Pular para o conteúdo principal

Painéis Interativos da Legislação Urbanística

criado em - atualizado em

Essa seção é composta por painéis com mapas e gráficos que possuem interface interativa para explorações dos dados da legislação urbanística e outros assuntos pertinentes à Política Urbana. O objetivo dos painéis é apresentar e compartilhar as informações como uma solução interativa de conexão e visualização de dados, de maneira unificada e com facilidade e agilidade, na operação com os munícipes e responsáveis técnicos envolvidos com a Política Urbana. Dessa forma, buscam trazer aos interessados uma melhor experiência e compreensão  dos dados abordando variáveis qualitativas, quantitativas e locacionais que buscam aprofundar o entendimento do assunto, permitindo a filtragem e o cruzamento entre as dimensões consideradas.

Como interagir com os painéis

Os painéis abaixo foram desenvolvidos no Power BI. Eles são painéis interativos, e a maior parte dos itens dos painéis (gráficos, tabelas, mapas) podem funcionar como “filtros de dados”.

 

Sinta-se à vontade para interagir com os painéis, pois seus cliques não são capazes de alterar a base de dados ou o painel original. Você pode experimentar e explorar com liberdade.

 

Por exemplo, o painel abaixo, que apresenta a distribuição dos zoneamentos nos bairros de Belo Horizonte, está sem nenhum filtro atribuído.

 

Painéis Interativos da Legislação Urbanística

 

Ao clicar, por exemplo, na legenda do gráfico de pizza no item “Zoneamentos de Ocupação Preferencial”, todo o painel se filtra para a seleção, apresentando, após o clique, somente os dados das Zonas de Ocupação Preferencial:

 

Painéis Interativos da Legislação Urbanística

 

Observe que o mapa, os gráficos e o cartão com a área se alteram. As cores dos dados não filtrados aparecem levemente transparentes.

 

O segundo exemplo abaixo mostra que é possível filtrar também pelos mapas (na maior parte dos casos). A figura abaixo mostra um painel da distribuição dos zoneamentos nas regionais de Belo Horizonte, e está sem nenhum filtro aplicado:

 

Painéis Interativos da Legislação Urbanística

 

Ao clicar sobre o mapa na Regional Barreiro, o painel se adapta ao filtro, exibindo agora as informações da Regional Barreiro e, onde for possível, a comparação entre os dados filtrados e não filtrados:

 

Painéis Interativos da Legislação Urbanística

 

Observe que o restante do mapa ficou com as cores mais transparentes. Os gráficos agora apresentam os valores dos dados da Regional selecionada, e a representatividade visual do valor filtrado em relação ao conjunto de dados completo.

 

A qualquer momento, ao clicar novamente no mesmo local, o filtro se desfaz

 


 

Clique nas imagens para visualizar e interagir com os painéis.

 

PAINÉIS INTERATIVOS DA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA
ZoneamentoCentralidades

Painel Zoneamentos

 

Painel Centralidades

 

ADE'sADE's de Interesse Ambiental

Painel ADE

 

Painel Ade Ambiental

 

AEIS de Interesse AmbientalClassificação hierárquica funcional e de permissividade

Painel Aeis Ambiental

 

Painel Classificação Hierárquica

 

Conexões VerdesRecuo de Alinhamento

Painel Conexões Verdes

Painel Recuo

  

PAINEL COMPARATIVO DA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA
Categorias das Legislações Urbanísticas Vigente e Revogada
Painéis Interativos da Legislação UrbanísticaEm branco
 
PAINÉIS INTERATIVOS DE ESTUDOS URBANOS
Tipologia 2018Tipologia 2020

Painel Tipologia 2018

 

Painel Tipologia 2020

 

Tipologia 2022Área Edificada - Área Não Edificada

Tipologia de uso e ocupação do solo - 2022

 

Painel Área Edificada