Pular para o conteúdo principal

SMPU informa sobre a determinação da construção de uma força tarefa através do Decreto Municipal nº 17.971/2022

criado em - atualizado em

É fato notório que a situação de emergência em saúde pública, causada pela COVID-19 em escala global nos últimos anos, gerou consequências inegáveis às esferas econômica e social da sociedade. No município Belo Horizonte não foi diferente e, apesar de a economia já apresentar sinais de recuperação, é mister que o Executivo envie todos os esforços para acelerar esse processo em prol do bem-estar da população.

 

Nesse intuito, movido pela supremacia do interesse público, o Prefeito Fuad Noman determinou a construção de uma força tarefa através do Decreto Municipal nº 17.971 de 2022. O grupo, conduzido pela Secretaria Municipal de Política Urbana, acompanhará o licenciamento de empreendimentos de relevante potencial econômico e social, em curso na Administração Municipal, com vistas a fomentar a geração de empregos e atrair investimentos viabilizadores de melhorias de caráter social na capital.

 

Cumpre ressaltar que a presente iniciativa originou-se de levantamento conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com base nas informações constantes dos processos de licenciamento de impacto em curso. A metodologia de estudo levou em consideração o valor dos investimentos atraídos pelo empreendimento e o número de empregos diretos gerados em sua implantação, além da capacidade de geração de habitações destinadas à população de baixa renda.

 

Até o momento, 41 empreendimentos atenderam aos critérios supracitados e já estão sendo priorizados, contudo, outros poderão integrar a seleção à medida em que tiverem seu pedido de licenciamento formalizado junto ao Executivo Municipal. Ao todo, os empreendimentos atualmente em acompanhamento têm o potencial de viabilizar aproximadamente 6 bilhões de reais em investimentos e 40.000 vagas de empregos diretos na cidade de Belo Horizonte.