Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento Orientado ao Transporte Coletivo

criado em - atualizado em

O que é DOT?

O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável é uma estratégia territorial fundamentada em projetos urbanísticos que visam articular componentes urbanos com os sistemas de mobilidade, com o objetivo de promover cidades mais compactas e ambientalmente sustentáveis.

 

 

D: Desenvolvimento urbano e social: todas as áreas construídas, considerando cuidadosamente os usos do solo, as políticas, a viabilidade do mercado e um projeto que incentiva o uso do espaço público e dar suporte ao tráfego de passageiros.

O: Organização de espaço aberto: todos os espaços públicos, que devem ser habilmente integrados na área do projeto para incentivar vitalidade do espaço.

T: Transporte sustentável: todas as formas de transporte, com ênfase específica do transporte coletivo e mobilidade ativa. 

 

 

Projeto Piloto de Desenvolvimento Orientado ao Transporte no Eixo Leste e Vetor Norte de Belo Horizonte

Estudo técnico elaborado por consórcio internacional liderado pela empresa canadense IBI Group entre outubro de 2020 e agosto de 2021. Parceria com o governo federal (MDR) e financiamento pelo BID. Realizada consulta pública e reuniões virtuais no início de 2021, envolvendo representantes dos setores técnicos, da construção civil, do comércio e das associações de moradores. Vetor Norte: entorno dos corredores de BRT Av. Pedro I, Av. Vilarinho e da estação de integração Vilarinho e Pampulha. Eixo Leste: entorno das estações de metrô Central, Santa Efigênia, Santa Tereza e Horto Florestal. 

Apresentação:

O documento: MEMORANDO Nº6 - Planos finais de DOT - Projeto piloto de um sistema DOT completo no eixo leste e vetor norte em Belo Horizonte, Brasil é um trabalho desenvolvido por meio de consultoria internacional coordenada pelo IBI GROUP. Esta empresa canadense foi contratada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte de um programa abrangente que visa promover o Desenvolvimento Sustentável Orientado para o Transporte (DOT) no Brasil.

O estudo, produto ambicioso e feito com minucioso diálogo com outras iniciativas de DOT em todo o mundo, tem importância imensurável como referência para balizar projetos urbanísticos futuros em Belo Horizonte. Indubitavelmente, o Memorando Nº 6 contribuirá com o avanço do programa DOT em Minas Gerais e, mesmo que não implementado literalmente conforme as propostas aqui apresentadas, traça diretrizes para ações futuras nas áreas estudadas que poderão trazer benefícios para toda Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Nota em relação à tradução

Por se tratar de consultoria internacional, o documento original foi elaborado e publicado em inglês com o título: MEMO #6 – FINAL TOD PLANS for the Design of a Complete TOD System Pilot Project in the Eixo Leste and Vetor Norte in Belo Horizonte. Para a leitura dos interessados e para cumprir efetivamente com o objetivo de ser estudo referência para projetos futuros, foi solicitada a sua tradução. Destacamos que, pela natureza técnica do documento, pelo prazo para publicação e pela estrutura específica do estudo, a tradução apresenta alguns problemas e estrangeirismos. Todavia, essas questões não impedem a publicação, pois não comprometem seu entendimento ou a natureza das suas propostas.

Clique aqui para acessar o Memorando 6 - Plano Final TOD - traduzido.

Clique aqui para acessar o Memorandum 6 - Final TOD Plans - original.