Pular para o conteúdo principal

SMPU e Arquivo Público firmam parceria para disponibilizar importante acervo para Belo Horizonte

criado em - atualizado em

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) para realizar trabalhos de gestão de documentos na Subsecretaria de Planejamento Urbano (Suplan). No dia 10/10/2023, foi iniciado o levantamento documental na chamada “Biblioteca da Suplan” que guarda um acervo valioso e único sobre a história das políticas de planejamento urbano na capital mineira.

 

Atualmente, o material está em um local que armazena vários tipos de registros, abrigando concomitantemente documentos de biblioteca e de arquivo, o que dificulta as pesquisas dos consultantes. O acervo, praticamente inédito, é composto de projetos, planos urbanísticos, diagnósticos, fotografias, estudos, cartilhas, entre outros.

 

A partir do recolhimento da documentação permanente da Suplan, este importante acervo estará disponível para consulta no APCBH e servirá de base para pesquisas sobre Belo Horizonte. Além disso, a parceria entre o APCBH e a SMPU pretende organizar e difundir a memória das políticas públicas de planejamento urbano, valorizando as várias políticas inovadoras propostas para a cidade.

 

As propostas de desenvolvimento territorial ocupam um espaço significativo na história administrativa de Belo Horizonte e no imaginário da população belo-horizontina. Neste contexto, o planejamento urbano se tornou elemento central na retórica e na prática dos governantes municipais desde os primeiros anos de vida da capital mineira. 

 

Assim, este projeto trará ganhos imensuráveis para ambas as instituições e para a preservação do patrimônio documental do município de Belo Horizonte. O acervo continuará a servir de referência não só para estudos acadêmicos, mas para subsidiar trabalhos da própria Política Urbana e de outros órgãos e entidades públicas.

 

Além da Suplan, o Arquivo Público pretende intensificar a parceria com toda SMPU, em especial com a Subsecretaria de Regulação Urbana (Sureg) que, no presente momento, é o fundo mais volumoso sob custódia do APCBH, com cerca de 800 mil pranchas de projetos arquitetônicos, desde a fundação da cidade até o ano de 2005.