Pular para o conteúdo principal

Programa de Proteção Ambiental

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Urbel e da Secretaria Municipal de Política Urbana, está trabalhando em conjunto com a comunidade da região da Izidora com o objetivo de realizar melhorias urbanas e garantir a proteção das áreas de preservação ambiental. 

 

Por que essa iniciativa é importante?

O PRO-IZIDORA é um passo fundamental para a realização das intervenções necessárias. A partir da implementação do Programa, será possível planejar obras de infraestrutura e serviços públicos básicos, delimitar as áreas de grande importância ambiental que precisam ser protegidas e preservadas e eliminar as situações de risco existentes no local.

 

Quais são os benefícios do Programa?

Qualidade de vida: as ocupações da Izidora enfrentam grandes desafios, como construções em áreas de risco e falta de acesso formal à infraestrutura básica de água e luz. Para melhorar o dia a dia dos moradores, é necessário identificar as necessidades da região e pensar nas possíveis soluções das carências e dos problemas apontados.

 

Meio ambiente: a Izidora é a área de maior importância ambiental de Belo Horizonte. Proteger os rios e as áreas verdes dessa região beneficiará não só a comunidade, mas também toda a cidade.

 

Como funcionará a implementação do Programa?

A Prefeitura vem realizando encontros semanais com os moradores para discutir os estudos e as análises feitas pelas equipes da Secretaria de Política Urbana e da Urbel, em parceria com a ONU, por meio de suas agências ONU Habitat e UNOPS. Técnicos da Prefeitura e da ONU estão visitando a Izidora e realizando estudos para criar, junto com a comunidade, um plano de ação.

 

A fim de garantir as melhorias às famílias que já residem nas ocupações, é preciso controlar a expansão de novas construções. Esse controle é muito importante, pois ajuda a preservar o meio ambiente e as áreas destinadas aos espaços comunitários, aos equipamentos públicos e a tudo o que for necessário à construção de  um bairro bom para morar.

 

 

 

Plano de Urbanização Sustentável da Izidora

 

Para saber mais informações sobre o Plano de Urbanização Sustentável da Izidora, clique aqui.

 

 

 


NOTÍCIAS

Prefeito Alexandre Kalil assina decretos reconhecendo assentamentos como AEIS


PBH firma compromisso para instalação de redes de água e esgoto em assentamentos


Prefeitura e ONU firmam acordo para intervenções sustentáveis na Izidora


Edital visa à contratação de projetos de infraestrutura e urbanização na Izidora


Prefeitura planeja ações de proteção ambiental na região do Izidora


Programa de redução de riscos de inundação e melhorias urbanas na bacia do Ribeirão Isidoro


PBH revela experiências inovadoras na regularização urbana, em encontro no Japão