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Identificação de documentos alterados para o exame de projeto de edificações

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A Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) solicita aos requerentes que, caso algum ajuste de projeto demande alteração de um documento validado anteriormente (como a planilha de cálculo de áreas, por exemplo), incluam a nova versão do documento com uma nomenclatura que permita a clara identificação de versionamento (através de data ou de sequência numérica, por exemplo). Essa simples medida ajuda a evitar erros no processo e auxilia na rapidez das respostas. 


A SMPU implementou a validação de documentos no Portal de Edificações com o objetivo de impedir que um documento já validado seja considerado incorreto num próximo exame. O Portal de Edificações foi construído para não permitir a remoção de documentos já validados, que servem como registro da versão do documento que fundamentou o exame do projeto. 


A identificação do versionamento do documento possibilita a leitura mais rápida da alteração pelo examinador de projetos e isso significa um ganho geral do tempo de aprovação se os responsáveis técnicos aderirem a essa conduta. Documentos enviados sem identificação de versionamento, além de demandar tempo para identificar a versão atual, podem induzir ao erro quando da realização de um novo exame.


A parceria pela identificação dos documentos representa mais uma etapa objetivando a simplificação e a desburocratização dos processos relacionados à construção de edificações em Belo Horizonte. Isso faz parte da nova etapa de qualificação do exame de projetos, na qual são necessárias ações conjuntas da SMPU e da comunidade técnica.