Pular para o conteúdo principal

Feiras

criado em - atualizado em

Banner Jornada Produtiva
 

As Feiras Regionais de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras fazem parte do Programa Jornada Produtiva, programa que tem como objetivo a inserção produtiva e a geração de oportunidades de renda para trabalhadores, artesãos e produtores de variedades através do comércio em logradouro público. A implantação de feiras regionais, dispersas pelo município, proporcionam diversidade de usos e maior acesso da população a comércio nas proximidades de suas residências. Isso fortalece as centralidades locais, o que é importante para a cidade, e está em consonância com os pressupostos no plano diretor municipal.

Quadro de Horário das Feiras Regionais

Feira

Dia da semana

Horário

Localização

Região

Afonso Pena

Domingo

8:00 às 14:00

Av. Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Av. Carandaí

Centro-Sul



 

Tom Jobim

Sábado

 


Sábado

09:00 às 15:00 
(Antiguidades)

 


10:00 às 18:00

(Comidas e bebidas)



 

Avenida Carandaí


 



 

Centro-Sul

Plantas e Flores Naturais

Sexta-feira

 

08:00 às 18:00

 

 

Avenida Carandaí

Centro-Sul

Comendador Negrão de Lima

Sexta-feira

18:00 às 22:00

Praça Comendador Negrão de Lima, bairro Floresta

Leste

Praça Duque de Caxias

Domingo

10:00 às 16:00

Praça Duque de Caxias, bairro Santa Teresa

Leste

Silva Lobo

Sábado 

10:00 às 16:00

Av. Silva Lobo, entre Rua Canaã e Rua Xapuri

Oeste

Diogo Vasconcelos

Sábado

09:00 às 17:00

Praça Diogo de Vasconcelos, Bairro Savassi

 

Centro-Sul

José Verano da Silva (Praça da febem)

Sábado

08:00 às 17:00

Praça José Verano da Silva

Barreiro

Praça do Cristo

A IMPLANTAR

Barreiro

 
Feira de Artes, Artesanato, Produtores de Variedades-Feira Afonso Pena

 

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plás­ti­cos e arte­sãos de diver­sas espe­ci­a­li­da­des ali se reu­niam, expu­nham e ven­diam os seus tra­ba­lhos. Em 1973, foi reco­nhe­cida e ofi­ci­a­li­zada pela Prefeitura de Belo Horizonte.
 
Em 1991, a Feira Hippie - nome cari­nho­sa­mente dado pela popu­la­ção - e outras fei­ras de arte­sa­nato espa­lha­das pela cidade foram reu­ni­das e trans­fe­ri­das para a Avenida Afonso Pena, no cen­tro de Belo Horizonte, dando ori­gem à maior feira de arte­sa­nato a céu aberto da América Latina.
 
A nova feira, cri­ada ofi­ci­al­mente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, é divi­dida em 16 seto­res, incluindo áreas de alimentação. Possui cerca de 1.800 expo­si­to­res e recebe, em média, 60 mil visi­tan­tes a cada domingo.

 

Horário de funcionamento: Domingo de 8h às 14h
Local: Av. Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Av. Carandaí

 

Comunicado 

Layout - Área para Serviços de Apoio

O Layout da Feira conta com área reservada para serviços de apoio, onde é autorizada a colocação de mesas, cadeiras e bancos. 

Tal definição é fruto de deliberações da Comissão Paritária da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, nos exercícios 2022-2023 e 2023-2024.


As propostas aprovadas podem ser conferidas abaixo. 

 

Ícone PDF Setor X - R. Espírito  Santo

Ícone PDF Setor Y - Av. Álvares Cabral

Ícone PDF Setor Y - Av. Álvares Cabral (inclusão de banquinhos)

Ícone PDF Setor Z - Av. Af Pena c/ Carandaí

 

As mesas e cadeiras a serem instaladas na área definida deverão ser na cor branca e não poderão dispor de pinturas bem como elementos fixos ou móveis que promovam a divulgação de marca, estabelecimento, serviço ou produto.


No Setor Z de alimentação, localizado na Av. Afonso Pena, próximo à interseção com a Av. Carandaí, a autorização é restrita à utilização de bancos nos espaços delimitados ao fundo das barracas.


