Pular para o conteúdo principal

Feiras

criado em 04/10/2018 - atualizado em 03/08/2022 | 16:14

Banner Jornada Produtiva
 

As Feiras Regionais de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras fazem parte do Programa Jornada Produtiva, programa que tem como objetivo a inserção produtiva e a geração de oportunidades de renda para trabalhadores, artesãos e produtores de variedades através do comércio em logradouro público. A implantação de feiras regionais, dispersas pelo município, proporcionam diversidade de usos e maior acesso da população a comércio nas proximidades de suas residências. Isso fortalece as centralidades locais, o que é importante para a cidade, e está em consonância com os pressupostos no plano diretor municipal.

Quadro de Horário das Feiras Regionais
 

Feira

Dia da semana

Horário

Localização

Região

 

Afonso Pena

 

Domingo

 

8:00 às 14:00

Av. Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Av. Carandaí

 

Centro-Sul



 

Tom Jobim

 

Sábado

 

 


 

Sábado

09:00 às 15:00
(Antiguidades)

 

 


 

10:00 às 18:00

(Comidas e bebidas)



 

Avenida Carandaí


 


 

Centro-Sul

 

Plantas e Flores Naturais

 

Sexta-feira

 

08:00 às 18:00

 

 

Avenida Carandaí

 

Centro-Sul

 

Comendador Negrão de Lima

 

Sexta-feira

 

18:00 às 22:00

Praça Comendador Negrão de Lima, bairro Floresta

 

Leste

 

Praça Duque de Caxias

 

Domingo

 

10:00 às 16:00

Praça Duque de Caxias, bairro Santa Teresa

 

Leste

 

Silva Lobo

 

Sábado 

 

10:00 às 16:00

Av. Silva Lobo, entre Rua Canaã e Rua Xapuri

 

Oeste

 

Diogo Vasconcelos

 

Sábado

 

09:00 às 17:00

Praça Diogo de Vasconcelos, Bairro Savassi

 

Centro-Sul

Novo Tirol

A IMPLANTAR

Barreiro

Floramar

A IMPLANTAR

Norte

Economisa

A IMPLANTAR

Venda Nova

Jaraguá

SUSPENSO

Pampulha

São Gabriel 

SUSPENSO

Nordeste

Buritis

SUSPENSO

Oeste

Sagrada Família

SUSPENSO

Leste

José Verano da Silva (Praça da febem)

A IMPLANTAR

Barreiro

Avenida Marselhesa

A IMPLANTAR

Barreiro


 
Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte - Feira Afonso Pena

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plás­ti­cos e arte­sãos de diver­sas espe­ci­a­li­da­des ali se reu­niam, expu­nham e ven­diam os seus tra­ba­lhos. Em 1973, foi reco­nhe­cida e ofi­ci­a­li­zada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
 
Em 1991, a Feira Hippie - nome cari­nho­sa­mente dado pela popu­la­ção - e outras fei­ras de arte­sa­nato espa­lha­das pela cidade foram reu­ni­das e trans­fe­ri­das para a Avenida Afonso Pena, no cen­tro de Belo Horizonte, dando ori­gem à maior feira de arte­sa­nato a céu aberto da América Latina.
 
A nova feira, cri­ada ofi­ci­al­mente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, é divi­dida em 16 seto­res, incluindo áreas de alimentação. Possui cerca de 1.800 expo­si­to­res e recebe, em média, 60 mil visi­tan­tes a cada domingo.

 

Horário de funcionamento: Domingo de 08h às 14h
Local: Av. Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Av. Carandaí

 


Resultados da sondagem de avaliação do layout atual da Feira da Avenida Afonso Pena

 

A Secretaria de Política Urbana - SMPU divulga a publicação dos resultados da sondagem de avaliação do layout atual da Feira da Avenida Afonso Pena, popularmente conhecida como Feira Hippie. A pesquisa teve como objetivo elencar pontos de satisfação da população frequentadora da Feira em relação à atual disposição espacial e aspectos prioritários para a formulação de um novo layout. 


Para saber mais, acesse a pesquisa.

 

FEIRA AFONSO PENA - COMUNICADO AUTORIZAÇÕES CANCELADAS

 

Ficam canceladas, a partir de 01 de julho de 2022, as autorizações para exercício de atividade na Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte das pessoas listadas no anexo, tendo em vista que, as mesmas não efetuaram o recadastramento das autorizações nos prazos estipulados e prorrogados, não sendo, portanto, renovadas as autorizações. Para acessar e também a publicação, clique aqui

 

Serviços relacionados à participação na feira da Afonso Pena via BH Digital

 

A partir de 24 de junho de 2022, a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) passará a receber as solicitações relacionadas à participação na Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, localizada na Avenida Afonso Pena, via BH Digital, plataforma agregada ao novo Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.


