Pular para o conteúdo principal

Mapas e Estudos

atualizado em 25/06/2020 | 17:35

Conteúdo temporariamente suspenso em cumprimento à Lei Federal 9.507/1997 e aos artigos 9º e 12º da Portaria Conjunta PGM/CTGM nº 001 de 22 de janeiro de 2020.


 

A Subsecretaria de Planejamento Urbano (SUPLAN) é responsável pela produção e manutenção das bases de dados da legislação urbanística do município de Belo Horizonte. O conjunto de informações corresponde às categorias e parâmetros presentes na legislação como o zoneamento (de preservação ambiental, de ocupação moderada, de ocupação preferencial, das zonas especiais de interesse social, das áreas especiais de interesse social, das áreas de centralidades, das áreas de grandes equipamentos), áreas de diretrizes especiais (ADE), áreas de conexões ambientais, operações urbanas, hierarquização do sistema viário, hierarquização do sistema viário quanto à permissividade de usos, entre outras.

 

 

 

Além dos dados urbanísticos, são produzidas outras informações relevantes para o processo de planejamento urbano de Belo Horizonte a partir dos dados obtidos nas demais secretarias municipais e órgãos públicos que são trabalhadas através de metodologias de geoprocessamento e análise espacial e ficam disponíveis para utilização como subsídio à tomada de decisão na execução das diversas atividades da secretaria de planejamento urbano. Dentre essas informações estão compreendidos os aspectos de uso e ocupação do solo, físicos, sociais, econômicos e culturais.