Pular para o conteúdo principal

Fórum Vida Urbana

criado em - atualizado em

fvu_banner_0.png

 

O evento “Fórum Vida Urbana: Reflexões sobre o Futuro das Cidades” surgiu como um momento de ensaio e integração de agentes sociais, políticos e especialistas, com o objetivo de discutir questões contemporâneas inerentes à sustentabilidade urbana e à forma resiliente com que as cidades podem ser planejadas.

 

Visando à construção da Nova Agenda Pós 2015, a Organização das Nações Unidas – ONU vem liderando diversos movimentos em prol de uma conscientização global acerca da necessidade das cidades se desenvolverem de forma sustentável em todos os níveis – ambiental, social e econômico. Em 2015, serão determinados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, de modo a completar o conteúdo e os avanços conseguidos a partir dos Objetivos do Milênio – ODM e a responder a novos desafios.

 

Além disso, cidades do mundo inteiro se preparam para a COP 21, a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e para a Habitat III, Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos, na qual será apresentada a Nova Agenda Urbana.

 

O “Fórum Vida Urbana: Reflexões sobre o Futuro das Cidades’’ serviu de base para o amadurecimento de ideias e de pensamentos sobre novas soluções para qualificar o meio urbano, tratando desafios desde a escala global à dinâmica local da “vida urbana”, do cotidiano ao futuro das cidades. As discussões fomentaram a preparação dos agentes públicos e da comunidade em geral para participarem das ações de melhoria da qualidade de vida de quem mora e constrói a cidade, bem como auxiliou na capacitação de agentes a participarem ativamente dos eventos da ONU de maior abrangência .

 

O evento Fórum Vida Urbana: reflexões sobre o futuro das cidades teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares federais e estaduais, senadores, secretários municipais, diretores, servidores públicos e vereadores, assim como funcionários de entidades municipalistas e gestores de outros entes e poderes da Federação. O Fórum foi aberto à população em geral que foi parte importante a compor seu público: pesquisadores, acadêmicos, técnicos de diversas áreas de formação, agentes sociais, empresários, moradores e usuários da cidade.

 

O que é o Compacto de Prefeitos?

Lançado na Cúpula do Clima das Nações Unidas de 2014, o Compacto de Prefeitos é uma coalizão de prefeitos e autoridades locais comprometidos em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e em aumentar a resiliência das cidades às mudanças climáticas, em acompanhar e demonstrar com transparência a evolução do processo.

 

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, seu enviado especial, Michael Bloomberg, e as redes de cidades ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), Grupo C40 de Liderança Climática das Cidades (C40) e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com o apoio da ONU-Habitat, formaram o Compacto de Prefeitos para fortalecer e engajar cidades de todos os tipos e tamanhos, preparando-as para a Conferência do Clima da ONU (COP21) em dezembro, em Paris. No entanto, a maior importância da iniciativa está no trabalho que será realizado após a Conferência, quando as cidades continuarão cumprindo os critérios com os quais se comprometeram e reportando publicamente seu progresso.

 

Painel 01 - Cidades de valor e espaços públicos: atração de pessoas talentosas, criativas e inovadoras e estratégias para desenho e gestão de espaços para uma cidade mais amigável

Leonardo Castro - PBH - Mediador
Alfredo Hidalgo - ONU Habitat
José Fortunati - Prefeito de Porto Alegre

Painel 02 - Urbanidade nos assentamentos informais: instrumentos para regularização e qualificação urbanística de áreas ocupadas por famílias de baixa renda

Felipe Francisco de Souza - ONU-Habitat - Mediador
Inês Magalhães - Ministério das Cidades
Milton Braga - Arquiteto MMBB

Painel 03 - Mobilidade além do transporte: aproximando pessoas e atividades e criando comunidades vibrantes e sustentáveis

Marcelo Cintra - BHTrans - Mediador
Clarisse Linke - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
Holger Dalkmann - WRI Ross Center for Sustainable Cities
Luiz Antônio Lindau - WRI Brasil Cidades Sustentáveis
Regina Maria Prosperi Meyer - Universidade de São Paulo – USP

Painel 04 - Cidades resilientes no Brasil: planejamento municipal e ações de adaptação às mudanças climáticas

Marco Follador - WayCarbon - Mediador
Alexandre Cardeman - Centro de Operações RIO
Cezar Busatto - Prefeitura de Porto Alegre
Nelcilândia Oliveira - Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental

Painel 05 - O financiamento das cidades: gestão da renda fundiária para viabilização de investimentos

Henrique Evers - WRI Cidades Sustentáveis - Mediador
Camila Maleronka - Lincoln Institute of Land Policy
Catalina Molinatti - Lincoln Institute of Land Policy
Cid Blanco - ONU Habitat
Fernando de Melo Franco - Prefeitura de São Paulo

Painel 06 - Os Planos Diretores Municipais: leis para uma nova agenda urbana

Elkin Velásquez - ONU Habitat - Mediador
Carlos Amastha - Prefeito de Palmas
Fernando Haddad - Prefeito de São Paulo
Marcio Lacerda - Prefeito de Belo Horizonte

Painel 07 - A Encíclica Laudato Si: Participação dos Prefeitos Brasileiros em Roma

Carlos Viana - Rede Record / Rádio Itatiaia - Mediador
Pe Marcelo Carlos da Silva - Pároco – Paróquia N. Sra da Boa Viagem
Gilberto Perre - FNP Frente Nacional de Prefeitos

Painel 08 - Desafios para o Futuro das Cidades: Rumo à COP 21

Délio Malheiros - Vice-prefeito de Belo Horizonte - Mediador
André Costa Nahur - WWF
Carlos Klink - Ministério do Meio Ambiente
Jussara de Lima Carvalho - CEO do ICLEI
Philipp Schönrock - CEPEI

Neutralização de Carbono

Henrique Pereira - WayCarbon

 

Registro Fotográfico