Para saber mais, acesse o informe clicando aqui

 

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DE ARTES, ARTESANATO E PRODUTORES DE VARIEDADES DE BELO HORIZONTE - FEIRA AFONSO PENA

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA AFONSO PENA

 

PUBLICAÇÕES

Feira Regional Permanente da Avenida Silva Lobo

A Prefeitura publicou no dia 04 de dezembro de 2020, no Diário Oficial do Município, PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 023/2020, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Avenida Silva Lobo. Serão emitidas 230 (duzentas e trinta) autorizações, distribuídas em 4 lotes:

• Lote 1: 190 (cento e noventa) vagas para a atividade de comercialização de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas e antiguidades;
• Lote 2: 10 (dez) vagas exclusivas para pessoas com deficiência para a atividade de comercialização de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas e antiguidades;
• Lote 3: 28 (vinte e oito) vagas para a atividade de comercialização de comidas e bebidas típicas nacionais ou estrangeiras;
• Lote 4: 2 (duas) vagas exclusivas para pessoas com deficiência para a atividade de comercialização de comidas e bebidas típicas nacionais ou estrangeiras.


MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DA AVENIDA SILVA LOBO

A inauguração da Feira da Avenida Silva Lobo ocorreu em 19/03/2022. O mapa provisório da implantação da feira  contendo a disposição dos 107 feirantes aptos para a atividade está disponibilizado abaixo.

Ressaltamos que à medida que novos feirantes receberem suas licenças, o mapa será modificado até a completa lotação dos 230 expositores, em seus locais, escolhidos de acordo com a ordem de sorteio prevista no edital.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DA AVENIDA SILVA LOBO

 

 

EDITAL Nº 023/2020 – CADASTRO DE RESERVA EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE - AVENIDA SILVA LOBO

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no dia 25/05/2022 a segunda convocação do cadastro de reserva para atividade comercial em Feiras Regionais Permanentes de Artesanato, Plantas, Flores, Livros, Periódicos, Artes Plásticas, Antiguidades e de Comidas e Bebidas Típicas do Edital Nº 023/2020 - Avenida Silva Lobo.

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 023/2020

Feira Regional Permanente da Avenida Marselhesa

A Prefeitura publicou no dia 30 de setembro de 2021, no Diário Oficial do Município, PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 016/2021, (Clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Avenida Marselhesa. Serão emitidas 77 (setenta e sete) autorizações.

 

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES

EDITAL Nº 016/2021 – CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE DE ARTESANATO, PLANTAS, FLORES, LIVROS, PERIÓDICOS, ARTES PLÁSTICAS, ANTIGUIDADES, COMIDAS E BEBIDAS - AVENIDA MARSELHESA

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no dia 10/06/2022 a convocação dos participantes para obtenção do DML para exercício de atividade comercial em feira na Avenida Marselhesa.

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 016/2021

 

Feira Regional Permanente da Praça José Verano da Silva (Praça da Febem)

A Prefeitura publicou no dia 12 de junho de 2021. no Diário Oficial do Município, PROCESSO DE SELEÇÃO N° 002/2021, que tem como objeto a obtenção das autorizações para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Praça José Verano da Silva (Praça da Febem). Serão 85 (oitenta e cinco) autorizações.

 

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES 

 

EDITAL Nº 002/2021 – CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE DE ARTESANATO, PLANTAS, FLORES, LIVROS, PERIÓDICOS, ARTES PLÁSTICAS, ANTIGUIDADES, COMIDAS E BEBIDAS NA PRAÇA JOSÉ VERANO DA SILVA (PRAÇA DA FEBEM)

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no dia 09/06/2022 a convocação dos participantes para obtenção do DML para exercício de atividade comercial em feira na Praça José Verano da Silva (Praça da Febem).

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 002/2021

Feira Regional Permanente do Bairro Novo Tirol

EDITAL Nº 054/2018 – CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE - REGIONAL BARREIRO

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no dia 31/05/2022 a convocação dos classificados para atividade comercial em Feiras Regionais Permanentes de Artesanato, Comidas e Bebidas Típicas do Edital Nº 054/2018 - Regional Barreiro - Novo Tirol, para manifestação de interesse em continuar o processo de licenciamento da feira.

 

 

RETIFICAÇÃO DA CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS DO EDITAL SMPU N° 054/2018

Para acessar a publicação, clique aqui.

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 054/2018

 

Feira Regional Permanente do Bairro Floramar

EDITAL Nº 059/2018 – CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE - REGIONAL NORTE

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no dia 31/05/2022 a convocação dos classificados para atividade comercial em Feiras Regionais Permanentes de Artesanato, Plantas, Comidas e Bebidas Típicas do Edital Nº 059/2018 - Regional Norte - Floramar, para manifestação de interesse em continuar o processo de licenciamento da feira.

