Desde que foi implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no dia 15 de maio de 2024, o Programa Adote um Jardim de Chuva teve uma aceitação positiva da população, já tendo contabilizado 113 pedidos de adoção. Os primeiros adotantes receberam jardins sob seus cuidados nesta semana, mostrando o sucesso das Soluções Baseadas na Natureza (SbNs) na cidade e o compromisso da população com novas formas de experimentar o espaço urbano com responsabilidade ambiental.
A cidade de Belo Horizonte já conta com 64 jardins de chuva instalados em áreas públicas municipais, sendo: 1 na Praça Jk (Parque Municipal Juscelino Kubitschek), 1 na Praça José de Magalhães, 1 no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado e outros 61 jardins de chuva implantados em ruas dos bairros Itapoã, Planalto, Santa Amélia, Santa Branca e Santa Mônica. Os primeiros jardins de chuva foram instalados em 2019.
A expansão da implantação dos jardins de chuva em outras regionais está prevista no Programa Centralidades, em desenvolvimento pela PBH, que visa o desenvolvimento e a qualificação de áreas definidas como Centralidades pelo Plano Diretor Municipal. A meta do programa é viabilizar a implantação de 200 novos jardins de chuva por ano, que também estarão disponíveis para adoção através do Programa Adote um Jardim de Chuva tão logo sejam concluídos.
O programa Adote um Jardim de Chuva prevê desconto de até 10% no valor do IPTU (limitado a R$ 2 mil) para quem aderir à medida e segue recebendo solicitações de adoções de jardins de chuva. Para ter acesso ao benefício, o contribuinte deve assumir a manutenção e monitoramento de um dos jardins de chuva instalados em Belo Horizonte. O pedido de adoção deve ser formalizado no Portal de Serviços da PBH através do serviço “Adote um Jardim de Chuva”, no qual podem ser encontradas as demais informações necessárias.