Pular para o conteúdo principal

Concurso Viadutos

atualizado em 17/09/2018 | 14:47

O Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para Requalificação Urbana de Baixios de Viadutos em Belo Horizonte aconteceu entre novembro de 2013 e janeiro de 2014 e buscou implementar as diretrizes propostas pela Lei 10.443, de 28 de março de 2012, que institui a Política Municipal de Aproveitamento das Áreas sob Viadutos e, por sua vez, possui como objetivos promover e disciplinar a ocupação e o uso das áreas sob os viadutos municipais.

 

O baixio de viaduto é um espaço culturalmente tido como residual, mas que conserva em si, devido à sua estratégica inserção urbana e à sua ampla superfície para aproveitamento, um grande potencial para se tornar área qualificada para encontros e para a realização de atividades ao ar livre, desde que tratado como objeto de requalificação urbana, o que se pretendeu alcançar com a realização deste concurso.

 

Foram selecionados projetos de arquitetura e urbanismo, em formato de estudo preliminar (Estudo Técnico Preliminar), os quais apresentaram soluções para a ocupação e uso das áreas dos baixios dos viadutos descritos no Anexo I do Edital, com vistas à sua efetiva Requalificação Urbana.

 

Resultado do Concurso

Viaduto Pedro Aguinaldo Fulgêncio

 

1° lugar - Porto Alegre/RS

Cássio Orlandi Sauer
Camila da Rocha Thiesen
Elisa Toschi Martins
Ignácio de la Vega

Manifestação do Juri: A proposta foi escolhida vencedora por apresentar a melhor solução arquitetônica de integração dos três baixios do referido viaduto. Destacou-se a necessidade de promoção de ajustes no programa proposto, de maneira a garantir uma melhor relação entre os espaços criados, as atividades e públicos de entorno.

 

Menção Honrosa - São Paulo/SP

Grisiele Almeida Guimarães
Carina Tiemi F. Oshita
Leandro Miyashiro

Manifestação do Júri: A proposta foi considerada merecedora de menção honrosa por criar a possibilidade de uma nova vista aberta à população, sobre o viaduto, hoje apreciada quase que exclusivamente por quem circula de carro pelo local.

 

Menção Honrosa - Ouro Preto/MG

Marília Dalva M. Carneiro
Michelle Farah Ziade

Manifestação do Júri: A proposta destacou-se por apresentar programas equacionados de forma a contemplar as necessidades do entorno.

 

Menção Honrosa - Belo Horizonte/MG

Lorena Costa Rodrigues

Manifestação do Júri: A proposta foi indicada para menção honrosa em função da abordagem dada para assegurar o atendimento à população em situação de rua presente no local, estabelecendo aspectos voltados para proporcionar uma vida mais digna para esse grupo populacional. 

 

Viaduto Helena Greco

 

1° lugar - São Paulo/SP

Vinícius Capella Gomes
Daniele de Souza Capella
Alecsander Gonçalves

Manifestação do Júri: A proposta destacou-se por promover ampliação significativa da área de pedestres e de uso comum, contemplando e fornecendo suporte a usos diversos. Assegura o envolvimento do público usuário do local por meio da disponibilização de equipamentos de apoio à população em situação de rua. Apresenta ainda, inserção contemporânea, estabelecendo diálogo com a estrutura existente sem, contudo, interferir de forma significativa na leitura da mesma. Do ponto de vista da viabilidade econômica, a proposta apresenta clara adequação, fazendo uso de estruturas de custo reduzido e que, a partir de seu caráter modular, sinalizam a possibilidade de replicação do modelo em outras áreas da cidade. Por fim, a proposta contempla a possibilidade de articulação com diversos serviços públicos já prestados pelo Município. Há a necessidade de estudo de tráfego para a alteração viária proposta, atentando-se para questões de garantia do conforto termoacústico dos espaços e o dimensionamento do local destinado ao depósito dos carrinhos de pipoca.

 

Viaduto Cinquenta e Dois - Av. Silva Lobo sob Av. Amazonas

 

1° lugar - São Paulo/SP

Vinícius Capella Gomes
Daniele de Souza Capella
Alecsander Gonçalves

Manifestação do Júri: Esta se apresentou como solução de implantação simples e manutenção de baixo custo. A presença de equipamentos de esportes radicais, jogos, áreas de estar, bem como de espaço destinado a atividades comerciais permite a atração de público variado para o local. É indicada alteração de localização da área de playground, para que esta se aproxime da escola de ensino fundamental existente no local, bem como a criação de condições mais seguras de atravessamento no eixo do viaduto.  

 

Menção Honrosa - Porto Alegre/RS

Cássio Orlandi Sauer
Camila da Rocha Thiesen
Elisa Toschi Martins
Ignácio de la Vega

Manifestação do Júri: A proposta foi considerada merecedora de menção honrosa, pelo mérito de pensar o entorno imediato do viaduto e propor uma grande estrutura verde de lazer, tornando o baixio do viaduto parte dessa estrutura, especialmente considerando a pouca quantidade de equipamentos do gênero na região. 

 

Viaduto Engenheiro Andrade Pinto

 

1° lugar - Campinas/SP

Natalia Loureiro Parahyba
Priscila Marques Mendes

Manifestação do Júri: A previsão de uma atividade permanente para o espaço mostra-se relevante, tendo em vista a condição de interrupção do sistema viário da área do baixio, que denota a ausência de um fluxo de passagem no local. A proposta é cuidadosa na integração com o entorno imediato, bem como em proporcionar condições para a permanência da atividade já desempenhada no baixio – o Projeto Escultórias. O diálogo com a arquitetura da estrutura existente é também bastante adequado. A proposta apresenta ainda mérito na relação entre os espaços de caráter fechado, semiaberto e aberto, não apenas por meio da configuração de uma área de transição, mas especialmente, por meio das diferentes configurações possíveis no fechamento dos espaços. Tais condições permitem, segundo a avaliação, a utilização dos espaços em diversas situações e por público amplo e variado.  

 

Menção Honrosa - Belo Horizonte/MG

Gabriel Jota Resende
Bianca de Cássia C. Ribeiro
Carolina Amarante Boaventura
Cecília Reis A. dos Santos
Débora Andrade G. Moura
Débora Cristina T. Caetano
Fernanda de Araújo Chagas
Luiza Bastos Lages
Márcio J. Gabrich F. F. R.
Natália Oliveira de Freitas
Paula Bruzzi Berquó
Laura F. de Castro

Manifestação do Júri: A proposta recebeu menção honrosa por possuir caráter inovador no tratamento do espaço público, bem como as possibilidades de mudança de configuração proporcionadas pelo modelo.