Entre os dias 1 e 4 de julho, o Bairro São Paulo receberá uma série de atividades voltadas para a melhoria dos espaços urbanos. A programação inclui uma conversa com a comunidade para definir as ações prioritárias a serem implementadas na região e intervenções de urbanismo tático - uma abordagem que visa a requalificação de espaços públicos por meio de intervenções rápidas e de baixo custo, mas com resultados transformadores. No último dia, para encerrar as atividades, haverá uma festa de rua para toda a comunidade.
As atividades de urbanismo tático ocorrerão na Rua Maria Pietra Machado, entre a Praça do Samba e a Feira Coberta, ao longo dos dias 1, 2 e 3 de julho. A rua receberá intervenções para torná-la mais bonita, acessível e convidativa para pedestres. Haverá pintura no piso, instalação de mobiliários urbanos e vasos de plantas. Por conta disso, o trânsito local será alterado entre os dias 1 e 5 de julho.
No dia 2 de julho, terça-feira, às 18h30, haverá uma reunião pública com a comunidade. Técnicos da Subsecretaria de Planejamento Urbano - Suplan apresentarão os estudos realizados no Bairro São Paulo, que fundamentaram a elaboração das atividades de urbanismo tático e as propostas para a área. Na ocasião, também será feita a escuta dos moradores e frequentadores do bairro, proporcionando à comunidade a oportunidade de expressar suas prioridades para as próximas etapas de intervenção.
A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação das Centralidades, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Suplan. O Programa busca o desenvolvimento de polos econômicos e sociais nas nove regionais de Belo Horizonte, deixando serviços e oportunidades mais perto da população e tornando os espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e funcionais, em benefício de todas as pessoas.
Além dessas ações, no dia 4 de julho, haverá a entrega do Plano de Ação para a Centralidade do Bairro São Paulo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU. Para marcar esse momento, será realizada uma festa, com apresentação da Banda da Guarda Municipal, atividades para as crianças e oferta de delícias gastronômicas à venda no local. Cabe informar que as intervenções urbanísticas realizadas no bairro não são permanentes e servirão como teste para futuras obras na região.
Sobre o Programa
Para viabilizar a implementação do Programa de Qualificação das Centralidades nas nove regionais, a Prefeitura de Belo Horizonte firmou uma parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura e gestão de projetos. Criado para possibilitar a implementação das diretrizes previstas no Plano Diretor de Belo Horizonte, o Programa Centralidades busca promover o desenvolvimento urbano sustentável nas várias regiões da cidade.
Com investimento de R$135 milhões, o Programa promove o acesso à infraestrutura urbana de qualidade, com praças, parques e ruas, bem como serviços básicos de transporte e mobilidade, entre outros. Além disso, a iniciativa visa distribuir as atividades econômicas de forma mais justa entre as diferentes regiões da cidade, conforme estabelecido pelo Plano Diretor Municipal. O objetivo é incentivar novos polos de desenvolvimento econômico, aproximar moradias das áreas de trabalho, serviços e lazer, diminuir riscos ambientais e construir uma cidade mais sustentável.
Programação:
Diálogo com a População e Urbanismo Tático
Dias 2, 3 e 4 de julho, na Rua Maria Pietra Machado, entre a Praça do Samba e a Feira Coberta
Reunião pública com a comunidade
Dia 2 de julho, às 18h30, na Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo (Rua Aiuruoca, 501)
Lançamento do Programa Centralidades
Dia 4 de julho, na Praça do Samba, a partir das 16h30