O mesmo ocorre em alguns trechos do Setor Y de alimentação, localizado na Av. Álvares Cabral. Nesse setor, o uso de bancos é definido para os espaços no canteiro central e ainda ao fundo das barracas localizadas no eixo da Av. Afonso Pena. Para estas últimas, em específico, a autorização é limitada a 3 bancos para cada espaço demarcado.

 

 

FEIRA AFONSO PENA - IMPLANTAÇÃO NOVO LAYOUT 2023

recorte layout feira afonso pena

Atenção feirante!

A partir do dia 21/5, será implantada uma nova disposição das barracas (layout) na Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades - Feira Afonso Pena. 


Cada feirante dispõe de um novo código de vaga e deverá instalar sua barraca conforme localização definida no mapa do layout. 


O novo layout para a Feira é resultado de um processo amplo de avaliação dos problemas e potencialidades em relação às disposições espaciais já implementadas na Feira. Os estudos para o novo layout foram elaborados de forma participativa, junto à Comissão Paritária da Feira da Afonso Pena, e com consulta pública aos feirantes. 


A listagem com os novos códigos de vagas dos feirantes será publicada no Diário Oficial da União junto a outras informações sobre o processo de elaboração do layout.


Acesse o mapa do novo layout e as listas com os códigos de vagas de cada setor.

 

QUERO CONHECER O NOVO LAYOUT - MAPA


 

Códigos de vagas:


SETOR A - Cestaria, Flores e Arranjos e Mobiliários


SETOR B - Decorações e Utilidades 


SETOR C - Cama, mesa e banho e tapeçaria


SETOR D - Vestuário


SETOR E - Vestuário Infantil


SETOR F - Criança


SETOR G - Bijouterias (ATENÇÃO: Arquivo corrigido)


SETOR H - Arranjos e Complementos


SETOR I -  Cintos, bolsas e acessórios


SETOR J - Calçados


SETOR P - Artes Plásticas - Pintura 


SETOR S - Artes Plásticas - Escultura


SETOR X - Apoio - Alimentação


SETOR Y - Apoio - Alimentação


SETOR Z - Apoio - Alimentação

 

 

diagrama código de vaga

 

 

As barracas serão posicionadas duas a duas, com espaçamento entre elas, conforme diagrama abaixo:
 

disposição das barracas

 

 

Para os feirantes cuja licença permite a instalação de barraca dupla (3m x 1,5 m), no novo layout a face da barraca que será voltada para a pista será a face menor, de 1,5 m, estando a face de 3 m na transversal, conforme ilustração a seguir de recorte do Setor B - Decoração e Utilidades, contendo barracas duplas e simples:
 

zx

 

Os feirantes licenciados que não constam nas listagens acima, por não terem sido localizados  na ação promovida pelos representantes dos feirantes na Comissão da Feira, deverão entrar em contato com a Gerência da Feira da Afonso Pena pelo email gefap@pbh.gov.br, para obter orientações referentes ao novo código de vagas de suas licenças. 


Para esclarecimentos, acesse nosso atendimento via whatsapp - (31) 8440-6516 (só mensagens). 

 

Serviços relacionados à participação na feira da Afonso Pena via BH Digital

 

A partir de 24 de junho de 2022, a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) passará a receber as solicitações relacionadas à participação na Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, localizada na Avenida Afonso Pena, via BH Digital, plataforma agregada ao novo Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.


Saiba mais, acessando o informe.

 

 

PUBLICAÇÕES

 

Feira Regional Permanente da Avenida Silva Lobo

A Prefeitura publicou, no dia 04 de dezembro de 2020, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 023/2020, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Avenida Silva Lobo. Foram disponibilizadas 230 (duzentas e trinta) vagas na feira, distribuídas em 04 lotes, conforme consta em edital.

CLIQUE AQUI, para acessar o layout atualizado da feira.

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 023/2020

Feira Regional Permanente da Avenida Marselhesa

A Prefeitura publicou, no dia 04 de dezembro de 2020, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 023/2020, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Avenida Silva Lobo. Foram disponibilizadas 77 (setenta e sete) vagas na feira, distribuídas em 04 lotes, conforme consta em edital.
 