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 059/2018

Feira Regional Permanente do Bairro Buritis

 

EDITAL Nº 060/2018 – SEGUNDA CONVOCAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA PARA ATIVIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DE COMIDAS E BEBIDAS EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE - BAIRRO BURITIS

 

A Prefeitura publicou no dia 07/05/2022 a segunda convocação do Cadastro de Reserva para a atividade de Comercialização de Comidas e Bebidas em Feira Regional Permanente - Bairro Buritis

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 060/2018

 

Feira Regional Permanente do Bairro Jaraguá

SUSPENSO

Feira Regional Permanente do Bairro São Gabriel

SUSPENSO

Feira Regional Permanente da Praça Economisa

EDITAL Nº 062/2018 – CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS EM FEIRA REGIONAL PERMANENTE - REGIONAL VENDA NOVA

 

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no dia 01/06/2022 a convocação dos classificados para atividade comercial em Feiras Regionais Permanentes de Artesanato, Comidas e Bebidas Típicas do Edital Nº 062/2018 - Regional Venda Nova - Praça Economisa, para manifestação de interesse em continuar o processo de licenciamento da feira.

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 062/2018

Feira Regional Permanente da Praça Duque de Caxias

Horário de funcionamento: Domingo de 10h às 16h
Local: Praça Duque de Caxias, bairro Santa Teresa
 

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS

Feira Regional Permanente do Bairro Sagrada Família

A IMPLANTAR

Feira Regional Permanente da Praça Comendador Negrão de Lima

Horário de funcionamento: Sexta de 18h às 22h
Local: Praça Comendador Negrão de Lima, bairro Floresta
 

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DA PRAÇA COMENDADOR NEGRÃO DE LIMA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DA PRAÇA COMENDADOR NEGRÃO DE LIMA

Feira Regional Permanente da Praça Diogo de Vasconcelos - Feira de Plantas e Flores

Horário de funcionamento: Sábado de 09h às 17h
Local: Praça Diogo de Vasconcelos, bairro Savassi
 

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DA PRAÇA DIOGO DE VASCONCELOS

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DA PRAÇA DIOGO DE VASCONCELOS

Feira de Antiguidades e Comidas e Bebidas Típicas Tom Jobim

Horário de funcionamento: Sábado de 09h às 15h (Feira de Antiguidades)
Horário de funcionamento: Sábado de 10h às 18h (Comidas e Bebidas)
Local: Avenida Carandaí

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DE ANTIGUIDADES E COMIDAS E BEBIDAS - AVENIDA CARANDAÍ

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DE ANTIGUIDADES E COMIDAS E BEBIDAS

Feira de Plantas e Flores Naturais - Avenida Carandaí

Horário de funcionamento: Sexta de 08h às 18h
Local: Avenida Carandaí
 

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DE PLANTAS E FLORES NATURAIS - AVENIDA CARANDAÍ

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DE PLANTAS E FLORES NATURAIS

 

 



Padronização das barracas em Feiras Regionais Promovidas pelo Executivo

Barraca únicaBarraca dupla e Placa de sinalização

  • Pin de identificação do programa a ser executado em fibra de vidro ou PVC, adesivado com o padrão e instalado no topo da barraca (faça download do arquivo em PDF ou PNG);
  • Placa de identificação do programa deverá ser fixada na saia da barraca (faça download do arquivo em PDF ou PNG);
  • Padrão de listras para saia da barraca na cor verde bandeira.

Jornada Produtiva - Feiras

Barraca modelo de feira

FORNECEDORES DE BARRACA

 

A lista de referência visa facilitar a interlocução entre os feirantes sorteados para as feiras promovidas pelo Executivo e os prestadores de serviço de venda/aluguel de barracas no modelo especificado, salientando que a negociação e contratação dos serviços são de inteira responsabilidade das partes envolvidas, cabendo a Administração Pública apenas a disponibilização dos contatos.


Os fornecedores interessados devem preencher o formulário disponibilizado abaixo, sendo de responsabilidade dos mesmos a veracidade de todos os dados informados.


Os dados ficarão disponíveis por 06 (seis) meses, ficando a cargo do fornecedor a realização do recadastramento, após o período, através de formulário próprio disponibilizado.


LISTA DE FORNECEDORES PARA FEIRANTES INTERESSADOS


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO APENAS PARA FORNECEDORES DE BARRACAS


PUBLICAÇÃO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO

Carteira do Artesão

CLIQUE AQUI


 

     

    Para mais informações, encaminhar e-mail para jornadaprodutiva@pbh.gov.br ou WhatsApp para o número (31) 98395-0173.

    Para mais informações sobre Feira Avenida Afonso Pena, entre em contato por mensagem através do WhatsApp: (31) 98440-6516.