Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte vence o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 em três categorias

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte venceu três categorias na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 – incluindo o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) geral, reconhecimento principal para municípios que se destacam em gestões que contribuem para a qualidade de vida da população. A premiação foi anunciada em solenidade na sexta-feira (11) e a capital foi destaque em duas das seis categorias disputadas entre cidades com mais de 100 mil habitantes: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; e “Sustentabilidade”. E ainda ficou entre os três melhores no índice de “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”; e “Saúde e Bem-Estar”.
 

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, ressaltou a importância da premiação e da participação dos servidores para essa conquista. "O Prêmio que recebemos mostra que estamos no rumo certo ao trabalhar com uma gestão que busca eficiência, transparência e correta aplicação dos recursos públicos. Não poderia deixar de destacar o empenho e a dedicação dos servidores da Prefeitura para lograrmos êxito. Temos uma equipe formidável e competente. O Prêmio é de todos nós", assinalou.
 

A premiação do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila reconheceu, dentre os 853 municípios mineiros, os destaques em seis pilares: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; “Educação”; “Saúde e Bem-Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; “Sustentabilidade”; “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.
 

Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com a população: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação teve a participação de 41 cidades finalistas.
 

Além dos ganhadores por pilar em cada categoria, houve uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional. Os municípios concorreram em todos os 6 pilares e na nota geral IGMA, podendo ser premiados em mais de um – a exemplo de Belo Horizonte.
 

O prêmio parte das premissas de reconhecimento de iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivo à implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhamento de referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
 

O IGMA parte de conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, sendo reconhecidos os municípios que agregam projetos para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuam para a qualidade de vida da população.
 

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA e do pilar no qual os projetos estavam inseridos.