Pular para o conteúdo principal

PBH está na etapa final para entrega de 32 novos jardins de chuva

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte - PBH entregou 28 jardins de chuva que fazem parte do programa de implantação de 60 jardins drenantes na cidade. Os 32 jardins faltantes estão em fase de finalização e a previsão é que a entrega aconteça até o mês de setembro. 

 

A implantação dos jardins de chuva faz parte da iniciativa  de introdução de Soluções Baseadas na Natureza – SBN como parte das políticas públicas  previstas no Plano Diretor Municipal para a infraestrutura urbana do município. A importância dos jardins para a cidade vem de um contexto de intensa urbanização, o que impacta diretamente o sistema de drenagem urbana, efeitos estes agora agravados pelas chuvas intensas e frequentes, típicas do atual cenário de mudanças climáticas globais. 

 

Neste contexto, a PBH reafirma seu compromisso com ações sustentáveis de infraestrutura urbana que melhorem o cenário atual e, para isso, as obras de implantação de 60 jardins chuvas se apresentam como uma forma de prevenir riscos de inundações e alagamentos na bacia dos Córregos do Nado e do Vilarinho, envolvendo a implementação de jardins nos bairros Santa Amélia, Planalto, Itapoã, Santa Branca e Helena Antipoff.

 

Jardins de chuva consistem em estruturas drenantes compostas por pequenos jardins que possuem o perfil de solo alterado para aumentar a captação, a retenção e a infiltração das águas das chuvas. Na temporada de chuvas, estes proporcionam a redução da velocidade e do volume do escoamento da água, contribuindo para atenuar as inundações na área urbana. Além disso, elevam a capacidade de recarga dos aquíferos urbanos, pois os jardins são implantados em áreas antes impermeabilizadas. 

 

Os jardins possuem espécies vegetais escolhidas para as condições do projeto, adaptadas aos períodos de chuvas e seca, típicos do clima da cidade de Belo Horizonte. Contribuem também para o controle da temperatura do ar local. São associados a estratégias de urbanismo que contribuem igualmente com a melhoria do espaço público, podendo serem dotados de mobiliário urbano ou por simplesmente contribuírem com a melhoria da ambiência da rua, na medida em que a embelezam com o seu paisagismo. 

 

Essa é mais uma ação da Prefeitura visando melhorar a cidade e a qualidade de vida do cidadão belo horizontino.