Pular para o conteúdo principal

Plano da Centralidade Bairro São Paulo

criado em - atualizado em

O Plano Diretor de Belo Horizonte, Lei nº 11.181/19, identificou “porções do território municipal onde se pretende direcionar maior adensamento construtivo e populacional e promover a concentração de atividades econômicas” (Belo Horizonte/MG, 2019) com o objetivo de democratizar o acesso à infraestrutura urbana de qualidade, distribuir no território as atividades e os investimentos, estimular e qualificar novos pólos de desenvolvimento econômico, aproximar moradia das áreas de trabalho, serviços e lazer, mitigar riscos ambientais e atender às premissas de desenvolvimento sustentável. Essas porções foram classificadas como Centralidades Regionais - áreas junto aos grandes corredores de transporte coletivo - e Centralidades Locais - vias de comércio e serviços locais, com presença de transporte coletivo.
 

Embora identificadas como potencialmente capazes de induzirem o desenvolvimento urbano sustentável do entorno, as centralidades enfrentam problemas diversos que impedem ou dificultam efetivar esse papel.
 

Com vistas à reversão desse quadro e pretendendo potencializar e estruturar a rede de centralidades, foi instituído o Plano de Qualificação das Centralidades - PQC, por meio da Portaria  Conjunta SMPU/SMOBI/URBEL/SUDECAP/BHTRANS/SUMOB/FMC/SMMA N° 015/2022
 

Nesse sentido, está sendo desenvolvido pela Suplan/SMPU, com a colaboração de outros órgãos da prefeitura, o Plano de Ação da centralidade do Bairro São Paulo. A centralidade do Bairro São Paulo é constituída pela rua Padre José Alves (antiga rua Angola)  e seu entorno, compreendido pela área dos equipamentos públicos, estações do metrô Minas Shopping e São Gabriel, Sede da Regional Nordeste e Parque Guilherme Lage. O Plano de Ação será composto por 4  produtos, sendo o Relatório de Início, o Produto 1 do Plano de Ação, que pode ser acessado no link abaixo. 
 

O Plano de Ação será composto por 4 produtos, sendo que o Relatório de Início (Produto 1) e o Relatório 2 - Diretrizes e Propostas Iniciais  (Produto 2), já encontram-se disponíveis e podem ser acessados abaixo. 

 

 Produto 1 do Plano de Ação Centralidade Bairro São Paulo

 Produto 2 do Plano de Ação Centralidade Bairro São Paulo