Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte é primeira no ranking do Índice de Dados Abertos para Cidades - ODI 2023

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é destaque no Índice de Dados Abertos para Cidades - ODI 2023, garantindo o primeiro lugar no ranking geral, tecnicamente empatada com a cidade de São Paulo. Contudo, a capital mineira apresentou maior qualidade dos dados.

 

No estudo realizado em 26 capitais brasileiras, BH ficou em primeiro lugar nas categorias Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Infraestrutura Urbana e Mobilidade e Transporte Público. Belo Horizonte também liderou o ranking das capitais que possuem instrumentos mínimos para abertura de dados (política de dados abertos, plano de dados abertos e portal de dados abertos) e lidera a quantidade de conjunto de dados estrelados que, além de cumprirem com os todos os critérios esperados, alcançando pontuação máxima, também são referências de publicação nas quais outras cidades podem se inspirar.

 

A metodologia do ODI 2023 analisou 15 áreas de políticas públicas, sendo que Belo Horizonte teve 52 conjuntos pontuados e obteve 19 conjuntos de dados estrelados.

 

Conforme diretrizes da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, os dados abertos são uma metodologia para a publicação de dados do governo em formatos reutilizáveis, visando o aumento da transparência e maior participação política por parte do cidadão, além de gerar diversas aplicações desenvolvidas colaborativamente pela sociedade. Assim, qualquer pessoa pode acessar, usar, modificar e compartilhar livremente para qualquer finalidade.

 

O ODI 2023 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil - OKBR para avaliar a disponibilidade e qualidade de dados abertos governamentais em nível municipal, com enfoque inicial nas capitais brasileiras. Lançado em 4 de junho de 2024, o relatório avaliou 111 conjuntos de dados em cada capital em 15 áreas de políticas públicas, criando assim um mapa inédito sobre a abertura de dados em 26 capitais brasileiras.

 

A PBH disponibiliza atualmente 456 conjuntos de dados em seu Portal de Dados Abertos, sendo liderado pela SMPU, responsável por 116 conjuntos de dados.