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 016/2021

Feira Regional Permanente da Praça José Verano da Silva (Praça da Febem)

A Prefeitura publicou, no dia 12 de junho de 2021, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 002/2021, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Praça José Verano da Silva (Praça da FEBEM). Foram disponibilizadas 85 (oitenta e cinco) vagas na feira, distribuídas em 04 lotes, conforme consta em edital.

 

CLIQUE AQUI para acessar o layout atualizado da feira.

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DAS BARRACAS - FEIRA DA PRAÇA JOSÉ VERANO DA SILVA (PRAÇA DA FEBEM)

 

Informamos que os classificados no Edital SMPU 002/2021 (Feira Praça da FEBEM), estão CONVOCADOS a comparecer à Escola Municipal Polo de Educação Integrada – EM Poeint Barreiro, localizada na Praça Modestino Sales Barbosa, n° 50 - Flávio Marques Lisboa, Belo Horizonte, MG, no dia 31/08/2023, às 14 horas, para realizar a escolha de sua posição na feira da Praça José Verano da Silva (Praça da FEBEM).

A convocação para escolha das barracas, contendo a lista dos classificados, pode ser consultada no link: https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/ato/424313

A prioridade de escolha da vaga seguirá a ordem definida em sorteio para cada lote, conforme determina o edital, iniciando a escolha dos lote 2 e 4, seguidos dos lotes 1 e 3.  Estamos enviando para consulta o layout atualizado que será utilizado na feira.

Os classificados que não comparecerem na data e horário definidos, perderão a preferência na escolha do local de exposição na feira e deverão procurar a Secretaria Municipal de Política Urbana, através do e-mail jornadaprodutiva@pbh.gov.br, entre os dias 01/09/2023 e 08/09/2023, para manifestar ainda possuir interesse na escolha e o farão conforme ordem de manifestação.

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 002/2021

Feira Regional Permanente do Bairro Novo Tirol

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 054/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Barreiro. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 054/2018

 

Feira Regional Permanente do Bairro Floramar

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 059/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Norte. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 059/2018

Feira Regional Permanente do Bairro Buritis

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 060/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Oeste. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 060/2018

 

Feira Regional Permanente do Bairro Jaraguá

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 061/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Pampulha. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

Feira Suspensa

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 061/2018

Feira Regional Permanente do Bairro São Gabriel

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 057/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Nordeste. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

Feira Suspensa

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 057/2018

Feira Regional Permanente da Praça Economisa

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 062/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Venda Nova. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 062/2018

Feira Regional Permanente da Praça Duque de Caxias

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 056/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Leste. 

 

CLIQUE AQUI para acessar o layout atualizado da feira.

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 056/2018

Feira Regional Permanente do Bairro Sagrada Família

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 056/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Leste. 

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

Feira Suspensa

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 056/2018

Feira Regional Permanente da Praça Comendador Negrão de Lima

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 056/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Leste. 

 

CLIQUE AQUI, para acessar o layout atualizado da feira.

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 056/2018

Feira Regional Permanente da Praça Diogo de Vasconcelos - Feira de Plantas e Flores

A Prefeitura publicou, no dia 04 de outubro de 2018, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 055/2018, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato e comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Regional Leste. 

 

CLIQUE AQUI, para acessar o layout atualizado da feira.

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 055/2018

Feira de Antiguidades e Comidas e Bebidas Típicas Tom Jobim

Horário de funcionamento: Sábado de 09h às 15h (Feira de Antiguidades)
Horário de funcionamento: Sábado de 10h às 18h (Comidas e Bebidas)
Local: Avenida Carandaí

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DE ANTIGUIDADES E COMIDAS E BEBIDAS - AVENIDA CARANDAÍ

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DE ANTIGUIDADES E COMIDAS E BEBIDAS

Feira de Plantas e Flores Naturais - Avenida Carandaí

Horário de funcionamento: Sexta de 08h às 18h
Local: Avenida Carandaí
 

MAPA DE IMPLANTAÇÃO FEIRA DE PLANTAS E FLORES NATURAIS - AVENIDA CARANDAÍ

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MAPA DE IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DE PLANTAS E FLORES NATURAIS

