Pular para o conteúdo principal

Varandas Urbanas

atualizado em 21/02/2018 | 17:30

varandaurbana_esquema.jpg

 

O parklet é uma espécie de “mini-parque” temporário implantado e mantido pela própria população sobre vagas de estacionamento na via, com o objetivo de propor novos usos para esses espaços e potencializar sua apropriação. As vagas de estacionamento são espaços públicos de utilização potencialmente privada já que um carro estacionado pode ocupar por longas horas – ou mesmo dias – uma área de cerca de 10m² que poderia, em muitos casos, ser mais bem utilizada para outras atividades que tragam maior vitalidade e diversidade ao espaço público.


Não há um projeto padrão e único para os parklets. Cada projeto pode e deve apresentar características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação, valorizando usos existentes e propondo novos. Todos os parklets são, entretanto, locais de uso público, abertos à utilização de qualquer pessoa, não podendo ser usado com exclusividade pelo seu mantenedor.


Em Belo Horizonte, o Decreto 15.895, publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Belo Horizonte em 13 de março de 2015, estabeleceu as regras e condições para a instalação desse tipo de mobiliário urbano no município. Este site esclarece os pontos principais do decreto, listando os critérios para localização e projeto, o roteiro para o licenciamento, além de exemplos de parklets de sucesso instalados em outras cidades do Brasil e do mundo.