. As inscrições se dividem em duas fases: cadastro de quadrinistas e desenvolvimento de game mobile (protótipo e game definitivo).

 

EDITAIS EM ANDAMENTO:
EDITAL BH NAS TELAS 2022 | FUNDO


EDITAIS ENCERRADOS:
EDITALBH NAS TELAS 2021 | FUNDO
EDITALBH NAS TELAS 2020 | FUNDO
BH NAS TELAS | FUNDO
CINEMA E TV
FIQ GAMES 



OUTRAS SEÇÕES DESTE PORTAL:

BH NAS TELAS - FUNDO 
EDITAL LMIC 2018-2019 - FUNDO
EDITAL LMIC 2018-2019 – INCENTIVO FISCAL 
EDITAL DESCENTRA 2018
EDITAL LMIC 2017-2018 – FUNDO E INCENTIVO FISCAL 
CÂMARA DE FOMENTO 
SITE OFICIAL DE ATENDIMENTO LMIC