 

Feira da Praça do Cristo Redentor

A Prefeitura publicou, no dia 24 de outubro de 2023, no Diário Oficial do Município, o processo de seleção SMPU Nº 031/2023, (clique aqui para acessar a publicação no DOM), que tem como objeto o licenciamento para o exercício de atividade comercial em logradouro público em uma feira regional permanente de artesanato, plantas, flores, livros, periódicos, artes plásticas, antiguidades e de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras, na Praça do Cristo Redentor - Barreiro. Foram disponibilizadas 30 (trinta) vagas na feira, distribuídas em 04 lotes, conforme consta em edital.

 

ULTIMAS INFORMAÇÕES

 

Informamos que foi publicado no DOM, no dia 09 de fevereiro de 2024, a convocação para início do licenciamento dos sorteados para a Feira da Praça do Cristo, a publição pode ser conferida na íntegra, no link: https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/ato/434212.

 

Os convocados, conforme anexo único da publicação, devem abrir o protocolo de solicitação do respectivo DML, impreterivelmente até o dia 15/03/2024, mediante apresentação da documentação obrigatória, conforme itens 9.3 a 9.6 do Edital SMPU nº 031/2023. 

 

O protocolo de licenciamento poderá ser aberto por uma das seguintes formas:

 

VIRTUALMENTE: 

Acessando o serviço "Licença em feira promovida pelo executivo" no Portal de Serviços da PBH e procedendo com a abertura do protocolo, pelo link: https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/5e74d6d7ea9b0e547c66c8eb/5dc8470253fd6b5bbd99185f/servicos+licenca-em-feira-promovida-pelo-executivo.

 

PRESENCIALMENTE: 

Comparecendo na Central de Relacionamento BH Resolve, mediante agendamento prévio através do link: https://agendamentoeletronico.pbh.gov.br (selecionar a categoria “Política Urbana - Regulação Urbana”, serviço “Editais SMPU - Atividades em Logradouro”).

 

Na hipótese do convocado não efetuar a abertura do protocolo no prazo especificado na convocação, este perderá sua classificação e será excluído do presente certame de forma definitiva. 

 

PUBLICAÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO SMPU Nº 023/2020

 

 

 


Padronização das barracas em Feiras Regionais Promovidas pelo Executivo

Padrão das barracas

CLIQUE AQUI, para baixar o arquivo com o padrão das barracas. 

Barraca únicaBarraca dupla e Placa de sinalização

  • Pin de identificação do programa a ser executado em fibra de vidro ou PVC, adesivado com o padrão e instalado no topo da barraca (faça download do arquivo em PDF ou PNG);
  • Placa de identificação do programa deverá ser fixada na saia da barraca (faça download do arquivo em PDF ou PNG);
  • Padrão de listras para saia da barraca na cor verde bandeira.

Jornada Produtiva - Feiras

Barraca modelo de feira

FORNECEDORES DE BARRACA

 

A lista de referência visa facilitar a interlocução entre os feirantes sorteados para as feiras promovidas pelo Executivo e os prestadores de serviço de venda/aluguel de barracas no modelo especificado, salientando que a negociação e contratação dos serviços são de inteira responsabilidade das partes envolvidas, cabendo a Administração Pública apenas a disponibilização dos contatos.


Os fornecedores interessados devem preencher o formulário disponibilizado abaixo, sendo de responsabilidade dos mesmos a veracidade de todos os dados informados.


Os dados ficarão disponíveis por 06 (seis) meses, ficando a cargo do fornecedor a realização do recadastramento, após o período, através de formulário próprio disponibilizado.


LISTA DE FORNECEDORES PARA FEIRANTES INTERESSADOS


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO APENAS PARA FORNECEDORES DE BARRACAS


PUBLICAÇÃO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO

Carteira do Artesão

CLIQUE AQUI


 

 

Para mais informações, encaminhar e-mail para jornadaprodutiva@pbh.gov.br ou WhatsApp para o número (31) 98395-0173.

Para mais informações sobre Feira Avenida Afonso Pena, entre em contato por mensagem através do WhatsApp: (31) 98440-6516.