Os painéis interativos do Observatório da Cultura apresentam de forma dinâmica, indicadores e dados socioeconômicos da cultura que podem ser filtrados por data, áreas artístico-culturais, regionais, gênero, raça, dentre outras possibilidades de cruzamentos que variam de acordo com a temática do painel. Essa ferramenta oferece uma variedade de opções de visualização, incluindo tabelas, gráficos e mapas para que o pesquisador possa escolher a que melhor atende às suas necessidades.
Observatório da Cultura
Sobre os painéis:
- Atividades e Serviços Culturais Realizados pela SMC e FMC - 2019 e 2023:
Esse painel contém dados coletados do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos – SMAPP, que possui uma média de 900 registros mensais de atividades e serviços culturais realizados por meio dos projetos e programas da SMC e FMC. Os gráficos apresentam dados georreferenciados considerando os 40 Territórios de Gestão Compartilhada e as 9 regionais do Município, além de gráficos por área artístico-cultural e modalidade em que foram disponibilizadas para o público entre os anos de 2019 e 2023.
Total de Público Por Atividade SMC e FMC – 2019 - 2023:
O total de pessoas atendidas nas atividades e serviços realizados por meio dos projetos e unidades da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura entre os anos de 2019 e 2023 é o principal indicador desse painel. Ao fazer uso dos filtros é possível cruzar essa informação com dados de área artístico-cultural, Território, Regional e faixa etária predominante do público. A base utilizada são os registros do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos – SMAPP.- Fomento – Lei Municipal de Incentivo à Cultura:
Esse painel apresenta os dados obtidos a partir da realização dos seguintes editais: BH nas Telas, Descentra, Multilinguagens, Zona Cultural Praça da Estação e Incentivo Fiscal. Nele há informações sobre o perfil dos empreendedores e dos projetos aprovados, as áreas artístico-culturais contempladas e demais dados alocados em gráficos e em cartões de visualização que, juntos, contribuem para análise e compreensão dos resultados obtidos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura entre os anos de 2020-2023.
- Museus de Belo Horizonte - 2024:
Dados extraídos de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Federal de Viçosa, sobre os espaços museais de Belo Horizonte. O recorte inclui as 42 instituições respondentes de questionário aplicado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. Um dos objetivos dessa pesquisa é construir uma base sólida e atualizada sobre a difusão, a preservação e a gestão do patrimônio museal no município.
- Observatório do Audiovisual
O Observatório do Audiovisual faz parte do Programa BH nas Telas - Programa de Desenvolvimento do Audiovisual, como um dos eixos estruturantes desta política. Os painéis interativos incluem dados e informações sobre o setor em Belo Horizonte como arrecadação de ISSQN, demografia empresarial, dados de exibições cinematográficas, dados e indicadores de fomento por meio da Lei municipal de Incentivo à Cultura e Incentivo Fiscal, além dos indicadores das produções atendidas pela Belo Horizonte Film Commission.