Pular para o conteúdo principal

Rua Sapucaí

criado em - atualizado em

Imagem do beiral da Rua Sapucaí com a palavra SA PU CAÍ

 

A rua Sapucaí, localizada na divisa entre os bairros Floresta e Centro, está inserida na Zona Cultural da Praça da Estação, parte dela no Conjunto Urbano Praça Rui Barbosa e Adjacências e parte no Conjunto Urbano do Bairro Floresta. A balaustrada ao longo da rua é classificada como bem cultural e urbanístico. 

 

Hoje, a rua é considerada ponto turístico e local de encontro em uma das regiões culturais mais efervescentes de BH, com opções gastronômicas, culturais e de convivência do espaço público. Por se localizar em área elevada, funciona como mirante para o centro da cidade, propiciando uma visão e experiência singular de observação do conjunto urbano do hipercentro e dos murais do Projeto Cura. 

 

Apesar da sua importância e do potencial cultural e como ponto turístico da cidade, a rua Sapucaí não apresenta espaços qualificados para uso e apropriação dos moradores e visitantes. Por isso, a Prefeitura de Belo Horizonte vem realizando estudos para melhorar a sua estrutura e os espaços de convivência e, hoje, apresenta uma proposta de intervenção para que a população opine.

 

Conheça a proposta de melhoria da rua Sapucaí

 

Centralidade Floresta - Fase 1 - Rua Sapucaí

 

Em dezembro de 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou um processo de consulta pública com objetivo de conhecer a opinião da população em relação às propostas de intervenção na rua Sapucaí, em elaboração pela equipe da Subsecretaria de Planejamento Urbano - SUPLAN. Foram realizadas três reuniões públicas com a  sociedade civil, sendo uma com comerciantes locais, outra com pessoas de referência acadêmica e de movimentos sociais organizados e, por fim, com moradores locais. Além das reuniões, foi disponibilizado um formulário virtual para colher a opinião de toda a população interessada.

CONHEÇA O RESULTADO DA CONSULTA PÚBLICA