Pular para o conteúdo principal

OU Isidoro

criado em - atualizado em

ou_isidoro.png

Operação Urbana Isidoro

A Região do Isidoro localiza-se no extremo norte do município de Belo Horizonte, na divisa com o município de Santa Luzia, na Região Administrativa Norte, abrangendo uma área total de 9,5 milhões de m² (maior que a área interna à Avenida do Contorno que possui 8,9 km²). A região é atravessada pelo Ribeirão Isidoro, integrante da Bacia do Rio das Velhas, e tem alta relevância ambiental, com a presença dos biomas de mata atlântica e cerrado.

 

O Plano de Ocupação da Região do Isidoro propõe instrumentos para viabilizar a inversão do modelo urbanístico previsto na legislação então vigente, mas que se mostrou inadequado do ponto de vista da preservação ambiental: ocupação horizontal que ocupa grandes parcelas dos terrenos, de difícil controle da expansão, por um modelo verticalizado, com taxas de permeabilidade mais elevadas, assegurando e ampliando a preservação de áreas de relevância ambiental e garantindo a implantação de toda a infraestrutura urbana necessária para este adensamento. 

 

De forma sintética, a Operação viabiliza um projeto urbanístico especial que permite um maior adensamento nas áreas propícias à ocupação; a transformação de grandes áreas vegetadas em parques e reservas ecológicas com acesso público; a manutenção e proteção de áreas vegetadas contínuas e integradas às áreas de proteção dos cursos d’água; a promoção da recuperação ambiental das áreas de preservação ambiental; a preservação das visadas de topo e de fundo de vale e a implantação de toda a infraestrutura necessária, como sistema viário, equipamentos urbanos e comunitários. 

 

A Lei que regulamenta a Operação Urbana do Isidoro encontra-se nas Disposições Transitórias da Lei n° 9.959/10 . A Operação Urbana do Isidoro vigora até 2022.

Estudos Básicos - Região Isidoro - 2010

Plano Urbano Ambiental - Região Isidoro - 2010